Diferença entre tarefa e compromisso e como anotá-los na agenda

agenda

Eu tive uma agenda diária para cada ano do ensino fundamental e médio. E nelas eu anotava tudo. Eu tinha um grande problema com as tarefas não concluídas nos dias em que eu as anotava. Simplesmente esquecia delas! Infelizmente, somente anos depois eu descobri o porque. Confundir tarefa e compromisso é comum, mas saber diferenciá-los é fundamental para se organizar.

Compromisso é uma atividade com lugar definido e hora marcada. É a reunião do trabalho, a festa na escola do filho, a consulta no médico, a entrega de um trabalho na faculdade, etc. Um compromisso pode ser único ou ocorrer várias vezes por um período definido, como por exemplo, um curso de 15 semanas que ocorrerá aos sábados das 9:00 às 13:00h, à partir do sábado desta semana. Não há dúvidas de que os compromissos marcamos na agenda ou calendário. Pode ser até na folhinha fixada na geladeira. O objetivo é não esquecer.

Tarefa, a princípio, é uma atividade sem data e horário definidos para acontecer. Andar de bicicleta uma vez por semana, sem dia e nem horário certo, é uma tarefa (semanal). Organizar o guarda-roupa assim que tiver um tempo livre, também é uma tarefa.

Aí você vai me perguntar:  “Mas se tarefas não possuem datas para ocorrer, onde eu as anoto para não esquecer?”. E eu vou te dizer: “Em listas!”. E o bacana de listas é que se pode ter listas para tudo. Lista de atividades semanais, pessoais, de casa, relacionadas à saúde, e por aí vai. Onde manter as listas? No lugar em que você não vai esquecer de olhar de tempos em tempos. Pode ser algumas folhas à mais na sua agenda, no final ou no início, pode ser em um bloquinho ou caderno.

Lembra que eu disse que tarefas, à princípio, não possuem data definida? Pois é, algumas têm!
Por exemplo, você tem que ir ao médico amanhã às 15h e precisa levar os últimos exames que fez. Seus exames estão dentro de uma gaveta.
A tarefa Pegar os exames de dentro da gaveta para levar na consulta está diretamente ligada ao compromisso Consulta médica às 15h. Não importa que horas você vai pegar esses exames, mas há um prazo limite para isso acontecer, que é antes de sair de casa para ir para a consulta. Nesses casos, o ideal é marcar a tarefa na agenda, junto com o compromisso, pois marcá-la em uma lista há o risco de não olhar antes desse compromisso em particular acontecer.

Como eu organizo meus compromissos e tarefas na agenda

Eu uso uma agenda semanal, e nos dias eu anoto os compromissos e as tarefas diretamente ligadas à esses compromissos. Entre as duas páginas de uma semana eu insiro uma folha mais estreita, para anotar as minhas tarefas a serem realizadas durante a semana. Tarefas que não possuem data para ocorrer eu coloco no final da agenda, mas como sou esquecida, rs, eu coloco pequenos lembretes em post-its para as tarefas mais importantes. Por exemplo, ainda esse mês eu quero reorganizar a estante de livros e separar alguns livros para doar. Então eu coloco o lembrete Já reorganizou a estante de livros? no dia 15. Se eu não realizar essa tarefa até a data eu movo o post-it para outro dia.

À esquerda, compromissos e tarefas relacionadas anotadas nos dias. À direita, uma folha no meio da semana onde eu anoto as tarefas semanais e tarefas relacionadas à organização da casa. Nesta página, em baixo, um lembrete escrito no post-it.

À esquerda, compromissos e tarefas relacionadas anotadas nos dias. À direita, uma folha no meio da semana onde eu anoto as tarefas semanais e tarefas relacionadas à organização da casa. Nesta página, em baixo, um lembrete escrito no post-it.

Se a sua agenda não permite a adição de folhas mas quiser manter uma lista de tarefas semanal como eu fiz na foto acima, você poderá prender a folha com um clips ou com fita adesiva. A vantagem deste último é que não faz volume entre as folhas e é bem fácil virar a folha para ver o que está embaixo. A lista pode ser fixada no topo da folha ou na lateral.

8 comentários sobre “Diferença entre tarefa e compromisso e como anotá-los na agenda

  1. eu coloco tudo no fim de cada página como TO DO,mas achei legal os lembretes. Eu sempre olho no começo de cada a semana,a semana que se passou,se ficou algo pra trás eu escrevo na lista TO Do de novo 🙂 legal suas dicas,como sempre 🙂

    Curtir

    • Adoro esse modelo de agenda tipo fichário, pois me dá a flexibilidade de carregar somente as folhas necessárias e de inserir algumas folhas no meio da semana. O refil que eu uso veio junto com a agenda, então nunca precisei comprar. Mas eu diria que é mais fácil encontrar opções gratuitas e pagas na internet (imprimir, cortar e furar em casa) do que nas lojas.
      Obrigada pela vista 🙂

      Curtir

  2. Pingback: Estuda, garota! – 10 dicas sobre agenda de estudos | Meu Reino de Papel

  3. Pingback: Planeje a sua semana like a boss | Meu Reino de Papel

  4. Pingback: O que as pessoas de sucesso fazem antes de dormir?

  5. Pingback: Por que ainda há pessoas que usam papel e caneta para se organizar e estudar? | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

