Agendas fichário: Onde comprar, vantagens, desvantagens e muito mais

agenda fichário personal filofax kikkik kate spade color crush onde comprar dashboard decorada

Com certeza a dúvida mais comum de quem entra nesse mundo de agendas e planners é saber quais são as marcas que vendem agenda fichário (ou agendas argoladas) e onde podemos comprá-las. Embora a Filofax, seguida da Kikki-K, sejam as queridinhas da mulherada, há outras marcas não tão famosas assim que cumprem com a mesma funcionalidade. Neste post bem direto, ao estilo pergunta e resposta, tentarei responder algumas das perguntas que eu recebo via Instagram. Tá preparada?

Quais marcas existem?
Existem muitas marcas, principalmente fora do Brasil. Eu nem conheço todas! Segue algumas mais famosas.
Marcas que vendem fora do Brasil: Filofax, Kikki-K, Day Timer, Day Runner, Franklin Covey e genéricas
Marcas que vendem no Brasil: Tilifax, Redfax, Maiofax e genéricas

kikki-k agenda fichário argolada lilás couro

Kikki-K Life Planner – Tamanho Large (A5)

Como eu faço para comprar uma? 
Talvez eu não seja a pessoa mais indicada para responder à essa pergunta, justamente porque eu não moro mais no Brasil. Além disso, tudo depende de qual marca você quer e o quanto você está disposta a gastar. Mas, vamos lá!

Marcas que vendem fora do Brasil: Comprar uma Filofax morando no Brasil pode parecer missão impossível. A opção mais barata seria comprar quando estiver em uma viagem internacional (América do Norte ou Europa) ou pedir para alguém trazer para você. Das marcas que mencionei a Kikki-K é a única que entrega no Brasil. Comprar pelo Ebay também pode ser uma opção e lá você pode encontrar todas as marcas. O site do Aliexpress me parece a opção mais popular para comprar as de marcas genéricas. Lembre-se, compras internacionais podem ser taxadas! Só recomendo comprar se souber o que está fazendo.

Marcas que vendem no Brasil: Há papelarias e livrarias locais que vendem Tilifax, principalmente as lojas maiores. Ainda assim, pode ser que na sua cidade não tenha. Neste caso a melhor saída será comprar online. Lojas que vendem produtos da China podem ter alguns modelos genéricos. O Google é seu amigo para encontrar lojas virtuais que estejam com promoção no momento.

agenda fichário personal filofax kikkik kate spade color crush onde comprar

Filofax Metropol, tamanho Personal

Preciso de uma Filofax para começar a me organizar? 
Não! Uma Filofax (ou outra marca) é apenas uma das formas de você colocar a sua organização dentro de algum lugar. Agendas fichário são apenas ferramentas para ajudar a você a se organizar. Ela sozinha não organiza nada para você. Para começar basta papel e caneta. Como papéis soltos não são muito fáceis de organizar, você pode optar por usar um fichário comum, caderno costurado, espiral ou o caderno arc. Eu mesma não comecei com uma Filofax e só comprei uma quando eu tive a certeza de que ela atendia às minhas necessidade de organização. E olha que ela estava em promoção!

planner de estudos agenda estudante caderno de organizacao fichario universidade faculdade estudos como ir bem na prova

Day-Timer Soft

Como saber se uma agenda fichário vai ser boa pra mim?
Infelizmente só você vai poder responder à essa pergunta após usar uma. Dá para testar usando um fichário A5 (desses de papelaria mesmo) por um tempo. Se a dúvida é entre os tamanhos, sugiro testar os tamanhos cortando folhas e simulando o uso. Para sentir o espaço que cada uma tem. Algumas vantagens e desvantagens das agendas fichário que podem te ajudar a fazer uma escolha mais acertada:

16_divisorias

Filofax Calipso – Tamanho Compact

Vantagens:
Permite usar por vários anos, basta tirar as páginas usadas, arquivar e colocar as novas.
É possível a inserção, remoção e troca de lugar de todas as folhas de forma fácil e rápida
Miolo 100% customizável, ficando fácil se manter organizada mesmo quando a rotina muda
Você pode decorar/reorganizar as divisórias sempre que quiser

Desvantagens:
Quase sempre é preciso imprimir seus inserts em casa ou mandar imprimir na gráfica
A etapa de cortar e furar as folhas pode ser chata para algumas pessoas
Os anéis atrapalham um pouco para escrever, precisando tirar as folhas das argolas

É isso! Espero ter ajudado vocês!
Quem quiser conhecer mais sobre agendas fichário poderá usar os links abaixo. Tem série de posts, resenhas e até informações mais detalhas das marcas Filofax e Kikki-K.

