Estuda, garota! – Ambiente de estudo

ambiente de estudos mesa estudar

Quem passa horas estudando sabe bem da importância de um cantinho só seu para estudar. Uma mesa que caibam cadernos e livros abertos e uma cadeira confortável bastam. Canetas, post-its, marcadores de textos à vontade. Uma musiquinha de fundo só para ajudar à concentrar. Um suco gostoso feito na hora. Ai ai, deu até vontade de estudar! Claro que cada pessoa funciona de um jeito, mas espero que aqui vocês encontrem informações que possam lhe ajudar.

Eu acho que eu já estudei em todos os ambientes possíveis, até mesmo no sofá da sala de cabeça para baixo! Foram apenas alguns por minutos, não me julgue. Eu estava realmente entediada. E por mais que eu goste de estudar, nunca achei fácil a tarefa de estudar por horas e horas todos os dias sentada no mesmo lugar. Isso sem contar as horas em sala de aula. Com o tempo eu descobri o me ajudava a me manter sentada e focada nos estudos, e como são várias coisas, dividirei em alguns subtópicos.

A mesa de estudos
Não necessariamente maior é melhor. A partir de um certo tamanho só me ajuda a manter uma bagunça organizada no restante do espaço em que eu não preciso usar. Eu funciono melhor com o mínimo necessário sobre a mesa, mas já houve uma época em que minha mesa era cheia de porta trecos, fotos, origami, coleção de anjinhos e por aí vai. A minha mesa sempre foi do jeito em que eu me sentia confortável para estudar, como um reflexo do meu estado de espirito do momento. Hoje é um meio termo entre os dois. Como frequentemente eu tenho que desenhar algo antes de fazer no computador, meu mínimo necessário acaba sendo bastante coisa sobre a mesa para o meu gosto, e por isso acabei investindo em um organizador de madeira. Se você não gosta da sua mesa hoje ou se a todo momento você precisa empurrar algo para caber livros e cadernos confortavelmente, talvez seja um indicativo que você precisa reorganizá-la.

ambiente de estudos estudar mesa

A mesa da cozinha que vira mesa de estudos
Mesmo tendo a minha mesa de estudos eu gosto de estudar na mesa da cozinha, geralmente à tarde depois que a cozinha já está em ordem. Gosto porque eu tenho uma vista do lado de fora do apartamento que eu gosto muito. Geralmente eu a uso para estudos mais curtos (até 4 horas) e levo o mínimo possível. Antes de usar a mesa eu passo um pano úmido para limpá-la, coloco panos e enfeites de lado e faço algo para beber (suco, chá ou café). Se eu tivesse somente a mesa da cozinha para estudar eu manteria um cesto (ou qualquer outra coisa fácil de carregar) para colocar minhas coisas dentro sem precisar arrumar tudo toda vez que precisa usar a mesa. Post-its ajudariam a marcar páginas em utilização facilmente.

Outros lugares
Sempre que posso mudo o local de estudos. Seja na poltrona da sala, na biblioteca ou num café próximo de casa ou da faculdade. Esses locais funcionam bem quando não preciso de muito material para estudar. Geralmente quando são apenas leituras com anotações, resolver lista de exercícios cujo material de consulta não é tão complicado assim de carregar ou desenvolvimento de projetos novos com croquis rápidos.

ambiente de estudo estudar mesa

Som ambiente
Eu vario entre música instrumental, sons da natureza e barulho de gente falando. Parece loucura, eu sei, mas pra mim, um pouquinho de barulho me ajuda muito, principalmente quando estou fazendo uma tarefa que envolve criatividade. Tem gente que deixa a televisão ou o rádio ligado como barulho de fundo, mas me distrai demais, eu acabo cantando junto com a música ou prestando atenção no filme que está passando, e aí, acabo não fazendo nenhuma das duas coisas direito. Abaixo tem alguns links de sites você pode baixar ou escutar sons ou músicas gratuitamente. Dentre eles o primeiro é o meu favorito, me sinto estudando numa mesa como essa da foto acima, rs.

Sons da natureza: http://www.listeningearth.com/LE/general.php?pageID=8
Música instrumental (diversos tipos): https://freemusicarchive.org/genre/Instrumental/
Música clássica: https://musopen.org/music/
Barulho de gente falando: https://coffitivity.com/

ambiente de estudo estudar mesa

Comes e bebes
Em um mundo ideal minha mesa teria um portal de entrega de diferentes sucos, sobremesas, e chocolates suíços, todos com zero calorias! Mas como isso está longe de acontecer (mimimimi), eu tento manter os comes e bebes com coisas leves e porções pequenas para não perder o apetite nas refeições principais. Para beber eu gosto muito de chás (quente ou gelado), sucos e bebidas à base de café, como café com leite e moka. Para comer eu gosto de bolachas salgadas, frutas, bolo sem recheio, torrada com geléia, mistura de amêndoas, nozes e castanhas sem sal, chocolates, etc. As frutas eu deixo lavadas e pronto para o consumo na geladeira, assim evito aquela preguiça de preparar na hora e acabo sucumbindo ao mais fácil (leia-se menos saudável). Ah, sim! Mantenho uma garrafinha de água fresca na mesa o tempo todo.

Sobre barulho em ambiente de estudos
Eu fiquei curiosa sobre barulho em ambiente de estudos e fui pesquisar. Acabei achando um artigo científico sobre o efeito do barulho em atividades cognitivas que envolvem criatividade. Nele é constado que níveis moderados de barulho aumentam a criatividade! Por essa eu não esperava! Se quiser ler o artigo na íntegra (em inglês) basta visitar este link.

Como é o seu ambiente de estudos? 
Sinta-se à vontade de me dizer ou me mostrar como é o seu ambiente de estudos via comentários neste post ou me marcando no Instagram.

Todos os posts da série estão aqui.
Bons estudos!

6 comentários sobre “Estuda, garota! – Ambiente de estudo

  1. Pingback: Estuda, garota! – Nova série de posts sobre organização nos estudos | Meu Reino de Papel

  2. Fernanda precisava de um texto como esse pra me inspirar!!! Acompanho seus posts no agendas e papelarias e so agora to conhecendo direito seu blog, estou amando, voce escreve muito bem!
    Meu ambiente de estudos anda precisando de dicas inspiradoras como musica ambiente e tranquilidade, meu filhinho de 2 anos também não tem ajudado! hehehe
    Bjos

    Curtir

  3. Fernanda, estou adorando essa série de posts sobre estudos. Também tendo a ter dificuldades em estudar ouvindo música porque começo a cantar junto, mas vou tentar ouvir música só instrumental agora 🙂
    Também gosto muito do seu modo de escrever, você é sucinta, seus textos não são cansativos. Parabéns pelo blog!
    Abraços

    Curtir

  4. Pingback: Como organizar e decorar a mesa de estudos ou trabalho | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

