Estuda, garota! – Como organizar material de estudos

estuda garota como organizar material de estudos universidade faculdade vestibular

Quando se trata de organização pessoal eu costumo dizer que não há certos e errados, mas sim o que funciona para você. Com estudos não poderia ser diferente, já o material a ser utilizado pode variar de disciplina para disciplina. Por conta disso, eu prefiro sempre me adaptar aos materiais usados, tentando encontrar um denominador comum, por questões de praticidade e de reduzir o material que eu terei que carregar.

Materiais didáticos ou de leitura obrigatórias (livros, apostilas, xerox, etc)
Esses materiais que já possuem uma encadernação própria eu os mantinha assim, exceto os xerox com muitas folhas encadernados em espiral. Estes, quando possível eu desmontava, deixava o conteúdo até a próxima prova e encadernava novamente. Eu fazia isso porque eu detesto carregar peso à toa. Se você não precisa levar os livros com você, eu recomendo ter uma cópia (xerox, por exemplo) daquelas páginas do livro que possuem um resumo junto ao seu material de aula. Esse resumo também pode ser feito por você. São úteis para não ter que ficar percorrendo o caderno ou o livro para encontrar o que precisa.

startup-photos

Materiais de apoio (slides impressos, folhas avulsas, lista de exercícios, notas de aula etc) 
Esses eu costumo manter todos juntos. Caso eu use caderno para as notas de aula, usarei uma pasta L ou com múltiplas abas para organizar o restante. Muitas folhas avulsas geralmente são grampeadas ou colocadas em um fichário.

Arquivos digitais 
Se forem apenas de consulta não muito frequente, eu os mantenho em pen drive, organizado-os em pastas das disciplinas, com backup no computador de casa. Se forem arquivos que preciso acessar durante a aula, farei backup também em algum serviço na nuvem (como Dropbox, Box, etc). Se por algum motivo você não puder utilizar internet durante a aula, use 2 pen drives ou o seu notebook e um pen drive/HD externo. Mantenha-os em locais diferentes (um no estojo e outro na mochila), para minimizar as chances de perder os dois juntos. Se um estragar bem no final do semestre, tem o outro e você não não fica desesperado, rs.

woman-notebook-working-girl

As opções para organizar anotações e papéis 

Cadernos – mais baratos e mais fáceis de escrever, dificultam organizar o material de apoio. Precisará usar uma pasta ou fichário para usar em conjunto.
Caderno Arc/discos – permite a inserção de folhas, mas os discos possuem uma capacidade máxima. Se tiver muito material, precisará de mais de um caderno desses, mesmo usando as argolas de expansão. Para que a inserção de qualquer folha seja fácil e prático, é necessário a compra do furador próprio. Assim como os cadernos convencionais, poderá ter que usar uma pasta em conjunto.
Pastas plásticas (L, com elástico ou com múltiplas abas) – Boa para usar em conjunto com os cadernos se você possuir pouco material impresso para a disciplina, já que cada pasta dessa não comporta muitas folhas.
Pasta sanfonada – Permite a organização do material por abas, possui um limite máximo de folhas e pode ser um pouco difícil procurar por uma folha específica dentro da pasta. Será mais fácil retirar todo o material de uma aba e olhar na mesa.
Fichários – umas das formas mais populares, já que é fácil organizar as folhas e o furador pode ser encontrado facilmente nas papelarias. Junto com o uso de divisórias e sacos plásticos, fica muito fácil organizar o material. Com ele há a possibilidade de manter todo o material de cada disciplina em um lugar só.
Bolsa/pasta grande – em disciplinas de artes geralmente temos papéis bem fora do tamanho convencional para carregar pra cima e pra baixo. Se somente os trabalho precisam ser transportados, há a possibilidade de fazer uma pasta grande usando cartolina e fita adesiva para proteger o trabalho durante o transporte.

calculator-scientific

Dicas

  • Considere a sua rotina atual e como você se locomove até a sala de aula. Se você usa transporte público, e além do material de estudos carrega bolsa, refeição e lanches, vai ficar complicado e super pesado carregar tudo sempre. Considere dividir o seu material por disciplinas ou por dias da semana (um kit para segunda à quarta e outro para quinta à sábado, por exemplo).
  • Tem um celular bom ou um tablet? Já pensou em colocar nele os slides da aula e fotos das folhas de resumo dos livros? Organize tudo por pastas para facilitar.
  • Use post-its para separar a matéria nos livros/apostilas por data de aula, capítulos ou da forma mais eficiente para você.
  • Se o seu curso ou disciplina tiver projetos ou estudos de casos que demoram quase um mês para terminar, considere ter uma divisória só para eles.

É isso! Espero que tenham gostado, qualquer dúvida/sugestão deixem aqui nos comentários e bons estudos!

Todos os posts desta série estão reunidos aqui.
Já viu o meu Planner de Estudos? Saiba mais aqui.

11 comentários sobre “Estuda, garota! – Como organizar material de estudos

  1. Pingback: Estuda, garota! – Nova série de posts sobre organização nos estudos | Meu Reino de Papel

  2. Boa tarde, sou homem e muito atrapalhado e desorganizado com esse tipo de coisa, então peço a ajuda de vocês por favor.
    Em 2016 irei para a 3ªSérie, e como eu pretendo passar na POLI terei de estudar MUITO, portanto, para me ajudar na organização, pensei em um fichário, exatamente como você disse em sua matéria (muito boa por sinal), mas tenho a seguinte dúvida: como faço para fazer 4 furos em folhas comuns A4 com o furador normal (de 2 furos)?
    Abraço,
    Lucas.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá, Lucas! Que bacana que você já está se preparando para 2016, que será de muitos estudos para você.

      Se planeja furar muitas folhas, talvez compense comprar o furador de 4 furos, assim vai ser mais rápido furar o que precisa.

      Achei esse vídeo que mostra como furar a folha do fichário com o furador de 2 furos. No início não aparece bem, mas você precisa puxar a régua que tem no furador até a marca do A4, aí você encaixa a folha no furador, alinhando com essa régua. O restante é como mostra no vídeo.

      Obrigada por passar aqui no blog 🙂

      Curtir

  3. Olá, tenho visitado bastante seu blog, pedi meu planner e está a caminho, estou bem ansiosa e um pouco com medo o A5 parece tão grande estou com medo de ser desajeitado carregar nos lugares, qual vc prefere? o A5 tem muita distorção de uma agenda pra outra? beijos Fer.

    Curtir

    • Oi 🙂
      Eba! Comprinhas à caminho!
      O A5 é grandinho sim, mas várias meninas o usam, na bolsa ou mochila. Eu gosto muito do tamanho personal, mas dependendo do que eu vou manter em um planner eu preciso me adaptar ao tamanho A5, porque só no personal não cabe. Depende também se você é um pessoa que escreve muito, gosta de espaço, etc.
      Não entendi o que quer dizer com distorção. O tamanho da folha A5 deve ser o mesmo já que esse nome se refere ao tamanho 14.8cm x 21 cm. Mas a capa do planner pode sim variar de modelo para modelo (mesmo sendo da mesma marca).
      Bjão

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

