Não sabe qual agenda escolher? Eu te ajudo!

moca com duvida

É tanta informação e tantas formas diferentes de se organizar que a gente até fica perdida. Por isso resolvi fazer esse post, contendo os itens que eu considero chave e que geralmente me ajudam a escolher e a montar a minha agenda. Recomendo que responda tudo numa folha de papel. Nada muito elaborado. De 1-2 frases, ou se preferir, apenas palavras chaves. Abaixo de cada pergunta coloquei um exemplo de resposta.

1. Defina as categorias para as coisas que deseja controlar. 
Exemplo: Casa, família, estudos, trabalho, filhos, etc.

2. As categorias que precisam de controle possuem mais atividades com data e horário marcado, atividades sem data e horário marcado (como tarefas que pode deixar para amanhã) ou ambos?
Exemplo: As contas à pagar possuem data fixa, mas tarefas de limpeza e organização não. Os trabalhos e provas da faculdade possuem data fixa, mas os meus estudos e encontros de grupo não. Resposta: ambos.

3. Você precisa carregar sua agenda o tempo todo com você? Se sim, vai carregá-lá mesmo se ocupar espaço e pesar na bolsa/mochila?
Exemplo: Vou deixar a agenda em casa.

4. Como você se considera em relação à anotações e atualização de sua agenda:

PRÁTICO(A): pego o que estiver disponível e saio anotando. Não gosto de trabalhos manuais e/ou decorar a minha agenda. Não gosto ou nao tenho tempo para cortar e furar papel, muito menos fazer minha própria agenda. Por mais que eu ache bonito, não serve pra mim.

FLEXÍVEL: quando necessário sou prático(a), mas quando posso gosto de fazer meus próprio blocos de notas ou agenda. Gosto de imprimir uma coisa ou outra da internet ou inventar minhas próprias folhas. Gosto de decorar, colar adesivos, mas só se eu tiver tempo.

ARTESANAL: Adoro procurar imprimíveis (printables) na internet, imprimir, cortar, furar, decorar, fazer divisórias e montar eu mesma minha agenda. É divertido e fica tudo do meu jeito.

Exemplo: Sou flexível.

5. Quanto dinheiro deseja investir em organização pessoal?
Exemplo: O mínimo possível e aos poucos vou comprando algumas itens para decoração.

 

E agora?

Continue por aqui. É um post que resume um pouco cada tipo de agenda. Pode ser mais fácil encontrar o modelo ideal para você eliminando os modelos que não se encaixam nas respostas que escreveu.

Se não deseja investir muito dinheiro na sua agenda, leia este post primeiro.

Fonte da foto da capa: Clube do Design

2 comentários sobre “Não sabe qual agenda escolher? Eu te ajudo!

Deixe um comentário

