Resenha: Como eu escolho e organizo os meus estojos

organizacao estojo canetas como eu escolho

Este post surgiu à partir da pergunta da Ana Carolina. Ela pediu um post falando sobre os meus estojos, como eu os escolho, organizo e seleciono os itens que vão dentro dele. Obrigada, Ana!

Como eu escolho os meus estojos
Assim como quem troca de sapatos, eu troco de estojo! Tenho um preto que vai com tudo, um todo colorido para ocasiões mais descontraídas. Rs. O trocadilho é apenas para mostrar que eu tenho muito estojo, mais do que eu necessário para todos os tipos de situações. Mas um dos motivos de ter vários é porque estojo dura muito tempo quando bem cuidado. Alguns eu tenho desde a época em que eu fazia o colegial (atual ensino médio). Não me atenho muito às estampas do estojo e nem ao material, mas sim ao tamanho e compartimentos. O que eu percebi é que tenho à tendência de enjoar da aparência deles, assim como o que eu carrego dentro deles. Por isso, cada vez mais escolho estojos de cores ou estampas neutras. No momento da compra eu tento basear minha escolha seguindo essas perguntas:

  • É largo o suficiente para caber o item mais comprido que eu quero guardar nele?
    • Geralmente estojos menores não comportam um lápis com borracha na largura.
  • Quais as minhas últimas reclamações em relação aos estojos que eu já possuo?
    • São grandes? Pequenos? Estampas muito chamativas para o uso desejado?
  • Se os estojo for grande, seria mais interessante optar por um modelo com compartimentos?

Como eu escolho as canetas que vão no estojo
As canetas que eu escolho para ter no estojo variam com o meu gosto do momento. Há épocas que eu só uso caneta esferográfica normal e outras em que é tudo de caneta de ponta porosa em tons pastel. Não me preocupo em ter todas as folhas com o mesmo tipo de caneta, uso o que me dá vontade de forma que a atividade de escrever seja prazerosa. Quanto maior o estojo mais espaço para colocar cores diferentes, tesoura, cola e itens que facilitam a minha organização, como post-it, clips, fita adesiva, corretivo, etc.

Sem mais delongas, vamos aos estojos que eu julgo merecerem uma pequena resenha.

Nenhum estojo
Ok, isso é engraçado ou no mínimo irônico! A pessoa diz que vai escrever sobre estojos e começa assim? Mas é verdade, gente. Às vezes eu não uso estojo, deixo-os em casa. Seja por falta de espaço para carregar um item à mais ou seja porque não é necessário mesmo. Por mais que eu goste de cores, adesivos, etc, há momentos em que eu prefiro o minimalismo. Uma folha de papel em branco e uma caneta me bastam. Prendo a caneta na capa do caderno, no elástico para a prender caneta, coloco dentro do saco plástico do fichário ou caderno ou ainda, deixo solta no menor bolso da minha mochila ou bolsa.

sem estojo lapis caneta lapiseira

Quando eu não uso estojo eu escolho apenas um desses.

Estojos pequenos
Ocupam muito pouco espaço dentro da bolsa, mesa e/ou mochila. Comportam somente o essencial: canetas, lápis ou lapiseira, lapiseira borracha, marca-texto, 1-3 canetas de cores ou pontas diferentes, caixa de grafite, post-it estreito e régua de 15 cm (se for estreita). Se gostar de variedade de cores de canetas opte por aquelas que são 3 ou 4 canetas em apenas uma. Quando uso lapiseira eu costumo colocar algumas minas de grafite à mais, para não ser necessário carregá-las. De tempos em tempos eu verifico se tenho ao menos uma mina de reserva (basta balançar a lapiseira perto da orelha, se fizer barulho é porque tem).

estojo pequeno

Esses estojos são pequenos mas cabem o essencial sem ocupar muito espaço na bolsa ou mochila.

caneta lapis

Apenas o essencial, da esquerda para direita: lápis com borracha, lapiseira 0.5mm, lapiseira borracha, caneta 4 cores, caneta gel na cor preta, caneta de ponta porosa preta, caneta de ponta porosa verde e marca-texto amarelo. Em cima, caixa de grafite e bloquinho de post-it estreito.

