Agendas fichário: A6 não é Personal

tamanhos de papel agenda fichário filofax hobonichi personal A5 A6

Tenho visto muita confusão quanto alguns tamanhos de agenda fichário e seus inserts e achei melhor escrever sobre isso. Não só com o intuito de esclarecer e informar, mas também com o intuito de não ver mais essa confusão por aí, que não só pode gerar frustações quanto informar outras pessoas de forma errada. A foto acima já responde bem o título desse post, então eu tentarei ir além e explicar um pouco mais sobre os tamanhos de papéis em geral, imprimíveis e tamanhos de agendas fichário.

ISO 216
Criado em 1975, este padrão internacional define os diferentes tamanhos de papel e os classifica em séries. Destas, a série A é a mais comum. Ah, agora você já sabe porque o papel sulfite se chama A4! Como nem tudo nessa vida são flores, os EUA e o Canadá não usam este padrão internacional.

300px-A_size_illustration_svg

Série A
O primeiro tamanho dessa série é o A0, que possui 1 metro quadrado de área. Dividindo esta folha na metade, sucessivamente por 10 vezes, obtemos todos os papéis da série, que vai de A0 à A10. E é por isso que 2 A5 formam uma A4 e 2 A6 formam uma A5. O padrão ISO 216 foi feito não só para padronizar como para evitar o desperdício de papel.

Tamanhos dos papéis que mais usamos (largura x altura):
A4 – 21,0 cm x 29,7 cm
A5 – 14,8 cm x 21,0 cm
A6 – 10,5 cm x 14,8 cm

 

Image0060Padrão usado nos EUA e no Canadá 
Este padrão foi criado pela ANSI (American National Standards Institute) e possui proporções arbritárias para os seus tamanhos. Observe a foto ao lado, veja como o tamanho Carta (Letter) é bem mais curto que o A4.

Tamanho do papel que mais usamos (largura x altura):
Carta – 21,6 cm × 27,9 cm (8,5 × 11,0 polegadas)

E o tamanho Personal? Da onde vem?
Até onde eu sei, este tamanho não pertence a nenhum padrão internacional. Muito provavelmente foi criado por alguma empresa que vende agendas e planners, já que livros também não são comuns nesse tamanho. Talvez tenha sido criado pela própria Filofax, pois é um dos tamanhos que ele fabricam e a empresa é bem antiga (1921!). Isso significa que, além dos refils que a própria empresa vende, não há papel nesse tamanho para vender na papelaria. Você terá que fazer em casa, seja usando uma folha como modelo ou usando arquivos com marcações de corte para esse tamanho de papel.

Tamanho do papel (largura x altura):
Personal – 9,5 cm x 17,1 cm

Se os tamanhos são tão diferentes, porque a confusão? 
Os tamanhos por si só, uns padronizados e outros não, já podem causar confusão para quem está começando agora. Eu só mencionei 4 aqui, mas se formos falar dos tamanhos mais comuns de agendas, planners e cadernos, vira quase uma sopa de letrinhas: A5, personal, pocket, mini, compact, medium, large, classic, A6, regular, passport…e a lista não acaba por aqui! Aliado à isso, há alguns produtos genéricos no mercado que usam a terminologia errada, às vezes chamando o A6 de personal. Existe também algumas blogueiras e lojas Etsy chamando inserts tamanho meia carta de A5!  Viu a importância de conhecer os tamanhos?

filofax tamanho da folha agenda fichario

Medidas em milímetros

Como saber o tamanho da agenda que está comprando? 
Sempre utilize as medidas em centímetros! Com essas não têm dúvida do que está comprando. Ah, e não confie nas medidas da capa como referência para as medidas das folhas, já que as margens da capa variam de fabricante para fabricante, e até nestes, variam de modelo para modelo. Faça uma lista dos tamanhos em uma folha (ou use uma lista pronta da internet), vai ser útil não só no momento da compra da agenda, mas também na escolha de imprimíveis,  refils e cadernos/blocos para cortar e usar como folhas para anotações. Resumindo: olhe sempre as medidas das folhas em centímetros ou na unidade que está mais acostumada!

E na hora de imprimir inserts para planners? 
O ideal é sempre usar o insert adequado para o tamanho do seu planner, e em alguns casos como o A5, usar um feito para o papel A4. Esta é a única forma de você ter certeza de que as margens, texto e imagens não sofrerão distorções e nada será deixado de fora da área de impressão. Um problema muito comum entre as brasileiras é a impressão de inserts no padrão norte americano. Lembra a imagem que compara o tamanho carta e A4? Então, quando você imprime uma imagem ou pdf para tamanho Carta (Letter) numa folha A4 (mesmo que seja para cortar e ficar tamanho A5) a impressora vai precisar redimensionar o arquivo, seja para ficar 100% dentro da A4 (e aí sobram o espaço todo embaixo em branco) ou seja para caber o máximo possível na A4 (cortando margens e as vezes até texto).

Ufa! O post ficou longo, espero que vocês tenham sobrevivido até o final dele 🙂 Quer saber mais sobre agendas fichário? Dá uma olhadinha aqui (link em breve).

