Estuda, garota! – 10 dicas sobre agenda de estudos

dicas de agenda de estudo como estudar

Primeiro post da série vai ser essa lista de dicas que resume a utilização da minha agenda de estudos. Estamos quase no final do primeiro semestre de 2015 e achei que começar por ele será mais útil para o momento. Sem mais delongas, segue as 10 dicas sobre agendas de estudos.

1) Use a agenda todos os dias, mesmo quando achar que sabe o que está escrito. Se a sua agenda for diária, não esqueça de dar uma olhada também nos dias seguintes para não perder de vista as datas de entrega de trabalhos, provas ou apresentações.

2) Se a sua agenda concentrar tudo o que faz, considere criar categorias (pessoal, trabalhos, estudos, filhos, etc). Trate-os de forma diferente na agenda para facilitar a leitura (pode ser através do uso de cores, divisão da folha em áreas para cada categoria, etc)

3) Eu recomendo fortemente ter uma única agenda, já que a vida pessoal influência fortemente nosso planejamento de estudos. Se isso não for possível, não esqueça de transcrever alguns compromissos inadiáveis na agenda de estudos e também na agenda pessoal. Isso evita cancelamentos de última hora e perda de tempo replanejando o que realmente precisa ser feito.

4) Quando necessário planeje de trás para frente (da data de entrega para o dia atual), marcando lembretes do que deve ser feito nos dias anteriores. Se a compra de algum material for necessária, tente conciliar com outras tarefas que precisam ser realizadas na rua.

5) Não esqueça de marcar as datas importantes, assim que souber delas. Data de rematrícula, inscrição de disciplinas, quais os feriados serão prolongados, dias que não haverá aula, datas de devolução de livros na biblioteca, etc.

6) Sempre adicione algumas horas além do necessário no planejamento de tarefas mais elaboradas (ou com várias etapas) para cobrir imprevistos. Se achar que em uma tarde você faz aquela lista de 20 exercícios para entregar, evite fazer na véspera da data de entrega. Tem sempre um exercício ou outro que a gente acaba empacando.

7) De tempos em tempos, avalie se o que está fazendo está funcionando e determine o que pode ser melhorado. É tentativa e erro mesmo, mas a nossa intuição ajuda muito, o que faz ser mais acertos do que erros.

8) Saiba distinguir compromisso, tarefa com data fixa e tarefa sem data, para não anotá-los de forma errada na agenda. Tem um post sobre isso aqui.

9) Anote na agenda os dias em que faltou na aula. Isso ajuda não só para pegar a matéria que precisa com um amigo como também manter controle sobre a quantidade de faltas por disciplina.

10) O planejamento de horas livres é tão importante quanto o planejamento dos estudos. É o seu momento de relaxar, mudar o foco um pouco, cuidar de si mesmo(a) e recarregar as energias. Atenção aos finais de semanas prolongados! Se possível coloque suas coisas em dia antes ou no máximo no primeiro dia e aproveite o restante. Não tem nada melhor do que aproveitar o tempo livre sem preocupação na cabeça.

Todos os posts da série estão aqui.
Bons estudos!

Anúncios

4 comentários sobre “Estuda, garota! – 10 dicas sobre agenda de estudos

  1. Pingback: Estuda, garota! – Nova série de posts sobre organização nos estudos | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s