Como fazer um Midori Traveler’s Notebook?

Midori Traveler's Notebook

Quando eu vi um Midori pela primeira vez, foi amor a primeira vista! Mas quando vi o valor e tempo de entrega confesso que perdi a vontade. Acho que por umas duas vezes cheguei a colocar no carrinho de compras (via site online) e desisti. Com minha agenda funcionando e meus cadernos para journaling eu achei que não valia a pena o investimento. Mas a idéia não saiu da cabeça e, tentando encurtar a história toda, resolvi sair à caça de tutoriais e a pesquisar os materiais que eu poderia usar para fazer eu mesma meu Midori Traveler’s Notebook de baixo custo.

Materiais necessários para a capa:

  • Um material firme, mas não rígido, de preferência com espessura de 2-3 milímetros para aguentar o peso dos cadernos e a tração dos elásticos
    • Opções: tecidos (pode colar um no outro),  plástico flexível encontrado pastas e jogo americano (sim, o de cozinha), EVA grosso (eu não gosto) ou jogo americano que tem uma camada de EVA e uma de plástico, couro, couro sintético, etc. Você também pode usar aquelas capas prontas para livros, em couro sintético.
  • Elástico revestido com algodão, desses utilizados em costura, com espessura de 1-2 milímetros
    • Você pode encontrá-los em qualquer lugar que venda materiais para costura, mas acredito que em loja especializada poderá encontrar os coloridos com maior facilidade.
  • Instrumentos de corte e de furo
    • Opções: Estilete, X-Acto Knife (semelhante ao estile mas a lâmina é mais fina), agulha grossa.
  • Régua de metal
  • Local onde poderá fazer cortes usando o estilete

Modelo de base para o tamanho regular

Segui as medidas do traveler’s notebook da Midori, mas na segunda vez que eu fiz, acabei aumentando alguns centímetros na largura da capa para poder armazenar 3 cadernos mais uma pasta. Quanto mais coisas colocar, mais largo precisará ser a sua capa em relação às medidas da capa do Midori.

Capa 25,5 cm x 21,5 cm

Um bom vídeo com um passo-à-passo
Esse vídeo abaixo postado por Sea Lemon no Youtube é o vídeo para aprender a fazer seu Midori! Muito bacana e fácil de entender de como deve ser feita a furação e como devem ser passados os elásticos. Mesmo que não entenda nadinha em inglês, assista-o. É tudo feito passo-à-passo, e a parte da furação e como passa os elásticos é importante.

 

O que eu usei para fazer as minhas capas

Duck tape (fita adesiva bem forte)

Jogo Americano de plástico (2) e de EVA com plástico (1) – comprado em loja de 1,99

Tapete impermeável para proteger áreas de trabalho pesados (3) – comprado em loja de 1,99

meu travele's notebook

Capa feita com Duck Tape

meu traveler's notebook

Capa feita com jogo americano (1)

meu traveler's notebook

Capa feita com jogo americano (2)

meu traveler's notebook

Capa feita com tapete impermeável (3)

Eu diria que a parte mais difícil é ter ferramentas que façam os furos por onde passa o elástico. Eu os fiz de duas formas, com estilete, fazendo um pequeno corte vertical, e com agulha grossa, passando a capa por ela (para alargar). Quando o furo ainda não estava no tamanho necessário eu colocava a ponta de metal de uma lapiseira (estilo Pentel) e forcei um pouco o material para os lados, para o furo abrir mais.

O que eu mais gostei foi o feito com tapete impermeável porque quando eu abro ele fica retinho. A textura dele também é boa. Já o plástico e o que tem uma camada de EVA ficam curvos quando abertos, mas são os mais fáceis de achar estampado.

Eu sei que parece complicado, mas não é. O mais difícil mesmo é achar o material de que goste e a parte dos furos mesmo.
E aí? Vai fazer o seu?

Refil para travele’s notebook na minha loja no Etsy
Tamanho Regular 
Tamanho Personal
Tamanho A5

9 comentários sobre “Como fazer um Midori Traveler’s Notebook?

  1. Pingback: Encadernação simples: Como fazer seus próprios cadernos costurados à mão | Meu Reino de Papel

  2. Que legal saber que outras brasileiras estão fazendo suas Fauxdori!!! 😀
    No inicio desse ano fiz a minha primeira e é puro amor!!! ❤
    Que legal que você fez um tutorial em português!!!
    Deixo aqui a dica, caso quem queira fazer uma mais próxima do original usando couro é só procurar casas que vendam couro como a "Casa Romeu" em SP, eles normalmente vendem pedaços de couro (tem de todos os jeitos, coloridos, texturizados…) que custam a partir de R$15

    Curtir

    • Oi, Lucas! Já passei lá no seu vídeo, curti e deixei comentário! Adorei! Apenas uma observação: eu colocava os cadernos nos elásticos como você, mas depois de ver alguns vídeos aprendi a colocá-los de outra fora e achei até que eles param mais no lugar desse jeito. Use um elástico à parte (não preciso na capa) para unir dois cadernos (o primeiro e o último) pelo meio. Agora passe eles pelo elástico da capa (o elástico da capa ficará entre os dois, por cima do elástico à parte que os une). Pronto, agora basta colocar o segundo caderno no meio usando o elástico da capa. Deu para entender? Abraço 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Encadernação simples: Como fazer seus próprios cadernos sem costura | Meu Reino de Papel

  4. Pingback: Aquarela no caderno de memórias (journal) | Meu Reino de Papel

  5. Pingback: Preenchendo a papelada | IMAGINATIF

Deixe um comentário

