Smash book: O que é e como fazer

smash book kit scrapbook journaling colagem memórias o que e

O que é
São folhas de scrapbook, uma diferente da outra, reunidas em um só lugar, com encadernação em arame ou em um fichário. Pode ser comprado pronto para usar ou feito do começo ao fim por você mesma.

Para que serve
Serve para guardar momentos e pensamentos. Ele é parecido com scrapbook, mas há uma grande diferença: ele é mais espontâneo! No scrapbook geralmente uma linha do tempo e/ou tema é estabelecido e as páginas são previamente pensadas e planejadas. Já no Smash book não há essa condição. Uma folha pode ser sobre o filme do final de semana passado e a outra de fotos suas que postou no Instagram. Um Smash book pode ser utilizado para scrapbook? Claro! Afinal, o smash book é seu e o único limite deveria ser a sua própria imaginação.

Como ele é
Há vários tamanhos e modelos, cada um com uma cor de lombada diferente. A primeira vista podem parecer todos iguais, mas é aí que você se engana! A cor da lombada indica o modelo, e cada modelo tem o seu próprio set de páginas, bolsos e alguns, até sacos plásticos para colocar o que quiser. Mostro dois aqui em baixo, mas tem muito mais!

pink

YellowBook

Há também alguns que são vendidos em kits, como o da capa do post. A caneta é super bacana! De uma lado ela é caneta preta de ponta porosa e do outro cola bastão! Ideia de gênio ou não? Veio também um bloquinho com 30 folhas com cards como aqueles de journaling para completar escrevendo, um carimbo de datas, uma fita adesiva decorada, um elástico para segurar o smash book e colocar algumas canetas e vários post its fofos!

smash book kit stamp carimbo caneta washi tape post it

smash book kit stamp carimbo caneta washi tape post it

smash book kit stamp carimbo caneta washi tape post it

Inspiração
Cuidado! Você pode esquecer da vida com o link abaixo, rs! Não diga que eu não avisei!
Pinterest – Smash Book Ideas
Pinterest – resultado de busca smash book pages

Como fazer
A idéia é simples, páginas e mais páginas de papel de scrapbook ou papel cartão colorido encadernados ou colocados em um fichário. O tamanho A4 me parece ser o mais fácil de fazer e achar acessórios, já que evita corte e ainda reaproveita materiais já existentes, como divisórias e sacos plásticos. No entanto, pessoalmente eu acho o A4 um formato muito grande e pouco atraente, mas vai de gosto mesmo. Eu tenho um Smash book gigante, maior que o A4, que é ótimo para documentar viagens, posso guardar mapas, panfletos e até posters, mas não acho o tamanho bacana para documentar coisas do dia-a-dia. Nestes casos eu prefiro os tamanhos menores. Se você gosta de fazer tudo, do começo ao fim, deixo esse passo-a-passo muito bacana que eu encontrei. Está em inglês, mas as fotos ilustram bem o que deve ser feito. Link aqui.

Quanto custa e onde comprar
O preço varia bastante, basicamente de acordo com o tamanho. No Brasil o preço varia entre 40-120 reais. Abaixo o link de duas lojas virtuais que vendem, mas nunca comprei nessas lojas.
Presente de Papel
Arte Papel & Pano

Gostou? Deixa um comentário aqui em baixo 😉

4 comentários sobre “Smash book: O que é e como fazer

  1. Amei, já tinha visto algumas coisas sobre o tema, mas nada bem explicadinho, (como eu gosto…rs) como nesse post!! Vai anotando suas ideias, sem necessidade de ser diário e com qualquer tema! As folhas são lindas e a decoração ilimitada. Parabéns pelo texto e pelas inspirações! Beijos

    Curtir

  2. Eu tenho um smash book vermelho (k&company) e um scrap diário azul (tokecrie), ambos comprei na Papel de Papel. Fui à loja física, mas a loja virtual deles é muito boa, apesar de não ser das mais baratas. Amo os dois, mas o brasileiro encantou mais meu coração por ser em português, o que é super raro em scrapbooking, só que o valor é quase o mesmo do importado.
    Essa caneta é mesmo divina, né?! Fiquei babando quando descobri que no site da k&company tem versões coloridas e um monte de acessórios bacanas, pena que (quando) chegam aqui no Brasil ficam um horror de caro. Mas ainda vou comprar um carimbo desses de datas…

    Curtir

  3. Amo Smash. No scrap, o smashbook foi o que mais me identifiquei… e juntar coisas para documentar tem sido muito, como eu posso dizer… inspirador. Algumas vezes um pedaço de uma embalagem de presente, um papel de doce, coisas pequenas que trazem tanto carinho, e precisam ser documentadas.
    Adorei o post!

    Curtir

Deixe um comentário

