30 dias em listas

30 dias em listas caderno caneta marca texto

Post sobre o que é o 30 days of lists, traduzido para 30 dias em listas, como fazer, a tradução da primeira lista, o arquivo para download e onde encontrar inspirações.

O que é o 30 dias em listas
É apenas mais uma das várias formas de fazer journaling, ou seja, de ter um caderno de memórias. A única diferença é que ao invés de escrever na forma de texto composto de parágrafos, você escreverá na forma de listas. Você mesma pode fazer o seu utilizando suas próprias ideias e/ou utilizando listas sugeridas por outras pessoas na internet. O 30 dias em listas (aparentemente) foi criado por três meninas no formato de desafio para incentivar as pessoas a fazerem journaling todos os dias, mesmo com apenas 5 à 10 minutos diários.

Como fazer
Tudo o que você precisa é de papel e caneta. Quanto mais tempo disponível tiver mais elaborado poderá ser a sua atividade, seja fazendo listas mais extensas ou decorando as páginas onde escreverá as suas listas. Pode ser em um caderno qualquer, em fichas de papel cartão colorido, fichário, agenda atual ou até mesmo naquela agenda antiga que você não sabe o que fazer com ela. Pode ser feito até mesmo no celular, caso prefira manter as listas em formato digital.

Na prática
Todo mês tem uma lista com perguntas e você as responderá diariamente. Cada dia uma diferente. Você escolhe quando começar. Assim, se você começar hoje (12/02) você responderá a pergunta de número 12, pois corresponde à data 12 de fevereiro. Amanhã, dia 13/02, você responderá a pergunta de número 13, e assim por diante. Cada mês terá uma lista nova com perguntas diferentes do mês anterior. Caso não goste de alguma pergunta pode pular porque fevereiro tem 28 dias e a lista tem mais. Se quiser poderá fazer retroativo para ficar com o mês completo (como se você tivesse começado no dia 1 do mês).

A primeira lista 
A primeira lista foi lançada em março de 2011 e colocarei aqui a minha tradução para o português (sem modificações) para quem preferir. Não há a necessidade de seguir a lista ao pé da letra. O importante é que a atividade seja divertida para você. Então vamos lá!

  1. Algumas poucas coisas sobre você

  2. Coisas nas quais eu sou boa

  3. Estou ansiosa para…

  4. Lista de músicas para hoje

  5. Objetivos para esse final de semana

  6. Palavras que eu não gosto

  7. Objetivos para o blog (se não tiver um substitua por objetivos pessoais)

  8. Na minha bolsa

  9. Sites e blogs favoritos

  10. Na minha lista de desejos

  11. Ideias para um programa à noite

  12. Rotina semanal

  13. DIY que eu quero fazer (DIY – do it yourself são coisas que você mesma pode fazer)

  14. Coisas que eu amo

  15. Na minha lista de compras

  16. Lugares para visitar na cidade

  17. Palavras que são difíceis de soletrar/escrever

  18. Itens essencias para viagens

  19. Receitas que eu gostaria de tentar

  20. Celebridades que eu adoro

  21. Coisas para fazer no outono (ou na próxima estação, depende do mês que você começará a lista)

  22. Hoje eu vi

  23. Prazeres com culpa (qualquer coisa que adore fazer mas faça com culpa, pode ser comer doce, compras, etc)

  24. Eu faço listas para…

  25. Coisas que eu preferiria estar fazendo agora

  26. Livros que eu gostaria de ler este ano

  27. Lições que eu aprendi

  28. Lugares para visitar nas férias

  29. Pratos preferidos

  30. Lista de afazeres de hoje

Versão em PDF da lista aqui.

A próxima lista
A lista de março está disponível aqui.

Inspirações
Sobre o desafio 30 days of lists – em inglês
Pinterest (tem vários mas esse é com mais ideias) – em inglês
Grupo no Facebook 365/30 Lists: Philofaxers! (tem listas para baixar) – em inglês
Sobre journals – em português

Gostou da ideia? 
Bacana e bem simples, não é mesmo? Até eu estou pensando em fazer, provavelmente em um caderno pequeno, para quando estou no metro ou antes de dormir. Se forem fazer e postar no Instagram me marquem (@meureinodepapel). Adorarei ler a lista de vocês 🙂 Até a próxima.

15 comentários sobre “30 dias em listas

  1. Nossa que bom que vc traduziu, quando vi lá no grupo eu fiquei curiosa mas as informações estavam em inglês então eu boiei rs
    Já vi algumas blogueiras respondendo algumas perguntas dessa lista, como se fosse uma TAG.
    Com certeza eu tentarei fazer, achei bem interessante ^^
    Seu blog é muito útil, obrigada por tudo que compartilha nele ❤
    Bjs!

    Curtir

    • Ownn que fofa! Fico feliz em saber que o meu conteúdo é util 🙂 Às vezes minha rotina está tão corrida a ponto de não sobrar tempo para escrever. Aí lembro de cada comentário fofo que já recebi e venho correndo postar algo para vocês 🙂
      Beijos

      Curtir

  2. Aaahhh Fernanda muito obg pelo carinho aqui e no grupo conosco, amei a sua lista, tbm não curti algumas coisas da original, tentarei mesclar as duas e incluir algo meu tbm hahaha
    Bjins

    Curtir

  3. Fernanda,
    as perguntas são respondidas em uma única pagina, ou usa responder a mesma pergunta varias vezes no mês, tipo
    “Hoje eu vi”
    respondo só naquele dia? ou posso fazer uma pag com esta pergunta e responder por dia ??
    não sei se me fiz entender !
    bjinhos

    Curtir

    • Oi Cristiane. Use o espaço que achar necessário para responder cada pergunta. Se usar uma agenda diária fica mais prático deixar uma pergunta em cada folha, no dia correspondente. O número da pergunta corresponde ao número do dia do mês. Assim, hoje você responderia a de número 16, pois corresponde a 16 de fevereiro. Cada mês tem a suas próprias perguntinhas, ou seja, será uma lista nova para março. Caso não goste de alguma pergunta pode pular porque fevereiro tem 28 dias e a lista tem mais. Beijo

      Curtir

  4. Amei a ideia das listas. Vou começar em março. Hj à tarde encontrei esse livro q pode inspirar a criação de nossas listas:
    http://www.livrariacultura.com.br/p/listografia-sua-vida-em-listas-42743124
    Alguns blogs dão mais detalhes a respeito. A ideia é escrever no livro, mas vou preferir apenas me inspirar nas listas do livro e fazer o registro na minha “Maio”.
    Amei o post tão esclarecedor,Fernanda e vou dar uma passeada pelo teu blog que percebi ser muito fofo. bjs

    Curtir

  5. Pingback: 30 dias em listas – março 2015 | Meu Reino de Papel

  6. Pingback: Como reutilizar uma agenda fichário com refil antigo | Meu Reino de Papel

  7. Pingback: 30 dias em listas – abril 2015 | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

