Resoluções de ano novo

hobonichi journal brush pen resoluções de ano novo 2016

Feliz Ano Novo, gente! 2016 chegou e já se passaram 4 dias! Eu tirei uma “mini férias”, cuidei de mim, da casa, curti o marido, finalizei algumas algumas coisas no Smash book e no meu journal, li um livro, assisti seriado…enfim, bom demais! Tem duas coisas que eu adoro fazer durante a transição de um ano para o outro: reorganizar com intuito de tirar itens para doar, reciclar ou jogar fora e a outra é relembrar momentos e conquistas. Feito isso eu me sinto preparada para pensar nas resoluções de ano novo 🙂

Peguei meu Hobonichi que uso como journal e escrevi de forma uma pouco detalhada tudo que eu estava pensando, sem me preocupar com letra bonita, ordem, autocrítica, etc. A intenção aqui é identificar como posso melhorar como pessoa, como quebrar hábitos que não quero que perdurem, explorar coisas novas… Segue um resumo das minhas resoluções para 2016 em tópicos. Os subtópicos são idéias de como colocar essas resoluções em prática.

woman-notebook-working-girl

  • Planejar uma viagem para um lugar que eu realmente quero conhecer
    • Escolher um destino que cabe no orçamento
    • Comprar um livro de turismo da cidade
    • Pesquisar na internet roteiros de 3-4 dias
    • Anotar informações importantes
  • Comprar somente o que precisa e realmente irá usar
    • Priorizar qualidade à quantidade
    • Pensar se os itens à mais valerão o tempo extra para organizá-los e limpá-los
  • Ler mais livros, de qualquer tipo
  • Usar e mostrar mais minhas coisas de papelaria, scrap e artes
    • Enviar algumas cartas escritas à mão
    • Aprender e praticar caligrafia moderna
    • Aprender e praticar aquarela, principalmente no journal
    • Postar fotos da mesa, organização dos materiais, etc
  • Ser mais saudável nas escolhas alimentares
    • Comer menos chocolate
    • Beber mais água
    • Montar snacks com frutas, sementes e queijo
  • Decorar o apartamento com o que eu já tenho em casa
    • Imprimir fotos
    • Definir onde pendurar quadros
    • Replantar suculentas

ambiente de estudo estudar mesa

  • Contemplar mais a natureza
    • Planejar ao menos uma trilha por estação do ano
    • Descobrir novo lugares na cidade onde é bacana sentar e observar a paisagem
  • Ser mais consistente na rotina de limpeza da casa
    • Nada de preguiça
    • Continuar lavando a louça antes de dormir
    • Continuar com as pequenas arrumações de 15 minutos diários
  • Crie tempo para atividades físicas diárias
    • Destinar um lugar da casa para atividades físicas
    • Deixar o tapete sempre aberto no chão
  • Diminuir o uso de internet, principalmente no celular
    • Estipular um dia completo ou 3 períodos por semana sem internet, sem usar o celular ou tablet
    • Colocar o telefone de lado sempre que possível. Trabalho e amigos podem esperar. Se for urgente, irão ligar
  • Mantenha controle de mais informações no planner, como atividade física, última vez que organizou a casa, saúde, etc
    • Fazer refil para cada um desses itens

womanwriting

O que acham? Algumas das minhas resoluções são iguais às suas?

Não se esqueça que as resoluções sozinhas não fazem nada. Elas são só os objetivos. Por isso é necessário quebrar as resoluções em subtópicos, como eu comecei a fazer com alguns. Eles são o próximo passo para atingir os nossos objetivos. Aí vão algumas dicas para quem quer levar as resoluções de ano novo mais à sério.

  1. Defina prioridades. No meu caso, é claro que escrever cartas tem prioridade mais baixa que fazer atividade física. Você pode classificá-las em urgente, importante, quando der, etc.
  2. Comece pelas resoluções urgentes. Faça uma lista de tarefas para conseguir atingir o seu objetivo. Se precisar consultar alguém ou algum profissional, já marque na agenda um lembrete para agendar tal compromisso.
  3. Grandes mudanças geralmente envolvem grandes alterações na rotina. Analise sua rotina hoje, veja o que é possível mudar. Pequenas alterações na direção certa geralmente são melhores à longo prazo do que mudanças drásticas com muitos sacrifícios. Não lote seu horário. Há sempre imprevistos e você também precisa de descanso.
  4. Escreva, anote, rabisque. Facilita muito e fica mais fácil de acompanhar durante o ano, bem como identificar o que precisa ser alterado no meio do caminho, para manter a direção certa.

hobonichi journal brush pen resoluções de ano novo 2016

É isso! Espero que não tenham ficado muito cansados com o texto longo 🙂
Até a próxima!

Posts relacionados:
Vídeo mostrando o meu Hobonichi que aparece nas fotos
Unboxing da minha segunda compra na Hobonichi

7 comentários sobre “Resoluções de ano novo

  1. Como sempre, adoro seus textos. Mas achei que você colocou muitos objetivos para 2016… Quando fiz minhas resoluções, tentei não ser tão dura comigo mesma e colocar apenas objetivos realizáveis, para não me frustrar depois. Ah, e eu compro bala Altoids só pra ficar com as latinhas! Hahahaha!

    Curtir

    • Obrigada, fico feliz em saber que gostou do texto.

      Várias das resoluções são como guias para a minha vida, sempre querendo melhorar. Elas já vêm de anos anteriores, cada ano melhoro um pouquinho, e provavelmente elas aparecerão nas minhas resoluções dos próximos anos. Continuo escrevendo elas na lista de resoluções para não esquecer mesmo. Sou meio esquecida demais.

      Eu não sou dura comigo mesma, apenas tento manter em mente onde quero ir e faço o meu melhor cada dia. Mas eu super entendi o que você quis dizer e concordo. Pessoas que geralmente são duras consigo mesmas e/ou se frustam facilmente deveria manter a lista de resoluções curtas. Tudo depende de como cada um enxerga a si mesmo e gera as suas emoções e expectativas.

      Obrigada pelo seu comentário, foi um papo bacana 🙂

      Curtir

  2. Fernanda eu vi que vc colocou Continuar com as pequenas arrumações de 15 minutos diários, como funciona? Vc quer dizer que separa 15 minutos pra arrumar lugar especifico tipo: arrumar uma gaveta ou varrer o chão, lavar o banheiro????

    Curtir

    • O intuito desses 15 minutos é a organização geral, guardar o que está espalhado ou fora do lugar, lavar uma louça, guardar a roupa, limpar a mesa, microondas, o que couber nos 15 minutos. Tem dia que os 15 minutos são todos em um cômodo, e tem dias que é nada casa toda, depende de como as coisas estão. Limpeza mesmo eu levo mais que 15 minutos, costumo separar por cômodo, exceto passar o aspirador de pó que compensa fazer de uma vez só na casa toda.

      Os 15 minutos de organização foi a saída que eu encontrei para manter a ordem em casa nas pausas de trabalho (trabalho em casa). Com a coisas no lugar fica mais fácil e rápido fazer as outras coisas que demoram mais tempo, como limpeza em geral, cozinhar, etc.

      Curtir

  3. Pingback: Como alcançar seus objetivos em 2016 | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

