Como ser produtivo

wpid-wp-1417287482341.jpeg

Não sei se já aconteceu com vocês, mas nem sempre uma agenda organizada e atualizada é o suficiente para que tenhamos um dia produtivo. Vários outros fatores estão em jogo, desde o nosso humor até o quão disposto estamos para fazer o que realmente precisa ser feito. Já tive momentos em que eu preferia até lavar a louça do que fazer aquele trabalho super longo da faculdade. E olha que eu detesto lavar louça! Acho que não sou a única que sofre desse mal, então resolvi compartilhar o que me ajuda a ser produtiva.

Descubra o que te faz perder o foco
No meu caso é a desorganização. Com o tempo eu descobri que arrumar a casa era o meu escape predileto para quando eu tinha algo muito importante para fazer e não queria fazer de jeito nenhum. Eu não sou paranóica com limpeza, mas aprecio muito um mínimo de organização, principalmente na cozinha. Lavar a louça era a atividade que iniciava a procrastinação.
Interrupções diversas, principalmente as provocadas por redes sociais, também me fazem perder o foco. Uma pausa de 10 minutos vira fácil uma pausa de 40, com a certeza de que eu achava que só 5 minutos tinham passado. Se achar necessário, desligue a internet do celular (wifi ou 3G).

Elimine o que te faz perder o foco antes mesmo de começar suas tarefas
Na medida do possível, eu planejo 20-40 minutos para eliminar as minhas distrações principais. Mais 10 minutos para separar tudo que preciso para realizar as tarefas, organizar a mesa e encher minha garrafa de água ou de chá.

Faça uma lista do que precisa fazer e quebre em tarefas menores
Eu faço uma lista das tarefas principais e depois quebro as mais importantes em subtarefas. Isso me ajuda a mater o foco e a não esquecer de nenhum detalhe. Ordeno por ordem de importância e/ou desenho uma estrela ao lado da(s) tarefa(s) inadiáveis.

Realize a tarefa mais importante primeiro
Eu fico muito motivada quando termino a tarefa mais importante e acabo realizando as próximas tarefas bem mais tranquila. É como se eu já tivesse cumprido com o dever do dia e todo o resto vai ser algo que eu vou adiantar e garantir um final de semana tranquilo.

Está difícil começar? Então faça as tarefas mais rápidas
Na maior parte das vezes o mais difícil é começar. Depois a gente engrena, se concentra e tudo flui. Nesses casos eu começo com as tarefas que eu sei que não vou demorar mais do que 5-10 minutos para realizá-las.

Marque as tarefas realizadas após terminá-las
Mantenho a agenda aberta na minha mesa e após cada subtarefa, ou duas dependendo do tempo que levei para fazê-las, eu volto à minha mesa para marcar o que já foi feito. A sensação de ver a lista de tarefas pendentes diminuírem, assim como ver as tarefas que eu já fiz no dia, me mantêm motivada para continuar focada e ir até o final da lista de tarefas.

Não esqueça de fazer pequenas pausas
E não é só para tomar água ou comer. Faça pausas também para apreciar o tempo lá fora, regar as plantas, brincar com o seu animal de estimação, dar um oi para o colega do lado, etc. Pequenas pausas são importantes para relaxarmos um pouquinho e garantir que não percamos o foco por cansaço mental.

Seja realista com o planejamento do dia
Eu tinha a tendência de agendar muitas coisas para o mesmo dia, em partes porque eu queria me livrar de tudo logo e ter tempo para fazer outras coisas. Mas, frequentemente, eu não conseguia fazer tudo e isso acabava gerando o sentimento de que eu não fui produtiva naquele dia, mesmo se, em uma avaliação realista, eu tinha sido super produtiva.

Nada está dando certo, e agora?
Tem dias que por melhor que seja o nosso planejamento tudo vai por água abaixo. Acontece. Ter consciência de que nem tudo está sobre o nosso controle é o primeiro passo para evitar a frustração. Replaneje, se possível. Mesmo que o seu replanejamento se resuma em uma tarefa só ou em um compromisso inadiável.

Seu dia foi produtivo? Recompense-se!
Não seja tão dura consigo mesma. Nem sempre ser produtiva é ter todas as tarefas da agenda feitas. Aquela dor de cabeça inesperada no meio da tarde pode te fazer adiar algumas tarefas. Não há nada de errado com isso. Independente do que você planejou, se julgar que seu dia foi produtivo, recompense-se.

8 comentários sobre “Como ser produtivo

  1. Fer, você sabe que eu gosto muito muito de voce e te acompanho em todas as redes sociais e tal. Posso te pedir um post? Eu sou muito viciada em coisas de papelaria, isso é meio obvio pois é o que mais falamos no grupo. Faz um post falando sobre seu estojo, como voce organiza, como voce define o que vai dentro, como voce usa as coisas, as cores de canetas, pq escolheu aquele estojo… Tudo. Tin tin por tin tin? Eu ficaria muito grata ^^
    Da sua leitora mais assídua (e sua maior fã): Ana ^^

    Curtir

    • Oi Ana! Claro que pode pedir, flor!!! O assunto é muito inspirador!! Vou fazer sim! Obrigada por acompanhar tudo de pertinho 🙂 Estive meio ausente essas semanas por causa da faculdade, mas logo, logo tem post novo e imprimível também. Adorei seu recadinho! Bjinho :-*

      Curtir

  2. Pingback: Dicas para começar bem o seu dia | Meu Reino de Papel

  3. Me identifiquei muito com o tópico sobre procrastinação – no caso estou em uma agora. Como estamos em época de férias, a minha casa está cheia e acabo sempre tendo de arrumar uma coisa aqui, ali, fazer o almoço, passar uma pilha de roupa… Ou organizar alguma documentação. E por isso, faço uma rotininha semanal onde primeiro cumpro as coisas da casa e depois, desligo o wifi ou coloco o celular para carregar a mil metros de distancia rs.

    Obrigada pelas dicas, sucesso!

    Curtir

  4. Pingback: 5 dicas para uma semana produtiva | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

