Resenha: Canetas Pilot Frixion

canetas_frixion

Mais canetas!! Minha mais nova paixão!! Ahhh!! Não tem muito como não gostar das Frixion. Até agora, pelo o que sei, são as únicas canetas apagáveis do mercado que funcionam. E sim, elas realmente apagam!

Vantagens:

  • Realmente apagam.
  • Diversidade de cores, pontas (tamanho e tipo) e de embalagem (com tampa ou sem tampa).

Desvantagens:

  • Não são resistentes à calor (não deixar dentro do carro, não usar em folhas que vão em impressora à laser)
  • Não usar em documentos, cheques ou provas porque não são resistentes ao calor e/ou podem ser alteradas/apagadas.
  • A cor preta não é preta como estamos acostumadas, é próximo à um cinza escuro.

Como elas apagam?
A tinta termo-sensível não é realmente removida pela borracha. O que acontece é que a fricção da borracha contra a tinta fornece calor o suficiente para favorecer uma ligação química que não produz cor. O pigmento ainda está presente no papel, mas não possui o componente que ativa a sua cor, por isso não a vemos. Se a tinta for exposta à temperaturas muito frias (como por exemplo dentro do freezer), a tinta vai reaparecer. Por este fato, é aconselhável não usar estas canetas para assinar ou criar documentos importantes.

Onde comprar?
Somente alguns lugares vendem no Brasil, mas acho que é uma questão de tempo para encontrá-las em qualquer papelaria.

Quais eu estou usando?
Frixion Colors, ponta de feutro média nas cores preta, azul claro, rosa e laranja.
Frixion Ball Gel 0.7mm, ponta de metal na cor turquesa.
Frixion Point Gel 0.5 mm, ponta de metal nas cores preto e azul.

canetas_pilot_frixion

Minhas canetas Pilot Frixion

Quer saber mais sobre outras canetas?
Esse vídeo que a minha amiga Patrícia fez mostra as canetas Uniball Signo 207, Sakura Gelly Roll, Pentel Energel, Sharpie Ultra Fine e Staedlters.

6 comentários sobre “Resenha: Canetas Pilot Frixion

  1. Pingback: Itens de papelaria que eu mais usei em 2015 | Meu Reino de Papel

  2. Pingback: Como eu decorei o planner pessoal no mês de janeiro | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

