Encadernação simples: Como fazer seus próprios cadernos costurados à mão

midori travelers notebook caderno costurado encadernação decoração agenda

Foto bem antiguinha, mas que exemplifica bem um dos usos dos meus cadernos

Seja porque queira economizar ou seja porque você quer um caderno diferenciado, com aspecto artesanal e/ou com diferentes folhas, saber fazer o seu próprio caderno é uma mão na roda. Envolve um bocado de tempo, mas como um caderno pode durar por meses, é possível fazer alguns a cada 2-3 meses, dependendo da frequência que os usar. Neste post eu vou falar um pouco sobre o tipo de encadernação mais simples que eu faço para ter os meus cadernos costurados à mão.

Encadernação simples, indicado para poucas folhas
Neste post aqui eu mostrei como eu fiz a capa do meu Traveler’s Notebook e depois de pronta eu precisei fazer os cadernos, já que na época, somente os da marca Midori eram compatíveis. O tamanho do caderno é bem diferente do tradicional, então fazer os meus próprios cadernos vieram à calhar. Segue o material que eu uso e um passo-a-passo simplificado para fazer eles.

Material que eu uso:
1 estilete
1 base de corte
1 régua de metal
1 tubo de cola em bastão
1 arredondador de cantos
1 lápis para fazer marcações de distância
2 clips grandes para cada caderno que for fazer
1 agulha de costura (existem outras específicas para encadernação, mas eu me virei bem com a convencional)
linha de costura (há quem use fio dental sem cheiro e sem gosto ou fio próprio para encadernação que é encerado)
1 furador de folhas de ponta média (agulhão)
1 boleador (ajuda o papel não ficar com as fibras pra fora ao dobrar, se não tiver poderá fazer sem)
1 vincadeira (se não tiver pode improvisar com uma faca de manteiga, use as costas dela e não os dentes)
folhas sulfite branca, colorida e folhas decoradas para scrapbooking
folhas de papel cartão para fazer a capa

Passo-a-passo:
1) Reunir o material sobre a mesa, ter em mãos o tamanho do caderno que preciso fazer e decidir quantas folhas irá em cada caderno. Eu nunca fiz um com mais de 25 folhas (e foi difícil costurar). Se a altura do caderno for inferior a altura do papel que utilizará, corte-o antes de começar. Não corte a largura ainda, deixe sobrando.
2) Cole uma folha para scrapbooking em uma folha de papel cartão. Use a vincadeira sobre o papel para que ele fique bem esticadinho. Depois de seco, corte a capa na altura do caderno. Não corte a largura ainda. Use uma régua e lápis para marcar o meio, onde será a lombada do caderno. Risque usando o boleador e depois dobre.
3) Dobre ao meio folha por folha, na quantidade necessárias para fazer o caderno. Use a vincadeira para vincar a dobra de cada folha.
4) Encaixe uma folha dentro da outra, começando pela capa. Os meus eu fiz usando 14 folhas e sem capa. Prenda com 2 clips cada caderno (um de cada lado).
5) Utilize lápis e régua para marcar onde fará os furos. No meu caso, eu fiz 6 furos para um caderno de 21 cm de altura. Não importa muito o lugar dos furos, desde que não sejem muito perto das extremidade ou muito perto um dos outros.
6) Use o agulhão para fazer os furos nos lugares marcados. A cada furo, certifique-se que furou bem até a última folha (ou até a capa), virando o caderno e olhando a última folha (ou a capa). Não tire o clips ainda. Se achar necessário, mexa o agulhão para esquerda e direita para aumentar um pouco os furos (depende do tamanho do seu agulhão e da agulha que utilizará).
7) Corte a linha no comprimento de 3 vezes a altura do seu caderno. Passe a linha na agulha e dê um nó duplo ou triplo (um nó sobre o outro).
8) Comece à costurar pelo lado de dentro do caderno. Se desejar costure 2 vezes, terminando no mesmo furo que começou.
9) Corte a linha e dê um nó. Se não gostar da linha à mostra, cubra com fita adesiva decorada.
10) Retire os grampos e corte a largura do caderno no tamanho desejado. Faça isso com o caderno fechado. Arredonde os cantos de desejar.

papel para scrapbooking

Diferentes tipos de papel para fazer o miolo do caderno

folhas dobradas encadernação Midori Travelers Notebook

à direita, o meu traveler’s notebook, à esquerda, algumas folhas dobras ao meio

furação das folhas

Furando as folhas

encadernação caderno costurado à mão

Costurando o caderno

corta

Após cortar a largura do caderno – desculpa pela foto fora de foco

capas cadernos encadernação

Cadernos terminados

É isso! Dá um pouco de trabalho mas é bem relaxante. Dá para fazer escutando música, vendo vídeos no youtube ou até mesmo assistir um episódio repetido do seu seriado preferido. Quando eu tenho muito pouco tempo livre no final de semana eu faço meus cadernos por partes. Em um final de semana eu faço as capas, no outro eu dobro as folhas e em um outro eu termino. Quando eu uso um dos cadernos como agenda, eu ainda uso um outro final de semana para carimbar os meses, os dias e as semanas. Espero que tenham gostado.

Hey! Tenho um update sobre como fazer caderninhos! Aqui eu postei um passo à passo de como fazer caderninho sem ter que costurar as folhas 😉

Anúncios

16 comentários sobre “Encadernação simples: Como fazer seus próprios cadernos costurados à mão

  1. Pingback: Como fazer um Midori Traveler’s Notebook? | Meu Reino de Papel

  2. AMEI SEU BLOG! Já está nos favoritos e já sigo no instagram! Parabéns!! Amo cadernos, agendas, papel, listas etc. Como é bom achar pessoas com os mesmos gostos! *-*

    Curtir

  3. conheci por acaso o Midori enquanto pesquisava sobre a minha paixão a Pan Am, e conheci o Midori Blue Edition e fiquei de coração partido quando descobri que não tinha revenda no brasil nem, videos de dicas em português, ai fui pesquisar na net sobre o midori e encontrei esse blog que me ajudou mto, desejo todo o sucesso e conseguiu mais um fã.

    abçs.

    Curtir

  4. Pingback: 15 listas: Preparativos para a edição de outubro | Meu Reino de Papel

  5. Pingback: Lojinha: Refil gratuito para dezembro de 2015 | Meu Reino de Papel

  6. Pingback: Encadernação simples: Como fazer seus próprios cadernos sem costura | Meu Reino de Papel

  7. Pingback: Aquarela no caderno de memórias (journal) | Meu Reino de Papel

  8. Pingback: Lojinha: Planner Financeiro | Meu Reino de Papel