Estojos médios e grandes 
Nesses eu mantenho um conteúdo semelhante ao estojo pequeno e adiciono canetas de outras cores e de tipos de tintas e pontas diferentes, lápis 2HB e 2B, cola em bastão ou dupla face, borracha normal, uma tesoura e alguns post-its. Dessa forma eu tenho os materiais necessários para qualquer tipo de atividade que eu faça fora de casa. Quanto mais espaço mais coisas colocarei dentro, mas nunca ao ponto do estojo ficar difícil de fechar.

Estojo medio

Meus estojos médios

canetas do estojo medio

Além do essencial eu adiciono: um marca-texto de cor diferente do amarelo, uma caneta de ponta porosa para desenho, canetas de ponta porosa coloridas, lápis de desenho, tesoura, cola em bastão e um bloquinho pequeno de post-it.

 

canetas lapis tesoura fita adesiva

Outros itens que eu coloco em estojos maiores: clips, clips decorado que serve para marcar página, lápis de desenho (grafite e colorido, tem um ali que precisa até apontar, rs), canetas de cores diferentes, fitas adesivas decoradas, tesoura pequena (boa para detalhes pequenos) e furador portátil de folhas tamanho personal da Filofax.

 

Necessaire de maquiagem 
Quando eu preciso de variedade de material eu uso uma necessaire de maquiagem em conjunto com um estojo pequeno. Todos os itens que eu colocaria em um estojo médio ou grande vão para a necessaire e adiciono alguns adesivos, fitas adesivas decoradas, post-its e post flags de tamanhos e cores diferentes, mais canetas de ponta porosa de cores diferentes e lapiseiras com grafite colorida.

IMG_6898

Necessaire de maquiagem

necessaire de maquiagem

Necessaire de maquiagem com muitas canetas de ponta porosa coloridas e algumas canetas gel 0.3mm. Os adesivos ficam dentro do bolso (à direita), por isso não dá pra ver.

Estojos específicos ou diferentes
Eu tenho algumas coisas que prefiro manter separadas dos estojos normais porque o conteúdo é usado em um contexto específico. Além disso, alguns itens são cortantes ou sensíveis à impactos.
No estojo plástico amarelo eu tenho facas para cortar papel. vincadeira de plástico, boleador e agulha para furar papel. No azul eu coloco alguns itens que são para guardar, porque uso com pouca frequencia e não quero que ocupem espaço nas mesas e gavetas. Nesse caso eu coloco uma etiqueta por fora para identificar o que tem dentro dele e ficar mais fácil de saber onde está depois (eu tenho uns 3 estojos desses, todos azuis). E um outro estojo de rolo para guardar lápis de cor sem madeira. Eles são muito menos resistentes que os lápis de cor com madeira, então evito que eles batam uns nos outros (o que aconteceria em um estojo normal) guardando nesse estojo de rolo.

estojo de plastico

Estojos rígidos de plástico.

materiais de corte, boleador, agulha e vincadeira de plástico

Materiais de corte para papel, boleador, agulha e vincadeira de plástico. Todos esses eu uso quando vou fazer meus próprios cadernos, por isso são guardados juntos no estojo de plástico (amarelo).

estojo de rolo

Estojo de rolo onde guardo meus lápis de cor sem madeira.

É isso, espero ter respondido à sua pergunta, Ana 🙂

7 comentários sobre “Resenha: Como eu escolho e organizo os meus estojos

  1. Pingback: Estuda, garota! Volta às aulas | Meu Reino de Papel

    • Oi Ana. Eu comprei em uma loja americana chamada Target. Mas acredito que você poderá encontrar uma em lojas de departamento ou perfumarias que vendem esse tipo de necessaire para maquiagem. Olhe tanto no departamento de maquiagem/higiene pessoal como em produtos para viagem. Lojas de bijoux também costumam ter (dessas que tem brinquinhos de tudo que é preço, bolsas e carteiras). Esse modelo é um tanto difícil de achar mesmo. A maioria tem apenas uma bolsinha no meio.

      Curtir

  2. Pingback: Como organizar adesivos | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

