Código de cores e símbolos do Bullet Journal

canetas coloridas ponta porosa staedtler

Quem ama agenda provavelmente já ouviu falar em color coding ou Bullet Journal symbols ou ambos. Esses termos significam, respectivamente, código de cores e símbolos do Bullet Journal (método de organização em forma de lista de afazeres). O intuito é agregar valor à informação anotada, através do uso de cores e símbolos, categorizando a informação e tornando-a mais fácil de interpretar. Atualmente eu não utilizo Bullet Journal da forma em que ele foi concebido, mas eu o acho muito interessante e aprecio a simplicidade do método, por isso uso algumas partes dele na minha agenda. O primeiro passo é construir a sua própria lista de referência para símbolos e cores, assim fica fácil não esquecer. Depois de um tempo você acaba decorando.

Símbolos
Resolvi começar pela escolha dos símbolos porque eu já uso alguns. Embora várias pessoas usam círculos e quadrados para coisas diferentes eu escolhi usar ambos para tarefas porque eu já uso os dois para isso mesmo. Questão de não querer mudar um hábito que já tenho há anos. Todos os meus símbolos estão anotados no lado esquerdo, em marrom. O importante é se concentrar nos símbolos que você julga que ajudarão em algo, já considerando o tempo disponível que você possui para usar a agenda. Os símbolos devem ser simples de desenhar, e acima de tudo, intuitivos.

Código de cores
Eu achei bem mais difícil fazer a escolha das cores para o código de cores porque nem sempre temos uma cor que seja óbvia para uma categoria. O que eu fiz foi pegar todas as minhas canetas coloridas de ponta porosa, testar no papel da agenda para ver quais não vazam ou aparecem do outro lado e as separei em grupos de cores vibrantes, cores normais e cores pálidas (tons pastel). Em seguida, escolhi as cores para as anotações mais importantes, depois as de importância moderada e por último aquelas em que não haverá problemas graves se forem ignoras ou esquecidas. Eu não costumo anotar muitas coisas relacionadas à trabalho nessa agenda porque controlo trabalho separado dessa agenda. Anoto somente datas importantes para não correr o risco de esquecer, por isso o código de cores na foto restringe-se apenas à casa/família, blog e estudos. Mas se esse não for o seu caso, não esqueça de criar um código de cores para trabalho, bem como para as sub-categorias, caso ache necessário.

indice codigo de cores color coding

Índice para referência dos símbolos e código de cores que utilisarei

Uso do código de cores e símbolos
Fiz um exemplo prático simples no calendário mensal e na agenda semanal onde eu anoto os meus compromissos e algumas tarefas. No calendário mensal eu faço algumas anotações para me ajudar no planejamento. As anotações na coluna lembretes referem-se à semana correspondente à anotação. A grande vantagem do uso de cores é que até mesmo sem ler o que está escrito podemos identificar visualmente de forma muito fácil os compromissos ou tarefas mais importantes. No exemplo do calendário mensal é possível ver que eu não tenho provas ou entregas de trabalhos na faculdade, somente observando as cores. Isso facilita muito na tomada de decisão para o planejamento semanal bem como identificar os dias mais tranquilos para agendar novas atividades.

agenda calendario mensal codigo de cores color coding

Sugestão de uso dos símbolos e do código de cores no calendário mensal

agenda semanal código de cores símbolos color coding bullet journal symbols

Sugestão de uso dos símbolos e do código de cores na agenda semanal

Precisa de mais exemplos?
Acho que o melhor lugar para ver fotos de exemplos de uso do código de cores e símbolos é o Pinterest. Divirtam-se.
Código de cores aqui
Símbolos do Bullet Journal aqui

 

10 comentários sobre “Código de cores e símbolos do Bullet Journal

  1. Pingback: Minha Vida numa Agenda – Parte 6: Decorar ou não, eis a questão | Meu Reino de Papel

  2. Encontrei seu blog hoje, mas já estou amando!! Maravilhoso! Eu estou pensando em comprar um Filofax tamanho A5, vc acha muito grande? Pra usar para vida pessoal, faculdade, academia e alimentação. Seria melhor uma personal ou A5? Estou em dúvida

    Curtir

    • Oi, Helena! Fico feliz de saber que gostou do blog 🙂
      No meu caso o que mais me limita é o peso, pra carregar pra cima e pra baixo o tamanho personal é bem mais prático! Se isso não for um problema para você, pense na quantidade de informação escrita que precisará colocar na agenda. O formato A5 me parece ser mais adequado prta você, mas tudo depende do quanto precisará detalhar cada uma dessas categorias (vida pessoal, faculdade, academia, alimentação). Cabe numa personal se não manter o refil da agenda semanal do ano inteiro nela (3 meses apenas, por exemplo). Já experimentou fazer a folha de cada um desses tamanhos em casa? Só para vc escrever neles e sentir o espaço.

      Curtir

  3. Pingback: Comprinhas no Brasil: Canetas, lápis e outras coisinhas mais | Meu Reino de Papel

  4. Pingback: Bullet Journal – Simplesmente Juh

  5. Pingback: Resenha: Caneta gel Pilot G-2 0.7mm | Meu Reino de Papel

  6. Olá, comecei recentemente um bullet journal, porém ainda não acertei qual caneta usar que combine a cor forte e ao mesmo tempo não passe para o verso do papel, talvez porque eu escrevo muito forte não sei. Você tem para me indicar uma caneta que eu possa usar?

    Curtir

  7. Pingback: Como fazer um mapa mental | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