Sugestão de leitura:

Agendas fichário: Filofax

Agendas fichário: Kikki-K

Agendas fichário: A6 não é Personal
sobre tamanhos de papéis em geral

Resenha: Personal Time Planner Large da Kikki-K

Resenha: Filofax Domino Patent Turquoise

Minha vida numa Agenda – Parte 1: Introdução

 

17 comentários sobre “Agendas fichário: Onde comprar, vantagens, desvantagens e muito mais

  1. Muito legal teu post,Fernanda.Eu uso há anos uma maiofax personal , com uma capa de couro marrom,mas adooooro pq compro apenas o miolo . Acredito que por ser de couro,a capa resistiu por uns 5 anos indo e vindo de uma bolsa de professora(no ônibus ou no metrô). De 3 anos p/ cá ,me aposentei,mas continuo usando e pretendo usar por muuuito tempo. Apenas mudando o miolo e divisórias. No meu caso, valeu a pena esse planner com argolas. P/ mim funcionou e continua funcionando.

    Curtir

  2. Olá, Gostaria de saber se você tem página no face?
    sempre quis muito uma agenda assim, já vi muito em filmes
    e é um sonho, pois pode adicionar novas páginas quando acabar diferente das agendas comuns.
    achei algumas da marcas que você citou aqui no brasil mas nenhuma tão lindas quanto as que você posta fotos ou como vi no site da kikki k.
    Mas daqui do brasil fica dificil comprar uma nesses sites, porque o custo sai alto.
    você tem diversas agendas?
    não teria interensse de vender as suas que não usa mais, ou conhece alguem q talvez queira troca e vender as usadas?
    ou então poderia me ajudar como comprar nesses sites algum mais em conta
    será que chega aqui no brasil direitinho? tenho medo de comprar de sites estrangeiros.
    beijooos e seu blog é otimooooo!!!

    Curtir

    • Olá Carla!
      Eu não tenho página no Face, mas quando tiver avisarei todos aqui no blog 🙂
      Sim eu tenho várias agendas e em parte é porque além de conseguir com preços bacana. Eu não tenho interesse em vender nenhuma das minhas por enquanto e nem acho que seria a melhor opção para você porque enviar as coisas para o Brasil tem o risco de nunca chegar. Eu recomendo você procurar o grupo “Planner Supplies Brasil” no Facebook, é específico para vendas de novos e usados.
      Obrigada, fico feliz em saber que gostou do blog 🙂

      Curtir

  3. Pingback: Agenda fichário: Vídeo mostrando os modelos e tamanhos das Filofaxes que tenho | Meu Reino de Papel

  4. Olá! Acabei de encontrar seu blog e já devorei ele inteirinho! Sou apaixonada por itens de papelaria, e pro ano que vem estou querendo adquirir uma agenda fichário. Aqui na minha cidade simplesmente não há essa opção, sequer há fichários tamanho A5, e achei os valores bem salgados mesmo na internet. Por isso gostaria de saber se você sabe alguma coisa sobre as agendas fichário da Maio Gráfica? Achei elas bem bonitas, e parecem ser acessíveis, mas solicitei orçamento no site e eles nem tchum pra mim 😦 além disso, você sabe um local confiável para comprar essa marca, além de ser no próprio site da loja? Achei elas lindas, mas estou sendo completamente ignorada por eles. Beeeijão, e ganhou uma fã!

    Curtir

  5. Pingback: Resenha e Setup: Filofax Metropol Vermelha | Meu Reino de Papel

  6. Pingback: Resenha: Kikki.K Personal Planner Medium: Yellow | Meu Reino de Papel

  7. Pingback: Resenha: Planner Recollections da Michaels | Meu Reino de Papel

  8. Oi! Puxa vida! Que blog legal o teu!! Estou me organizando para fazer o meu bullet, ou algo parecido. Sempre usei agendas e não encontrei nenhuma que me agradasse, este ano, por isso, comecei a pesquisar sobre o bullet e resolvi fazer a minha própria agenda. Fui pesquisar sobre tipo de papel e caí no teu blog. Aí, olhei o link sobre as agendas fichário e resolveste o meu problema! É isso que quero! Muito obrigada! Vou continuar dando uma olhadinha aqui.
    Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

