Encadernação simples: Como fazer seus próprios cadernos sem costura

fazer caderno em casa encadernação simples faça você mesmo traveler's notebook

Quem gosta de fazer caderninho aí, levanta a mão! Eu adoro fazer os meus, principalmente os que eu for usar nas minhas capas do traveler’s notebook (aquela capa com elástico onde encaixamos 1 ou mais cadernos). Na primeira edição do #15listas eu usei o meu planner no tamanho Personal. Agora na segunda edição, que acontece em dezembro, eu vou usar um caderninho. Quem me acompanha há algum tempo sabe que eu gosto de inventar, variar e me aventurar! Nesse post farei o passo à passo para um caderninho que pode ser feito em casa que não precisa de costura.

Material necessário
10 folhas da sua preferência para fazer o miolo
1 folha da sua preferência para fazer a capa
1 vincadeira ou uma faca de manteiga
1 furador ou uma agulha grossa
1 grampeador com grampos
1 base resistente à cortes
1 borracha (opcional)
2 clips (opcional)
1 régua de metal
1 estilete
1 lápis

Parte 1 – Dobrar as folhas
Dobre todas as folhas ao meio, uma por uma. Vinque a dobra usando uma vincadeira. Se não tiver uma, dá para usar a régua ou o lado sem serra de uma faca de manteiga. Depois, encaixe uma folha dentro da outra.

fazer caderno em casa encadernação simples faça você mesmo traveler's notebook

fazer caderno em casa encadernação simples faça você mesmo traveler's notebook

Parte 2a: Grampear as folhas pelo meio (método para grampeador que abre)
Coloque uma borracha embaixo das folhas, exatamente na posição onde irá grampear. Abra completamente o grampeador e grampeie as folhas apoiando na borrada. Dê o acabamento do grampo usando alguma ferramenta para não machucar o dedo. Se o seu grampeador não abrir, use o método 2b.

Parte 2b: Grampear as folhas pelo meio (método para grampeador que não abre)
Grampeie 2 vezes o seu grampeador, sem folha alguma. Desdobre os grampos manualmente. Eles não precisam ficar retinhos perfeitamente, apenas abertos. Pode usar o grampo sem grampear? Pode, mas pessoalmente eu acho mais difícil depois para fechá-los.

fazer caderno em casa encadernação simples faça você mesmo traveler's notebook

Use cada um dos grampos para marcar a folha do meio do seu caderninho. Use um lápis nessa tarefa. Como os grampos podem estar diferentes um do outro, separe qual usou para o furo de baixo da folha do furo de cima da folha. Caso contrário eles poderão não encaixar nos furos que fizer.

fazer caderno em casa encadernação simples faça você mesmo traveler's notebook

Prenda as folhas firmemente com a mão esquerda, use clips se preferir. Com a outra mão, fure as folhas com o furador ou uma agulha grossa. Certifique-se que o furo chega até a capa. Se necessário, fure mais de uma vez cada um dos furos.

fazer caderno em casa encadernação simples faça você mesmo traveler's notebook

Encaixe o grampo nos respectivos furos. Aqui tanto faz se colocará o grampo pelo lado de dentro ou pelo lado de fora do caderno. Pessoalmente eu acho mais fácil colocar pelo lado de dentro. Além disso, os ganchinhos do grampo não enroscam no elástico do meu traveler’s notebook. Não esqueça de dobrar as pontas do grampo o máximo que puder.

fazer caderno em casa encadernação simples faça você mesmo traveler's notebook

Parte 3: Cortar o caderno no tamanho desejado
Use lápis e régua para marcar na capa onde precisa cortar para que o caderno fique no tamanho que deseja. O meu eu faço nas mesmas medidas do traveler’s notebook regular da Midori (marca japonesa), 21 cm de altura por 11 cm de largura. Aqui a dica é ter calma e não fazer com pressa. Alinhe a régua usando as suas marcações. Passe o estilete várias vezes no mesmo lugar, com força moderada. As folhas não vão ser cortadas na primeira passada do estilete, então nada de pesar a mão. Corte sem mexer a régua do lugar, até que todas as folhas tenham sido cortadas.

fazer caderno em casa encadernação simples faça você mesmo traveler's notebook

E pronto! Só ser feliz usando o seu caderninho!
Se não gostar dos grampos aparecendo na capa, use washi tape ou um outro papel para fazer o acabamento da lombada.

Esse post foi separado em 3 partes e cada uma delas podem ser executadas em momentos diferentes. Bom para quem tem pouco tempo para fazer esses mimos de papel. Em uma noite pode dobrar as folhas e grampear, em outra cortar e decorar a capa.

fazer caderno em casa encadernação simples faça você mesmo traveler's notebook

É isso! Espero que tenham gostado e até a próxima!
Abaixo deixo links de posts que possam lhe interessar.

Sobre o 15 listas
Sobre o 15 listas de dezembro
Passo à passo de como fazer caderno costurado à mão
Como fazer uma capa estilo traveler’s notebook

17 comentários sobre “Encadernação simples: Como fazer seus próprios cadernos sem costura

  1. Pingback: Encadernação simples: Como fazer seus próprios cadernos costurados à mão | Meu Reino de Papel

  2. Pingback: 15 listas: Como eu decorei a capa do meu caderninho | Meu Reino de Papel

  3. Pingback: 15 listas: Listas de números 6 à 10 | Meu Reino de Papel

  4. Pingback: 15 listas: Listas de número 11 à 15 | Meu Reino de Papel

  5. Pingback: Aquarela no caderno de memórias (journal) | Meu Reino de Papel

  6. Pingback: Lojinha: Planner Financeiro | Meu Reino de Papel

  7. Gente, uma dica, nao precisa abrir os grampos manualmente e medir. Só grampear todas as folhas em cima de uma borracha. As pontas do grampo irao entrar na borracha, só tirar a borracha e dobrar os grampos, pronto!

    Curtir

  8. Pingback: Unboxing e resenha: Comprinha na loja Blitsy | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

