Estuda, garota! Volta às aulas

volta as aulas agenda organizacao pessoal o que comprar photo by Redd Angelo

Já estamos em agosto, segundo semestre de 2015! Algumas faculdades voltarão às aulas nas próximas semanas, outras já até começaram. Você já está preparada para encarar a rotina de estudos novamente? Provavelmente não, né? Já deu uma olhada no calendário procurando os próximos feriados? Esse processo de aceitação de retorno às aulas é normal. Afinal, sabemos como é difícil manter o foco e a rotina de estudos diariamente. Mas, pouco à pouco, entramos no ritmo e quando vemos, já estamos habituadas novamente e empolgadas com o que estamos aprendendo. Então, vamos lá! Para quebrar essa inércia toda basta se mexer e entrar em clima de estudos. Fiz um passo-à-passo para você voltar às aulas com tudo, e o melhor, bem organizada!

Passo-à-passo para voltar às aulas com tudo

Organize o ambiente de estudos
Melhor fazer agora, do que depois, que vira até motivo de procastinação para não estudar. Uma boa medida é começar logo pela sua mesa de estudos, se tiver uma. Se livre do que for lixo/reciclável, coloque as coisas no lugar e deixe-a arrumadinha para você. Ninguém tem vontade de estudar numa mesa bagunçada, não é mesmo? Então, capricha! É o seu cantinho para estudar bem tranquila. Se sobrar um tempinho extra poderá estender a arrumação ao seu quarto, guarda-roupa, prateleiras, livros, etc. Mas, atenção! Uma arrumação completa do quarto pode levar dias! Então, para não perder o foco, priorize a arrumação relacionada aos estudos.

canetas do estojo medio

Organize o material de estudo e itens de papelaria do semestre passado
Bom momento para saber o que realmente precisa comprar, o que pode ser reaproveitado e até mesmo limpar e lavar alguns itens. Comece pelo material do semestre passado e decida como ele será guardado. Eu geralmente passava tudo para um fichário ou pasta sanfonada velha. Raras vezes eu precisei consultar algo do semestre anterior. Nas ocasiões que isso ocorreram os resumões que eu fazia davam conta para sanar uma dúvida rapidamente, sem recorrer à livros ou apostilas. Peguei o hábito de deixá-los sempre na frente de toda papelada de cada disciplina. Material do semestre anterior iam para a última prateleira de baixo que eu tinha no quarto, e todos os itens de organização vazios (fichários, divisórias, pastas, etc)  já ficavam na prateleira logo acima, para serem usados durante o semestre.

O próximo item a ser arrumado é o estojo. Lembro-me nitidamente de sentar na cama com umas folhas de rascunhos com todas as canetas, lapiseiras, borrachas que eu tinha para decidir o que precisava ser jogado fora, o que eu seria doado, o que iria para a mesa e o que ficaria no estojo da mochila. Ligava a televisão, e pronto! Podiam esquecer de mim ali, rs.

E por último eu limpava a mochila. Se você transpira bastante, considere lavar nem que seja somente as alças para evitar mal cheiro. Verifique todos os bolsos a procura de pequenos lixos como embalagens de snacks, papel de bala ou recibos de compra.

Se no seu curso você utilizar jaleco, óculos de segurança ou outros equipamentos de proteção, considere fazer a limpeza desses itens também. A cada lavagem do meu jalecos novos furos apareciam devido à respingos de ácido.

lista de compras volta as aulas photo by Green Chameleon

Faça uma lista de itens que você já tem e dos que precisa comprar 
Com toda a arrumação feita é possível fazer a lista de compras, e também, uma lista do que não precisa comprar. Parece loucura, né? Mas como entre a arrumação e o dia de comprar material (que frequentemente se tornavam diaS, rs, a cada promoção a criatura entrava na papelaria), eu acabava anotando também o que eu já tinha em casa. Depois de ter 3 borrachas fechadas da mesma marca, muitas canetas pretas sem usar, eu me dei conta que a minha memória não é tão boa assim! Sem dizer que muita coisa sobra do semestre passado! Gente, não tem necessidade de comprar tudo de novo. Quem sabe sua lista gera uma economia para comprar algo mais caro e melhor ou até mesmo aquele planner que você está namorando faz tempo! Não tem vontade de gastar a economia? Ótimo! Engorde o porquinho 🙂

Organize arquivos digitais, pen drive e HD externo 
Quem aí está com o desktop (área de trabalho) lotada de arquivos soltos? o/ Bora arrumar isso! Eu sempre começo esvaziando a lixeira e a pasta downloads. Assim, se eu apagar algo por engano consigo recuperar facilmente sem procurar muito na lixeira. Não esqueça dos arquivos em pen drive/HD externo, caso os utilize. Depois que todo o material do curso está organizado eu faço um backup e já crio novas pastas, cada uma com o nome da disciplina do próximo semestre. Esvazio o máximo possível o pen drive e já crio as mesmas pastas das disciplinas nele. Se tiver tempo, continue a arrumação no restante do computador. A pasta documentos e a de fotos costumam ficar bagunçadinhas com o tempo.

Ah, não se esqueça de arrumar o celular também! Tem app que não usa mais? Remova-o. Tem atualização para fazer? Faça! E as fotos do celular? Estão com backup em algum lugar? Tem como apagar as fotos antigas para liberar espaço? E a pasta download? Pode apagar também?

filofax agenda fichario onde comprar copyright Filofax UK

Baixe o calendário acadêmico da sua faculdade/universidade 
Com tudo em ordem, é hora de fazer o download do calendário acadêmico! Veja as datas importantes como dias de rematrícula, semanas de prova (se já estiver marcada, depende da instituição, no meu nunca vinha marcado) e, é claro, feriados!! Salve o documento no computador, no celular, imprima se quiser. Deixe-o acessível.

Escolha uma forma de se organizar e já comece a atualizá-la 
Seja uma agenda, planner e/ou a ferramenta online do seu agrado, comece a marcar as datas importantes do calendário acadêmico. Anote também pequenos lembretes, uma semana antes de grandes datas: a semana de provas e também feriados. Assim você não perde nada de vista e ainda se organiza para aproveitar as folgas de estudos.

Ufa! Cansou só de ler? Eu também! É trabalho duro, mas vale a pena! E ninguém pode fazê-lo por você. Então, quanto antes começar, mais cedo terminará 😉

Se quiser ler os outros post desta série basta clicar aqui.
Tem também o post sobre como eu organizo os meus estojos.

6 comentários sobre “Estuda, garota! Volta às aulas

  1. Eu sou super organizada, porém, eu não tenho uma escrivaninha e isso dificulta bastante a minha vida. Várias dicas que você passou eu já botava em prática. Adorei o post, beijinhos. Hel. ♥

    Curtir

  2. Pingback: Estuda, garota! – Nova série de posts sobre organização nos estudos | Meu Reino de Papel

  3. Pingback: Estuda, garota! O que fazer na primeira semana de aula | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

