Minha Vida numa Agenda – Parte 6: Decorar ou não, eis a questão

Decorar a agenda é utilizar qualquer tipo de material como, fita adesiva decorada, carimbo, stickers, para decorar qualquer página da agenda, mas principalmente, as páginas que você usa para anotar compromissos e tarefas de cada dia.

 

Esse assunto é delicado e polêmico entre as amantes de agendas. Tão delicado quanto falar sobre política, rs. Pois bem, há quem diga que isso é a maior perda de tempo e há quem diga que decorar os torna mais produtivo. E aí, quem tem razão? Meu intuito neste post não é a de responder esta pergunta, até porque eu não acho que haja apenas uma resposta correta para ela. Aqui quero apenas apontar os motivos que levam as pessoas a decorar ou não as suas agendas e quem sabe te ajudar, caso esteja passando por esse dilema.

agenda planner moleskine evernote
Os principais motivos das pessoas que não decoram agenda:
– não possuem tempo para essa atividade
– não se sentem à vontade com uma agenda decorada no ambiente de trabalho
– a decoração os distrai, demoram mais tempo para encontrar a informação que precisam
– não guardam a agenda, portanto não faria muito sentido decorar para jogar no lixo no final do ano
– preferem utilizar o material de decoração para outros fins, como journaling e troca de cartas (pen pal)

Se identificou? Então de nada adianta remar contra a maré. Se decorar a agenda não é para você, não insista. Pode ser que você seja uma pessoa mais analítica e a decoração não te ajuda a ver claramente a informação anotada, e aí, ao invés de motivar pode até desmotivar. Se mesmo assim gostaria de decorar um pouco a sua agenda para deixá-la mais personalizada opte pela decoração das divisórias, primeira página contendo informações pessoais e clips para marcar páginas importantes.

Assuntos que possam te interessar:
Formas diferentes de anotar informações
Colour coding e símbolos do bullet journal 
Pinterest – Bullet Journal

decorated planner agenda decorada
Os principais motivos das pessoas que decoram a agenda:
– é uma atividade que relaxa, é um lazer
– gostam de guardar a agenda no final do ano e consultá-la no futuro
– é uma forma de utilizar todo o material de papelaria e scrapbooking que possuem
– com a agenda mais bonita sentem mais vontade de usá-la, incentivando-os a escrever nela, mantendo-os organizados e produtivos

Se identificou? Então use e abuse dos seus itens de decoração. Poderá até mesmo optar por um tamanho maior de agenda caso queria poder decorar usando itens maiores. Atente-se apenas com o tempo que leva para decorar e planeje um tempo para arrumar a bagunça depois. Principalmente se você decora no domingo. Nada de deixar a bagunça para arrumar na segunda, hein?! Caso precise diminuir o tempo utilizado nas decorações poderá organizar alguns kits decoração com os itens que deseja usar, como stickers, post it, flags, cores de canetas, washi tape, etc. Assim é só pegar um e usar.

Assuntos que possam te interessar:
Como combinar cores (vídeo) e imagem do círculo aqui
Pinterest – Ideias de decoração de agenda
Pinterest – Ideias de dashboard
Como fazer fita decorada como washi tape (vídeo)

Fontes das imagens:
Moleskine
Colors n me (vale a pena visitar, tem várias fotos de decoração)

6 comentários sobre “Minha Vida numa Agenda – Parte 6: Decorar ou não, eis a questão

  1. Pingback: Minha Vida numa Agenda – Parte 1: Introdução | Meu Reino de Papel

    • Que legal, Tábata!
      Eu sou fã de usar o material mais fácil ou mais baratinho, e aí depende de onde você mora ou do que você já tem. Segue os meus itens preferidos, mas de forma alguma limite-se à eles.

      – washi tape (fita adesiva decorada)
      – stickers diversos
      – caneta colorida
      – carimbos
      – clips decorado

      Curtido por 1 pessoa

  2. Tenho literalmente uma coleção de washi tape em casa, tudo culpa do Aliexpress. Comprei um lote de 200 uma vez, veio muitas repetidas, mas adorei assim mesmo! Só me falta a agenda pra enfeitar hahaha. Estou consultando seu blog para me “introduzir” nesse mundo de organização com agendas, e já até decidi que quero uma agenda semanal. Vou comprar uma, e estou pegando umas dicas para saber como me organizar com ela, preciso muito de algo que me ajuda a organizar o meu trabalho com blog, faculdade, casa e outras coisas 😉

    Uma perguntinha, tem algum post sobre como organizar todo o material de papelaria que a gente compra? Vi uma foto sua no Instagram, com um monte de lápis e canetas arrumadinhos e fiquei morrendo de inveja. Se tiver algum post sobre isso me avisa que quero ler!

    Curtir

    • Eba!! Fico feliz em saber que se inspira no meu blog 😀
      Aquela foto é de um armário em madeira MDF que eu comprei na Michaels (loja norte americana), e não tem post falando dele 😦
      Antes eu usava copos de plásticos de loja de 1.99, outras coisas eu organizei reutilizando embalagens de alimentos em papelão (cortando, encaixando e encapando com contact colorido). Aí quando achava as coisas que queria em promoção comprava e ia substituindo os feitos por mim ❤

      Curtir

  3. Pingback: Doodle todo dia: Minhas semanas 1 à 3 no refil semanal vertical | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

