Aquarela no caderno de memórias (journal)

aquarela desenho journal caderno de memorias diário

Geralmente quando eu digo que tenho um journal e que escrevo memórias nele as pessoas acham que eu escrevo todo dia nesse caderno, sempre começando com as duas palavras mais clichês do universo: “Querido diário, …”. Nada contra quem possui esse hábito (saudável, diga-se de passagem), mas além de não ter a intenção de manter um registro apurado da minha vida, eu prefiro mesclar meus textos com reflexões, fotos em miniaturas e alguns desenhos pintados em aquarela.

aquarela desenho journal caderno de memorias diárioEu não tenho nenhum talento e nunca fiz curso de aquarela, embora já tenha utilizado em trabalhos da faculdade. Eu me classificaria mais como uma pessoa esforçada em experimentar e aos poucos aprender algo com isso. A parte chata da aquarela é que ela exige um papel apropriado, que aguente nem que seja um pouco de água. Após ler algumas resenhas, eu optei pelo refil para traveler’s notebook número 13 da Midori (lightweight paper) por ser mais barato e acessível para mim. E foi assim que consegui incluir pequenas pinturas em aquarela no meu journal.

 

aquarela desenho journal caderno de memorias diárioGeralmente eu desenho algo relacionado com o que aconteceu no dia que eu esteja escrevendo. Às vezes somente sobre algo que eu comprei ou ganhei de presente. Adoro documentar um pouquinho minhas viagens dessa forma também, são cheias de coisas interessantes para desenhar. Pessoalmente eu não tenho a menor pretensão em desenhar com muitos detalhes ou reproduzir com fidelidade o que eu vi. Nesses casos eu prefiro recorrer à um outro hobby meu, a fotografia. Um dia não quis saber de escrever, então eu fiz a receita do bolo de cenoura de forma ilustrada. Fiquei satisfeita com o resultado, deu até vontade de desenhar outras receitas.

aquarela desenho journal caderno de memorias diário

E aí? Gostou desse post? Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Deixe aqui nos comentários o que gostaria de saber.

Post Relacionados
O que é journal?
Como fazer um traveler’s notebook
Como fazer um caderninho costurado à mão
Como fazer um caderninho sem costura

8 comentários sobre “Aquarela no caderno de memórias (journal)

  1. Lindas ilustrações, Fernanda! Muito bacana o seu art journal, você tem um traço muito legal e a aquarela, com toda sua suavidade, combina muito com ele.
    Eu adoro aquarela, me deparei com ela na faculdade também, mas prático muiiito pouco, ontem mesmo peguei nas minhas tintas (estou fazendo um mini álbum do meu sobrinho e ‘carimbo’ as mãozinhas e pezinhos dele todo mês com aquarela) e me deu muita vontade de aquarelar, mas em dia de semana é complicado, fico cansada e com preguiça depois do trabalho, mas seu post me deixou mais animada ainda, acho q já vou deixar o material separadinho pra usar no fds. *u*

    Curtir

    • Oi Nathanaele!
      Puxa, obrigada! Fico feliz em saber que gostou 🙂

      Que trabalho bonito você faz com o seu sobrinho! Muito criativo!

      É bem verdade que durante a semana nem sempre a gente tem disposição e as vezes o final de semana é corrido também. Algumas vezes eu separei a atividade em etapas. Primeiro eu desenhei à lápis, depois pintei e só na terceira vez é que realmente escrevi algo.

      Beijão :-*

      Curtir

  2. Oi Fernanda!

    Tenho te acompanhado desde 2015, e amo suas histórias e posts.

    Gostaria de saber onde encontrar aquarela assim, porque não encontro em lugar algum!

    Obrigada desde já e parabéns!

    Beijos, linda!

    Curtir

  3. Pingback: Caligrafia, lettering, faux calligraphy e freebie! | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

