Não sabe que papel usar? Eu te ajudo!

papel colorido

Quem começa nesse mundo de papéis e de fazer a sua própria agenda fica um pouco confuso na hora da compra. Afinal, mesmo sem nunca ter feito uma agenda é fácil perceber que o papel que usamos para escrever são diferentes daqueles que usamos para fazer as divisórias. Foi pensando nisso que eu resolvi fazer um resumo de todos os papéis que eu estou usando, não somente para refil de agenda, mas também para meus cadernos de memórias, anotações, impressões, fotos e desenhos. Embora a qualidade do papel possa variar com a marca, eu acredito que esse post vai te dar uma idéia mais clara de quais papéis se adequam ao seu perfil de uso e o que é possível fazer com eles.

Papel sulfite 75g ou inferior: Ideal para escrita à caneta esferográfica ou à lápis. É possível carimbar nessas folhas, mas precisa ser uma cor bem clarinha ou carimbeiras específicas que não vazam para o outro lado da folha. Eu tenho poucas cores de carimbeiras assim, então eu só uso carimbo nessa folha se eu puder descartá-la se a tinta vazar. Eu não gostei muito de fazer colagens nele porque às vezes, com a sobreposição de itens em apenas um dos cantos da folha, eu percebo que o papel não suporta o peso. Não rasga nem nada, só é esquisito virar as páginas sentindo que há mais peso em uma parte da folha.
Como eu uso esse papel: refil de agenda, cadernos feitos à mão, carta para amigas, anotações feitas à mão e impressões (somente texto).

Papel sulfite 90g: É o meu preferido e uso para tudo: impressão em cores ou à laser, escrita com canetas esferográficas ou de ponta porosa, carimbos e colagens. Esse papel é bem mais encorpado que o anterior e o prefiro para fazer a o refil semanal da minha agenda que desejo decorar. Assim evito surpresas com canetas que vazam para o outro lado. Ainda assim, não é um papel à prova de vazamento de tinta. Por exemplo, para a escrita com caneta de ponta porosa eu vejo a sombra do outro lado e não me incomoda, mas não posso desenhar e pintar com caneta porosa porque vaza, pelo fato de passar a caneta mais de uma vez no mesmo lugar e saturar o papel.
Como eu uso esse papel: refil de agenda, cadernos feitos à mão, colagens, carimbos, carta para amigas, anotações feitas à mão e impressões em geral.

paper

Papel cartão 199g: Esse papel é bem mais grossinho e ainda é flexível caso precise fazer dobras simples. Para evitar que as fibras quebrem e fiquem à mostra eu faço um traço nos pontos de dobra usando uma vincadeira. Nesse papel nenhuma das minhas carimbeiras vazam. Canetas de ponta porosa grossa vazam se utilizadas para pintar desenho, mas ainda prefiro ele se precisar de papel mais grosso e não uso o verso. Na embalagem do meu está escrito que pode ser utilizado em impressora.
Como eu uso esse papel: capa para cadernos feitos à mão, divisórias para agenda (com impressão ou sem), refil para journal de poucas folhas em fichário, folha base para scrapbooking e journaling cards.

Papel para scrapbooking: São aquelas folhas com estampas, gramatura variada. São vendidas soltas ou em blocos, em diversos tamanhos, mas geralmente são folhas de 30cm x 30cm. Às vezes eu acho o papel fino para fazer divisórias, então eu o colo em um papel cartão e corto no tamanho que precisar.
Como eu uso esse papel: decoração de divisórias, decoração de journal (caderno de memórias), abas, itens de decoração com furadores de papel.

scrapbook

Papel fotográfico 160g (glossy paper): Papel para foto mais fino que os de foto normal. Gosto dele porque não faz muito volume no meu caderno de memórias. Compro no formato A4, coloco várias fotos em tamanhos diferentes e depois corto.
Como eu uso esse papel: fotos em diversos tamanhos para colagens ou porta retrato.

Papel de etiquetas branca: Comprei o pacote que não há cortes, ou seja, a folha é inteira. Assim posso fazer os meus próprios adesivos e etiquetas em casa. Uso tanto para imagens, minhas ou da internet, como para carimbos. Corto tudo e já deixo pronto para o uso.
Como eu uso esse papel: fabricação de adesivos e etiquetas.

Papel vegetal Canson 40g e marcas genéricas: Papel transparente para lápis, tinta, marcadores e ponta porosa. Eu tenho o da marca Canson para trabalhos da faculdade, mas os de marca genéricas também são suficientemente transparentes e por um preço muito mais acessível.
Como eu uso esse papel: decoração, anotações sem danificar o original e copiar algum desenhos que eu já fiz.

Papel para aquarela Canson XL 300g: Uso para aquarela mas sei que muitas pessoas usam para carimbos também. Se tiver carimbeira à prova de água poderá carimbar e pintar com aquarela depois.
Como eu uso esse papel: pinturas usando aquarela

Papel para marcadores Letraset 70g:Papel para canetas de ponta porosa a prova de vazar tinta para o outro lado. Por ser um papel para uso profissional e bem mais caro que os outros eu só o uso para trabalhos profissionais ou da faculdade. Somente a parte da frente é utilizada, pois no verso vemos a tinta que o papel absorveu.
Como eu uso esse papel: croquis e desenho final com caneta de ponta porosa.

Claro que existem outros tipos de papéis e variações que não foram citadas aqui, mas acredito que cobri boa parte deles para fazer agendas, scrapbooking e journaling. No momento da compra você vai perceber que existe uma pequena variação na gramatura entre um papel e outro, principalmente os que são mais grossos como o papel cartão. Por exemplo, há marcas que vendem 180g, outras 199g e outras 210g. Se for possível pegue o papel na mão para sentir o que mais lhe agrada ou compre em pouca quantidade até descobrir os que gosta mais. Eu não sou muito exigente entre alguns tipos de gramatura de papel, principalmente entre essas pequenas variações que eu citei. Eu compro o que eu julgar que possui o melhor custo benefício.

É isso, espero ter ajudado vocês. Divirtam-se.

 

Fonte e crédito das imagens:
1 – Photobucket
2 – Simon Pearson
3 – Phonix Scrapbook Store

6 comentários sobre “Não sabe que papel usar? Eu te ajudo!

  1. Pingback: Itens de papelaria que eu mais usei em 2015 | Meu Reino de Papel

  2. Pingback: Setup do meu planner pessoal – Parte 1 | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