Fontes:
Tamanhos de papel Wikipedia
ISO 216 e imagens Wikipedia
Imagem tamanhos Filofax

14 comentários sobre “Agendas fichário: A6 não é Personal

  1. Oie Fê, lá vai eu abusar do seu conhecimento… rs
    Você já usou a linha de cadernos da Arc ? Conhece outra marca que seja semelhante ??
    Aquela coisa de colocar e tirar o papel na espiral é fascinante, queria muito ver ao vivo antes de comprar $$$ (mas tá muito caro…).

    Curtir

  2. Oi Fernanda, como vai?
    Estou em uma busca incessante por uma agenda fichário pra chamar de minha, e essa semana encontrei a Maiorca da Maio Gráfica. Ela é tamanho A6 e quero usar insert semanal, acha que dá pra usá-los? Não vai ficar pouco espaço pra escrever e meio estranho?
    Fêêê, me ajuda, que tô com a mãe conçando pra fazer o pedido, ueheuhe

    Curtir

    • Oi Sara, tudo bem e você? Então, até onde eu sei não existe tamanho A6 de agenda fichário, acho que não ficou claro no post…irei reescrever. Infelizmente não conheço as agendas da Maio Gráfica para te dizer que tamanho é, se é Personal ou ainda um outro tamanho deles. Veja o tamanho em centímetros para ter certeza do tamanho. O melhor teste à se fazer nessas horas é cortar um pedaço de papel no tamanho da folha da agenda menor e outro na maior e testar. Só você vai poder decidir isso. Geralmente escolhem a menor por ser mais leve para carregar na bolsa, e a maior escolhem quando tem muita coisa pra escrever e controlar (como coisas de casa, filhos, estudos, etc). Espero ter ajudado.

      Curtir

      • As agendas da Maio Gráfica são A6, eu tenho e é super difícil de achar printables nesse tamanho, eu não tenho muita experiência na impressão, então preferi comprar outra agenda. No formato semanal achei apenas no Philofaxy, bem cinza e sem cor, mas não cheguei a testar.

        Curtir

        • Agora que falou eu entrei no site da Maio Gráfica para ver os modelos. Eles tem os dois tamanhos A6 e Personal. Modelo Maiorca é A6, mas o modelo Maio Fax é Personal.

          Quanto à refil semanal, eu tenho à venda na lojinha no tamanho Personal. A6 não.

          A maioria é preto e branco, tanto para quem coisa de layout clean quanto para quem gosta de decorar (mais fácil de combinar quando não tem cor). Tem só um coloridinho que coloquei lá essa semana.

          https://goo.gl/wEqfmh

          Curtir

  3. Pingback: Agendas fichário: Onde comprar, vantagens, desvantagens e muito mais | Meu Reino de Papel

  4. Pingback: #PlannerDaVez: Evertop Waimea… – Depois do Café…

    • Oi Joice, tudo bem sim e você?
      A Tilifax tem um tamanho próprio, as folhas medem 10cm de largura por 16.5 cm de altura.Porém, a capa dela comporta o folhas no tamanho Personal (9,5cm x 17.1cm), e sempre que me perguntam eu sugiro a transição para esse tamanho de folhas. Há muito mais produtos para o tamanho Personal do que para o tamanho padrão da Tilifax.
      Obrigada pela visita 🙂 Fico feliz que gostou dos meus printables ❤

      Curtir

  5. Oi Fernanda, como vai?
    Ótimo post esclarecendo nossas dúvidas!
    Eu tenho um Planner Argolafo Evertop que estou aguardando pra usar quando finalizar o meu atual planner. Porém, já estou buscando novos inserts para ele. Sabe qual é o tamanho que dá certo?
    Bjs, até mais!

    Curtir

    • Oi Kath, tudo bem? Eu estou bem 🙂
      O refil tamanho personal (9.5cm x 17.1cm) dá certo nele. Esse tamanho é diferente das folhas do Evertop (10,5 x 16 cm), mas a furação é a mesma e as folhas no tamanho personal cabem na capa do Evertop. Não fica para fora do planner.
      Beijão e até mais! :-*

      Curtir

  6. Olá, tudo bom? Adorei seu post e estou com uma dúvida… Quero comprar um planner A6 da Love Doki, mas, olhando os inserts que fazem, queria saber se o Personal cabe nele… :/ O que você acha? Vai ficar maior ou menor que o insert original, se couber? Bjsss!

    Curtir

    • Olá, Liz. Tudo bem sim e você?
      Eu não tenho planner da Love Doki então não poderei ajudar com certeza, mas já vi muitas meninas usando. Na página do produto tem as medidas das folhas? O tamanho Personal é 9,5cm por 17,1cm (largura x altura). Se o tamanho das folhas for bem próximo à essas medidas você não deverá ter problema. É comum dizerem que o planner é A6, mas na verdade é Personal. Olhando as medidas da folha você consegue tirar essa dúvida.

      Beijos!

      PS: Mesmo que o produto não tenha folhas alguma, procure um com folhas do mesmo vendedor/marca. Geralmente quem vende a capa vende tb algumas folhas.

      Curtir

Deixe um comentário

