É um caderno? É um fichário? Não, é um caderno com discos!

caderno arc discbound notebook staples como eu personalizar furar

Se você é antenado(a) no mundo da papelaria já deve conhecer este caderno há alguns anos e provavelmente pelo nome fantasia que a marca que o comercializa o deu! Saiba que ele não é o único no mercado e, cada vez mais, encontramos opções por aí. Se não conhece ainda, tudo bem! Continua aqui que eu vou falar dele nesse post. Antes de ir para o assunto que interessa, peço desculpas pelo título tosco! Hahaha eu realmente me esforcei em encontrar um termo em português que define esses cadernos. Infelizmente há outros modelos de cadernos com folhas removíveis, e aí não teve outro jeito senão chamá-los de cadernos com discos. Desculpas feitas, vamos ao que interessa, então!

Um caderno com discos, conhecido também como “discbound notebook” em inglês, é um caderno que utiliza discos de plástico no lugar do espiral para encadernar as folhas. O que isso tem demais? Bem, esse caderno une a leveza e flexibilidade de um caderno com a versatilidade de um fichário. É o que há de melhor em cadernos e fichários! Claro que nem tudo são flores, e por isso eu fiz uma lista de vantagens e desvantagens.

Vantagens
– customizável
– é vendido no Brasil
– mais leve que um fichário
– pode ser utilizado para diferentes fins
– mais barato que uma agenda fichário
– possibilidade de dobrar o caderno ao meio e ocupar menos espaço do que um fichário aberto na mesa
– inserts tamanho A5 podem ser utilizados nele, embora não seja o tamanho oficial*

Desvantagens
– o furador é caro
– dá mais trabalho mover uma grande quantidade de folhas, quando comparado com fichário
– idealmente deve-se utilizar folhas com gramatura superior à 75g/m2
– poucas lojas o vende
– pouca diversidade de cores de capas, discos, divisórias prontas para comprar

Marcas disponíveis no Brasil
Caderno Arc da Staples 
Caderno Inteligente (onde comprar aqui)

Marcas disponíveis no exterior
Levenger Circa Notebooks
Arc system notebooks by Staples

Vídeo (em inglês) mostrando o caderno Arc em ação.

Minha opinião sobre o caderno Arc 
Eu simplesmente amo meu Arc! Foi até difícil manter a imparcialidade do texto! Eu comecei a usar o meu, no tamanho A5, para a faculdade (foto abaixo). Com ele eu pude colocar a agenda de estudos, minhas notas de aulas (que não são muitas) e até alguns materiais de projetos, em um lugar só. Leve, ocupa menos espaço na bolsa/mochila e é mais silencioso também. Nada de tec, tak! das argolas de fichário no meio da aula. A agenda de estudos eu mesma fiz, somente com os dias de aula em duas páginas, layout vertical. As outras folhas são pautadas e quadriculadas que eu comprei na própria Staples. Comprei também as divisórias e a pasta com zipper em plástico. Gostei tanto do sistema que comprei os discos maiores. Como já terminei o semestre, coloquei o caderno no arquivo e removi tudo que poderia ser reutilizável. Por isso ele está assim magrinho, sem divisórias e com capa que eu mesma fiz.

Eu não tenho o furador então tenho eu mesma feito os furos dos meus inserts (saiba como aqui ), o que me toma um tempinho. Atualmente eu uso um outro caderno Arc para organização do blog.

caderno arc discbound notebook staples como eu personalizar furar

Quer saber o que outras pessoas têm a dizer sobre o Arc?
Tem dois posts bacanas, um da Quimera Embriagada e outro do André Souza. Vale a pena conferir 🙂

Quer saber como eu me organizava na faculdade usando um caderno Arc? 
Então deixe um comentário aqui em baixo, assim saberei que o post é relevante para vocês 😉

* Consultei o site da Staples e, no Brasil, o tamanho das folhas é A5 (modelo pequeno). No entanto não é mencionado as dimensões das folhas. Eu tenho um em casa, comprado no Canadá e as folhas não são A5, embora o tamanho seja próximo. Como os dois países usam padrões de tamanho de folha diferentes, pode ser que na America Latina a Staples tenha adaptado o produto e venda o tamanho A5 como mencionado na embalagem.

