Como eu estou usando o refil semanal vertical em duas páginas

Desde o início desde mês de Agosto comecei a usar o refil semanal vertical em duas páginas para planejamento pessoal misturado com um pouquinho de journaling (bem de leve mesmo). Até então eu usava o layout horizontal, ainda gosto muito dele.

Durante a semana
Eu sou uma pessoa muito visual e gosto das minhas anotações bem limpas e estruturadas. Então, enquanto a semana está em andamento não há decoração, ou se ela existe ela é puramente funcional, como por exemplo, os adesivos de copo de água (sou péssima pra lembrar de beber água!), caixinha para lista de tarefas ou algo para indicar sobre o que se trata a lista de tarefas. Em uma outra semana usei washi tape para colorir a parte de baixo e anotar o que fazer para o almoço. No final de cada dia anoto à lápis algumas coisas que aconteceram e que acho que poderão ser desenhas ou ilustradas com imagens.

the jumping fox etsy insert semana vertical em duas paginas wo2p weekly vertical on two pages decorated

Sexta-feira à noite e final de semana
À partir da sexta-feira à noite é que eu começo a decorar os dias que já passaram e que não precisarei mais usar a informação (apenas consulta futura). Eu começo olhando os espaços vazios e as anotações à lápis. Gosto de começar pelos elementos que ocuparão mais espaço. Nessa etapa não me preocupo muito se tudo vai combinar ou não, apenas tento fazer algo visual que reflita o que aconteceu no dia, mesmo que de forma bem leve. Por fim, preencho alguns espaços vazios com stickers. O intuito aqui é relaxar e se divertir.

the jumping fox etsy insert semana vertical em duas paginas wo2p weekly vertical on two pages decorated

Quem se beneficia usando um layout vertical?
Na minha opinião, pessoas que possuem tarefas bem distintas entre os períodos do dia podem se beneficiar mais usando o layout vertical, quando comparado com o layout horizontal. Isso porque as divisões já estão prontas para serem preenchidas, a recuperação da informação também é facilitada, você sabe onde olhar porque os períodos do dia sempre ficam no mesmo lugar. Se quiser fazer isso no layout horizontal, também é possível, mas dependerá de você fazer manualmente as divisões dos períodos. Pessoas que preferem tudo muito organizado no seu lugar também devem preferir esse layout, já que o sentido da leitura de cima para baixo já impõe uma ordem cronológica inexistente no layout horizontal.

A decoração não é obrigatória no layout vertical
Aliás, em nenhum outro insert. Mas confesso que por ser um formato grande (A5) eu fiquei tentada em preencher alguns espaços vazios, e foi aí que surgiu a brincadeira de final de semana. Tem gente que decora antes, tem gente que decora depois, e tem gente que não decora. O intuito é que a sua agenda ou planner seja útil para você. Se for divertido decorar sem sacrificar a utilidade, melhor ainda. Meu planner de trabalho é também no tamanho A5 com layout vertical (com as horas) e nele não há decoração. Além de não sobrar espaço, eu prefiro manter a informação bem limpa para facilitar consultas futuras.

Materiais usados na decoração
Washi ou deco tape
Adesivos
Post-it
Canetas coloridas e lápis de cor
Imagens da internet impressas em casa
Desenhos à mão livre, estilo doodle
Refil semanal layout vertical que eu fiz e não está mais à venda, veja outros modelos aqui.

Gostou deste post? 
Gostou? Gostaria de ver mais posts assim por aqui? Deixe sua opinião aqui nos comentários 🙂

9 comentários sobre “Como eu estou usando o refil semanal vertical em duas páginas

  1. Uau que fofura esta agenda, a minha fica bagunçada e sempre esqueço de anotar as coisas… preciso muito me organizar! Vou tentar ser mais criativa e usar sempre a agenda, futuramente usar o filofax!

    Curtir

  2. Oi, Fernanda! Estou querendo muito uma agenda assim de fichário, mas estou tendo bastante dificuldade em achar alguma para vender! Queria só a capa mesmo, para poder colocar os impressos personalizados. Tens alguma dica de lugar?

    Beijos!

    Curtir

    • Oi Júlia! Há marcas nacionais e importadas, sendo as nacionais mais baratas (ainda mais com o dólar do jeito que está). Nacionais tamanho Personal: Tilifax, Redfax. Nacionais tamanho A5: Fichário Kalunga, Fichário Daiso, Redfax. Importadas (Personal e A5): Filofax e Kikki-K. Estas duas últimas tem post dedicados à elas aqui no blog 😉

      Beijos e ótimo feriado!

      Curtir

  3. Pingback: Como eu estou usando o meu planner de trabalho | Meu Reino de Papel

  4. Pingback: Lojinha: Adesivos gratuitos | Meu Reino de Papel

  5. Pingback: Doodle todo dia: Minhas semanas 1 à 3 no refil semanal vertical | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

