Dicas para começar bem o seu dia

como comecar o dia bem

Acorde mais cedo
Eu sou uma pessoa que funciona melhor entre às 10 da manhã e às 8 da noite. Essa é a janela ideal de trabalho para mim. Claro que nem todos os dias são assim, quando preciso fico até às 3 da manhã e me permito acordar mais tarde no dia seguinte. Me atento apenas para que isso não vire um hábito, afinal dormir bem é fundamental para mantermos alertas e focados no dia seguinte. Nas últimas semanas eu tenho optado acordar mais cedo, por volta das 6:30 da manhã, mesmo que no planejamento do dia, acordar às 7:30 da manhã seria suficiente. Essa hora extra eu uso para imprevistos, cobrir falhas no meu planejamento ou simplesmente ter pausas maiores ou fazer o que eu quiser. Não se sentir sobrecarregada me mantêm mais produtiva.

Antes de sair da cama, mentalize como vai ser o seu dia 
Nem sempre estamos dispostos à começar o dia assim que o despertador toca. Eu gosto de ficar mais uns 10 minutinhos na cama, mesmo que acordada. Eu uso esse tempo para, calmamente, despertar e começar a planejar mentalmente o meu dia. Meus pensamentos vão desde o que comer no café da manhã à ordem de execução das tarefas. Quando preciso fazer algo fora de casa, considero organizar meus horários para não coincidir com o horário de pico nas ruas e lojas. Quando não estou disposta à fazer isso, eu uso o meu celular para verificar mensagens e redes sociais rapidamente. Assim já elimino essa distração na parte da manhã.

Tome um bom café da manhã sem correria
Segundo os nutricionistas, esta é a refeição mais importante do dia. Idealmente, eu e meu marido preparamos o café da manhã juntos e comemos sentados na mesa da cozinha, contemplamos o tempo que está fazendo lá fora e as plantinhas no peitoral da janela (está parte é só eu mesmo, rs). Claro que nem todos os dias são assim, mas há um esforço mútuo para fazermos isso, nem que seja somente o tempo da refeição mesmo. Às vezes eu preparo tudo sozinha, às vezes ele, às vezes é cada um por si, rs, e às vezes o café da manhã não passa de um pão com manteiga e um pingado. Independente de quem o faça e do cardápio é tudo feito sem correria. Com isso eu me sinto mais centrada e controlada, até mesmo para lidar com os piores problemas que possam surgir ao longo do dia.

Faça as tarefas menores e mais rápidas na noite anterior 
Eu tenho feito isso ultimamente e tem me ajudado muito à me manter produtiva no período da manhã no dia seguinte. À noite eu prefiro as atividade não intelectuais, principalmente se forem feitas em pé. Então eu geralmente separo de 20 à 30 minutos, no mínimo, para colocar as coisas da casa no lugar, tirar o lixo, lavar a louça, arrumar o escritório e arrumar a mesa da cozinha para o café da manhã. Eu me sinto muito bem na manhã seguinte, tudo flui porque não há obstáculos para as tarefas do período da manhã. Eu uso a mesma estratégia mesmo nos finais de semana, assim fica mais fácil aproveitar o tempo em família e atividades de lazer.

Quer saber como ser produtivo? Descubra aqui.
E você? O que você faz para começar o seu dia bem?

Gostou da capa? Pode baixar aqui.

Um comentário sobre “Dicas para começar bem o seu dia

Deixe um comentário