20 comentários sobre “É um caderno? É um fichário? Não, é um caderno com discos!

  1. Pingback: Como furar uma folha para o caderno Arc sem ter o furador | Meu Reino de Papel

  2. Tenho um Arc que comprei no Brasil (moro em Santos/SP). Gostei do caderno, mas aqui tem poucas opções de adereços, além disso o serviço de entrega deles é bem complicado.. Adoraria saber como você usava o seu Arc na faculdade, que sabe me animo a usa-lo como uma agenda. Bjs

    Curtir

  3. Achei o seu blog quando procurava algo sobre montar um planner e me deparei com este post sobre o caderno arc e resolvi dar o meu parecer.

    Primeiro comprei somente o caderno para verificar a sua qualidade e gostei bastante, já que as folha são mais grossas que as comuns e ser possível retirar e colocar a folha em outra parte do caderno.

    Acabei por comprar a perfuradora ARC e comecei a testar com folhas de 75g, porém não fica firme como as do caderno da arc, testei com a folha mais grossa que encontrei que foi a de 90g, fica mais firme, mas ainda assim não fica tão boa como a original, penso que deva ser de 120g, mas somente encontrei para comprar o pacote do papel vergê nesta espessura.

    A perfuradora é de fácil manuseio e você monta, no meu caso, uma agenda super rápido, como eu mesmo crio o miolo de agenda estou utilizando este tipo de perfuração para dar um acabamento melhor nas agendas que presenteio aos amigos.

    Na minha opinião vale a pena para dar um acabamento mais bonito aos seus trabalhos ou se você precisa de flexibilidade para incluir ou mudar de posições as folhas do seu caderno/fichário. Somente a questão de passar as folhas é que as vezes não é tão boa, já que dependendo como você passa a folha ela pode soltar.

    Curtir

    • Oi Rômulo! Bem-vindo ao meu blog. Concordo com quase tudo o que disse, inclusive quanto à diferença na gramatura da folha para o Arc. Eu uso a 90g, não só porque funciona melhor com os discos do Arc como também se adequa melhor aos materiais que eu uso para escrever e fazer pequenos croquis (como canetinhas). Eu acho que o papel do Arc seja 90g mesmo, mas feito com uma fibra de papel superior à esses 90g que compramos (geralmente papel multiuso), mas não tenho certeza. Eu não tenho problema das folhas soltarem quando viro elas, é só pegar o jeito. Como eu quase não insiro folhas à mais no Arc, optei por esperar uma promoção do furador. Obrigada pelo seu comentário e volte quando quiser 🙂
      PS: Caso não conheça, procure por Midori Traveler’s Notebook aqui no meu blog e na busca do Google. Se você gosta de fazer as coisas que usa, inclusive encadernação à mão, vai se interessar 🙂

      Curtir

  4. Olá, adorei isso do arc e estou impressionada em como é barato! Cheguei ao seu blog pesquisando sobre planner. Quero muito saber como vc usava na faculdade justamente porque gostaria de usar na faculdade tambem. Queria saber se dá pra usar normalmente como uma agenda/planner e se dá pra em casa mesmo customizar as paginas, por exemplo imprimindo planners. 😀 Aguardo sua resposta!

    Curtir

    • Oi Laíze! Farei um post sobre como eu usava o Arc na faculdade 🙂
      Sim, com o Arc você pode usar o que quiser, na ordem que quiser, basta imprimir as folhas no tamanho do seu Arc (existe em dois tamanhos, eu usei e uso o A5) e furá-las com o furador ou manualmente (ensinei aqui no blog).
      Obrigada por passar por aqui 🙂

      Curtir

  5. Boa noite, muito legal o seu blog!! Parabéns!! =)
    Estou querendo comprar o meu caderno Arc.. mas estou dividido entre o Arc e o Caderno inteligente… As folhas e acessórios de ambos servem um no outro? Tem algum melhor? Obg, bjus!

