Minha vida numa agenda: Como criar mais espaço na agenda – Parte 5

filofax_personal_quotes

Seja porque nossa rotina mudou ou porque passamos a controlar mais o que precisamos fazer, a impressão que temos é que sempre precisamos de uma agenda maior. Aliás, se você ainda está decidindo qual agenda irá usar em 2015, essa é uma dúvida recorrente: Agenda semanal ou diária? Costurada ou argolada? Adoro a visão semanal, mas às vezes falta espaço. Óh, dúvida cruel! Infelizmente, é assim mesmo. E nem falamos sobre custo/benefício, tamanho, marca, etc. Mas, calma! Nem tudo está perdido. Independente do modelo que você escolher, tem um jeitinho para criar mais espaço na agenda!

Escreva em colunas
Separe verticalmente o espaço que tiver em dois. Pode utilizar régua e caneta, fita adesiva decorada ou apenas delimitar o espaço mentalmente. Além de ficar mais fácil para ler, aproveita melhor o espaço disponível. Se gostar de ideia você poderá atribuir cada coluna para um assunto específico. No meu caso eu tenho usado a coluna da esquerda para tarefas de casa e a da direita para o blog ou lazer. Se eu tenho espaço sobrando eu anoto algumas coisas que eu fiz para tentar balancear as atividades, senão eu passo as minhas férias todas assistindo seriados ou blogando, rs.

filofax escrever em colunas

Quando tenho muita coisa para escrever eu separo em colunas para aproveitar melhor o espaço.

Use e abuse de folhas autocolantes
Com certeza é a forma mais prática e rápida de criar mais espaço na agenda. Há vários modelos (cores sólidas, decoradas, com linhas ou sem) e tamanhos (desde os mais pequenos aos maiores). Possuem a vantagem extra de serem facilmente reposicionáveis. Em folhas maiores geralmente eu anoto uma tarefas e suas sub-tarefas ou informações que vão me ajudar durante a semana. Em folhas menores eu anoto tarefas sem data e fixo no marcador de página. Quando eu realizo essa tarefa eu fixo o papel no dia em que eu a realizei.

diversos blocos de folhas autocolantes

Alguns bloquinhos de folhas autocolantes que eu tenho aqui em casa.

Adicione uma folha para tarefas semanais ou tarefas sem datas 
Dessa forma você deixa de anotar algumas tarefas na folha da agenda e passa à anotar nessa folha extra. A folha precisa ser da mesma altura da folha da sua agenda (ou menor) e de largura de 1/3 à 2/3 da folha da agenda. Dessa forma a nova folha não esconderá completamente a folha que ficará embaixo dela. Você não perde totalmente e visão da agenda aberta e não esquece de olhar a folha de baixo também. Se você prender essa folha no topo de uma das páginas da sua agenda, poderá levantá-la facilmente e ter a visão da agenda aberta. Se precisar, poderá mover essa folha para outro dia ou semana. Caso não goste da folha no meio da agenda você poderá colocar na lateral, como explicado à seguir.

filofax folha no meio da semana

Essa folha eu comprei assim, é de um bloquinho, só precisei furar a lateral.

Faça extensões para as folhas 
Basta fixar uma folha, preferencialmente do mesmo tamanho da lateral em que ela será fixada, com fita adesiva. Eu prefiro as washi tapes porque são reposicionáveis e fáceis de cortar na largura em que eu precisar. Assim, quando fixadas nas folhas não ocuparão mais espaço do que a margem da própria agenda. Mas como as washi tapes são difíceis de achar, você pode usar fita adesiva comum ou mágica (aquela branquinha que fica super discreta sobre o papel). É possível até mesmo grampear, mas pessoalmente eu evito porque fazem volume (imagine várias páginas com extensões e todas com o grampo no mesmo lugar), e, principalmente em cidades úmidas, os grampos podem enferrujar eventualmente. Você determinará a largura da extensão, mas se quiser que fique apenas com uma dobra, a largura precisará ser menor que a largura da folha da sua agenda. Se precisar de muito espaço a extensão poderá ser quase 2 vezes o tamanho da folha da agenda, basta dobrar em zigzag. Finque bem as dobras para fazerem menos volume na agenda.

Filofax A5 refil semanal mensal

Coloquei um calendário mensal fixando com fita adesiva na folha do primeiro dia do mês, dessa forma posso ver o calendário mensal lado à lado da agenda semanal.

filofax semanal extensao de folha

Adiciono essa folha na lateral para controlar algumas tarefas que eu gostaria de fazer na semana quando sobrar um tempinho, mas que podem ser remanejadas para outra semana, sem problemas.

Nada disso é suficiente? 
Se essas dicas não foram suficientes para gerenciar toda a informação que você precisa durante a semana, você provavelmente tem muito o que controlar e realmente precisa de uma agenda maior. Se trocar de agenda não for uma opção, tente segmentar a informação a ser controlada e coloque-as em uma ou mais divisórias. Crie uma nova rotina de utilização da agenda, se necessário adicione lembretes para não esquecer de olhar essas novas divisórias.

É isso! Espero que tenham gostado. Se você tiver alguma dica de como criar mais espaço na agenda deixe um comentário aqui neste post.

Já leu os outros posts da série Minha Vida numa Agenda?

Parte 1: Introdução

Parte 2: Abas e Divisórias

Parte 3: Rotina de uso e atualização

Parte 4: Como e o que anotar para se manter produtivo

3 comentários sobre “Minha vida numa agenda: Como criar mais espaço na agenda – Parte 5

  1. Pingback: Minha Vida numa Agenda – Parte 1: Introdução | Meu Reino de Papel

  2. gostei muito do blog e estou seguindo em todas as redes sociais que participo gostaria de saber quando você ira postar os imprimíveis de julho a dezembro. beijos

    Curtir

Deixe um comentário

