Resenha: Canetas de ponta porosa

canetas de ponta porosa

São tantas opções de canetas que a gente não sabe nem o que escolher. E dependendo da marca, comprar um conjunto dessas belezinhas pode ser um belo investimento. E se for a sua primeira compra você ficará em dúvida e vai acabar escolhendo pela embalagem ou por aquela que julgar mais bonita. Numa olhada rápida, alguns modelos parecem bem semelhantes, mas elas não são. Por esse motivo eu resolvi fazer uma resenha das canetas de ponta porosa que eu tenho em casa.

As fotos são auto explicativas quanto a aparência delas no papel, o quanto se pode ver do outro lado da folha, cores que eu tenho e como ficam no papel sulfite branco, formato da ponta da caneta e design do produto como um todo (corpo, tampa e a parte em que a gente pega pra poder escrever).

canetas_ponta_porosa_frente

Frente do papel

Verso do papel com amostra das canetas

Verso do papel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que falta dizer, e aí infelizmente acredito que seja subjetivo, é quanto a sensação ao escrever.

As Stabilos foram as minhas primeiras canetas desse tipo, e quando comprei eu simplesmente amei. Mas depois que eu comprei as Staedtlers eu só escrevia com elas. Dois motivos que fizeram com que eu as preferisse: a ponta é mais fina (Staedtlers são 0.3mm e Stabilos point 88 são 0.4mm) e a escrita é mais suave (Staedtlers possuem pontas arredondas e Stabilos são retas). Vale ressaltar que as Stabilos eu tenho há anos (algumas desde 2007!) e continuam funcionando.

As Shapies de ponta fina eu só comprei porque minha aniga Patrícia disse que elas não possuem cheiro (como as de ponta média). E elas não cheiram mesmo, rs. Gostei bastante e acabou virando meu kit básico para tomar notas na faculdade. Elas também são vendidas em uma embalagem com as cores básicas (azul, preto, vermelho e verde).

A Pilot Fineliner eu comprei porque minha professora do semestre passado usava o tempo todo, principalmente para fazer esboços rápidos. Não me arrependi da compra, e às vezes a uso para escrita tb. A ponta dela é de plástico o que faz a ponta muito mais resistente. As de feltro (todas as outras canetas mencionadas aqui) perdem a ponta fininha com o uso. Eu tenho a tendência de apertar a ponta da caneta contra o papel, e por isso gosto muito dessa caneta.

As canetas PaperMate Flair são um caso de amor! Bonitas, gostosas de escrever e ótimas para esboços também. Único contra é que elas ocupam mais espaço no estojo que as outras canetas. A ponta delas são redondas e mais grossas (média) e acho que é por esse motivo que a escrita é tão suave.

 

canetas-amostras-todas

Amostras de todas as canetas

canetas stabilo

Canetas Stabilo

Canetas Staedtlers

Canetas Staedtlers

canetas_papermate

Canetas Paper Mate Flair

sharpie ultra fine

Canetas Sharphie

Caneta Pilot Fineliner

Caneta Pilot Fineliner

Quer saber mais sobre outras canetas?
Esse vídeo que a minha amiga Patrícia fez mostra as canetas Uniball Signo 207, Sakura Gelly Roll, Pentel Energel, Sharpie Ultra Fine e Staedlters.

17 comentários sobre “Resenha: Canetas de ponta porosa

  1. Pingback: Últimas compras – Canetas, carimbos e decorunner | Meu Reino de Papel

  2. Sempre usei Compactor Microline porque na cidadezinha que eu moro só vende essa marca. E eu nunca me liguei mt nisso de marca…. Até que, esses dias, apareceu misteriosamente uma Stabilo no meu estojo (alguém deve ter posto lá achando que era minha) foi aí que eu ví que não eram tudo igual e me interessei em pesquisar mais…. Nessas Googladas da vida, dou de cara com o seu blog e adorei!

    Eu tenho uma Paper Mate Flair M, a cor dela é ótima, mas sinto que perco um pouco da agilidade ao escrever, me serve mais para pequenas anotações. Gostei muito da cor da Sharpie que vc usou, mas pela foto, achei ela grossa. Parece um marcador de DVD. Será que me serviria pra escrever o caderno inteiro ou é mais pra anotações?

    Curtir

    • Olá Hermano! Seja bem-vindo ao meu blog!
      Todas as canetas desse poste são para escrita cursiva (no caderno inteiro), mas depende um pouco da letra de cada um (letras pequenas ficam melhores com pontas finas) e também de gosto. Pessoalmente eu prefiro as pontas finas (0.3 ou 0.4), e a Paper Mate Flair M não é uma delas. Eu não tenho a Paper Mate Flair UF (ultra fina), mas sei que existem, geralmente em kit com 4 cores.
      Quanto à Sharpie, ela possui várias linhas. As mais conhecidas são essas que você falou, ponta grossa pois são marcadores. A da minha foto é outra, é a Sharpie Pen, ponta fina, e gosto muito delas. A foto foi tirada bem de pertinho, por isso talvez ache que é ponta grossa.
      Há uma outra opção que não aparece no post porque comprei bem depois que é a Faber-Castell Grip FinePen 0.4. Ela provavelmente vai ser a que terá melhor custo benefício de todas, pois acredito que seja a única produzida no Brasil.

      Curtir

  3. Pingback: Itens de papelaria que eu mais usei em 2015 | Meu Reino de Papel

  4. Pingback: Como guardar lápis e canetas | Meu Reino de Papel

  5. Pingback: Resenha: Faber-Castell Grip Finepen 0.4mm | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