    Curtir

    • Olá, Davi! Eu tenho apenas o Arc da Staples então não poderei te ajudar quanto a isso. A princípio o mecanismo de encaixe das folhas é o mesmo, mas a distância entre um disco e outro pode ser diferente sim, já que cada marca pode fazer como quiser. Pessoalmente eu compraria um kit todo de uma única marca, depois poderia arriscar os acessórios, folhas de outra. Assim se não der certo você pelo menos terá um que funciona certinho. Obrigada pela visita 🙂

      Curtir

  6. Boa Tarde Fernanda, estava hoje procurando algo do tipo, um caderno estilo fichário que as folhas pudessem ser recoladas, e achei seu blog. Achei muito legal o carderno Arc, então queria saber se as folhas ficam soltando? ( Tive uma experiência com fichário a muito tempo e lembro que sempre perdias as folhas pois elas ficavam rasgando na argola do fichário). E as folhas normais de A5 se feito os furos corretamente, ficam bem firmes nesse caderno? Obrigado
    Parabéns pelo blog.

    Curtir

    • Olá Rafael,

      Obrigada, fico feliz em saber que gostou do post 🙂

      Eu nunca tive problemas com as folhas do caderno Arc, tanto as folhas da marca como folhas feitas em casa. É só pegar o jeitinho de tirar e por as folhas, bem tranquilo. Se for adicionar muitas folhas ao caderno, vale a pena investir no furador próprio. Como ele é mais caro, você pode começar apenas com um caderno, se gostar e precisar, você compra o furador. Ano passado a Staples online fez promoção do furador na black Friday, esgotou rapidinho.

      Obrigada pela visita e ótima terça-feira!

      Curtir

  7. Olá Fernanda,

    Obrigado pela resposta, e mais uma dúvida, no site da staples eles não vendem o caderno com folhas sem pauta? Eu prefiro folhas assim. Ai acabei ficando com a mesma dúvida que o Davi, será que o refil do caderno inteligente pode servir no Arc?

    Obrigado novamente.

    Curtir

  8. Olá, parabéns pelo Blog!

    Estudo para concursos e quero muito desmembrar meu código e colocar em mini fichários, pois assim posso colocar minhas anotações entre as folhas.

    Pesquisando na internet apareceu esse furador ARC e gostaria de saber se tem problema usar ele para folhas normais, mais finas ou não.

    Estou com medo de rasgar.

    Fico aguardando, obrigada!

    Thais

    Curtir

    • Olá Thaís, obrigada! Fico feliz em saber que gostou do blog!
      Que boa ideia essa sua! Já verificou se seu código tem margem interna o suficiente para furação? Eu diria que precisa pelo menos 1 cm livre (após o corte das folhas) para fazer a furação. Eu não tenho o furador do Arc, o meu é o da Happy Planner (faz o mesmo tipo de furo). Eu não tenho a mesma folha para testar, usei papel seda (é o mais fino que tenho aqui) e ele saiu rasgadinho do furador. 4 folhas por vez consegui fura sem problemas, mas tenho minhas dúvidas quanto a durabilidade. Os discos possuem uma capacidade máxima também, provavelmente você vai precisar de vários cadernos para conseguir colocar seu código…estou com a impressão que esse trabalho todo junto com vários cadernos para ter o código todo não será a melhor abordagem para o que você quer. Acho que você poderia pensar em fazer abas no livro, as mesmas do seu caderno (aí seria cadernos diferentes ou as divisórias dele) e com marcador magnético marcar a página onde parou de estudar cada sessão. Seu livro possui número de páginas, pode usar a mesma numeração no seu caderno. Caso use mais de uma página do caderno para cada página do livro, use sufixo para a numeração (12-A,12-B,12-C ou 12-1, 12-2, 12-3). Espero ter ajudado! Me diz depois o que funcionou para você! Bons estudos! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

