Que agenda usar? Quais tipos de agenda existem?

img_62051

Ao entrar numa papelaria para comprar uma agenda nossos olhos até se perdem. A variedade de tipos e formatos só nos faz ficar ainda mais em dúvida. Conhecer um pouco melhor cada um desses modelos pode ajudar antes da decisão.

Agendas costuradas ou em espiral

Geralmente são as mais baratas e também as mais fáceis de encontrar nas lojas. Grande variedade de tamanhos e cores, com opção de páginas decoradas. Não é possível mudar a ordem das folhas ou inserir novas. É possível adicionar algumas folhas fixando-as com fita adesiva ou grampeando-as.

  • Agenda diária: Com uma página por dia ela é ótima para controlar os diversos compromissos com hora marcada e as atividades que não poder ser deixadas para o dia seguinte. Será necessário folhear a agenda para verificar o que deve ser feito nos próximo dias. Com uma folha por dia a agenda fica bem volumosa, e pode não ser prático carregá-la na bolsa ou mochila. Pode vir ou não com um calendário mensal no início de cada mês.

    Exemplo de agenda costurada diária

  • Agenda semanal: Com duas páginas para uma semana inteira ela é ótima para controlar alguns compromissos com hora marcada e algumas atividades. Com a agenda aberta é possível ter uma visão de toda a semana. Ela é consideravelmente mais fina e mais leve que a agenda diária. Pode vir ou não com um calendário mensal no início de cada mês.

    Exemplo de agenda em espiral semanal vertical

    Exemplo de agenda em espiral semanal vertical

  • Agenda mensal: Com uma página para cada mês, ou duas páginas para um mês (depende do modelo) ela é ótima para lembretes e compromissos. É fácil ter visão geral do mês e identificar períodos mais atribulados.

    Exemplo de agenda mensal de bolso

    Exemplo de agenda costurada mensal de bolso

Agendas em fichário

Normalmente são os modelos mais caros e com poucas disponibilidade de tamanhos. As argolas podem atrapalhar a escrita, portanto pode ser necessário retirar temporariamente as folhas para fazer anotações. O fichário permite a adição, remoção e troca de ordem das folhas. Ótima para quem quer controlar várias coisas, que não cabem ou não são pertinentes nas folhas do dia/semana/mês. É possível adicionar divisórias, e com isso, manter tudo o que quiser controlar em um único lugar. As argolas são em posições diferentes dos furadores de papéis convencionais, portanto o uso do furador de um furo será necessário (é super fácil usar). Totalmente customizável, este é o modelo preferido de quem adora decoração ou fazer suas próprias folhas. É necessário ter tempo para cortar e furar as folhas.
Se esse não for o seu caso, mas precisa de uma agenda tipo fichário opte pelo tamanho A4 (não será necessário cortes e todos os furos podem ser feitos de uma só vez com furador encontrado nas lojas) ou ainda pelo tamanho A5 com 2 argolas (corte a folha A4 ao meio e fure com o furador de 2 furos encontrado nas lojas).

Exemplo de agenda em fichário com refil semanal horizontal

Exemplo de agenda em fichário com refil semanal horizontal

Agenda feita com caderno normal

Mais barato que as agendas e pode ser feito em qualquer tipo de caderno. Será necessário escrever as datas, mas funcionam tão bem quanto uma agenda convencional. Pode ser mais interessante do que uma agenda comprada em loja se quiser controlar poucas coisas e que ocorrem em apenas alguns dias da semana. Assim, não terá páginas em branco.
É possível utilizar o sistema Bullet Journal (caderno escrito na forma de itens e listas). Não é possível alterar a ordem das folhas e adicionar novas folhas será se colar, grampear ou se fixar com fita adesiva.

Exemplo de caderno utilizado como agenda, à esquerda apenas alguns dias da semana, à direta tarefas semanais.

Exemplo de caderno utilizado como agenda, à esquerda apenas alguns dias da semana, à direta tarefas semanais.

Ainda em dúvida? Faça um test drive!

Escolha os modelos de agenda em que está em dúvida e imprima, ou faça você mesmo usando papel e caneta, e use-as ao mesmo tempo por no mínimo 2 dias. Dessa forma terá uma ideia mais precisa do espaço que precisa.

Infelizmente eu não tenho uma resposta pronta ou uma resposta que valha para sempre e para todo mundo. Com o tempo nosso rotina muda, as prioridades também, e por isso pode ser que uma nova forma de organização seja necessária. Mas acredito que com estas informações fique mais fácil sair da inércia, escolher uma forma de se organizar mais adaptada ao seu estilo, começar com o pé direito, e com o tempo, ir aprimorando o que for necessário.

Fontes:
Capa do post é de Ann Marie
Texto e fotos são de minha autoria. Em caso de uso não comercial, total ou parcial, adicione o link para o meu blog, ok? 😉

Anúncios

16 comentários sobre “Que agenda usar? Quais tipos de agenda existem?

  1. Já tive uma agenda feita com caderno, na época do colégio, era bom porque anotava tudo e tinha bom espaço. Quando vejo todos esses modelos a vontade que tenho é ter todas..rss. Amei o post, muito esclarecedor. Beijos,
    Joselita

    Curtir

  2. Pingback: Não sabe qual agenda escolher? Eu te ajudo! |

  3. Pingback: Qual tipo de agenda cabe no meu bolso? |

    • Oi Mallu! A minha é do tipo fichário, refil semanal, mas já usei todos os tipos, até caderno normal, e todas me ajudaram a ser mais organizada. É normal ficar na dúvida. Como você disse que precisa de uma urgente você pode se virar com o que tiver em casa. Aí conforme vai usando você vai vendo o que precisa melhorar. Aqui no blog tem vários posts que ajudam a escolher a sua, até mesmo de acordo com o quanto pretende gastar. Esses posts estão todos no menu “Iniciante? Comece por aqui!”. Boa sorte e obrigada pela visita 🙂

      Curtir

    • Oi Victoria. Procure por Tilifax nas papelarias, é o modelo mais comum. A outra opcão é um fichário normal tamanho A5 ou 1/4, que vende na Kalunga. Outras marcas, como Kikki-K e Redfax são vendidas online. A Fnac também tem na sessão de papelaria. Sei que na 25 de março em SP tb tem, mas como não sou de lá não sei te dizer em quais lojas tem.

      Curtir

  4. Olá, gostaria muito da sua opinião sobre como eu posso reutilizar uma agenda fichário novinha que eu ganhei, ela é de 2011 e eu realmente quero utilizá-la este ano mas, eu preciso alterar toda a agenda. Como eu faço? Por favor, ajude-me a não descartá-lá!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s