Mantenha-se produtivo com a técnica do Pomodoro

conometro do pomodoro

A técnica Pomodoro é uma forma de você gerenciar seu tempo. Tudo o que você precisa é sua lista de tarefas e um cronômetro (que pode ser o do seu celular). Esta técnica te ajuda a ficar focado enquanto trabalha ou estuda, sem sacrificar as pausas.

Abaixo os passos básicos para implementar essa técnica:

1) Escolher a tarefa a ser executada
2) Ajustar o cronômetro para 25 minutos
3) Trabalhar na tarefa, sem pausa, até que o alarme toque
4) Ajustar o cronômetro para 5 minutos e faça a sua pausa
5) Repita os passos acima por quanto tempo quiser.

A cada quatro períodos de trabalho você pode fazer uma pausa mais longa, como por exemplo, 20 ou 30 minutos. Se precisar você pode marcar em um papel quantos períodos de trabalho e pausa já fez (para não perder as contas e não pular a pausa maior).

Não precisa seguir a técnica ao pé da letra. Os tempos de trabalho e pausa podem ser ajustados como preferir.

Para minimizar as distrações durante os meus estudos eu:

* Mantenho na mesa somente o necessário para o estudo
* Desligo wifi/3g. Se não for possível deixo o computador sem som, abro uma nova janela do navegador e só uso o estritamente necessário
* Vou ao banheiro antes de começar a estudar
* Deixo água ou suco disponível na mesa. Como sou uma formiga, as vezes deixo uma barrinha de cereal ou um chocolate pequeno.

Nas pausas eu tento fazer algo em pé, se possível até caminhar um pouquinho, como pegar mais água, por exemplo.

Nos dias em que eu não quero estudar ou estou mais dispersiva do que o normal eu coloco o cronômetro para 15 minutos antes de começar os estudos. Uso esse tempo para ver Facebook, Instagram, etc. Assim, mesmo que eu sinta vontade de usar de novo durante o estudos eu desisto mais fácil, porque nem faz tanto assim que eu usei.

Se o assunto te interessou e quiser saber mais sobre o assunto você poderá começar com vídeo abaixo (em português).

4 comentários sobre “Mantenha-se produtivo com a técnica do Pomodoro

  1. Pingback: 5 dicas para uma semana produtiva | Meu Reino de Papel

  2. Pingback: Estuda, garota! – Como estudar para provas | Meu Reino de Papel

  3. Fernanda descobri seu blog nesta madrugada e me encontro apaixonada… Espero que não pare de escrever e cuidar tão bem desse blog. Obrigada pelas dicas e uau, acredite ou não, fiquei muito animada pra estudar!

    ps: tem página no Facebook?

    Curtir

Deixe um comentário

