Resenha e Setup: Filofax Metropol Vermelha

agenda fichário personal filofax kikkik kate spade color crush onde comprar

É engraçado como às vezes temos expectativas erradas em relação à alguns produtos. Já me aconteceu de me decepcionar com um planner que eu tinha certeza que eu iria amar. Já me aconteceu também de eu me impressionar com alguns produtos que eu achei que não fosse gostar, comprei mais pelo preço bacana. Nesse post eu vou contar para vocês como é a Filofax Metropol no tamanho personal e como essa vermelhinha aí se tornou uma das minhas favoritas.

O modelo
Metropol na cor vermelha, tamanho personal

A capa
A capa é de material sintético com uma textura leve para lembrar couro. Pessoalmente eu não acho o tato semelhante à couro, mas a aparência sim. Por dentro ela possui 6 bolsos verticais no tamanho de cartão de visitas, um bolso vertical grande, dois suportes para caneta e um bolso horizontal grande na contra capa. Os materiais usados na parte internar do planner são: tecido, poliéster e o mesmo material sintético da capa.

agenda fichário personal filofax kikkik kate spade color crush onde comprar dashboard decorada

As argolas 
As argolas medem 23mm. Eu considero o tamanho ideal para mim, não é pequeno como o da Compact (15mm) e nem tão grande como as da Kikki.K (30mm), o que faz a lombada do planner ser mais fina, logo mais fácil e mais leve (porque você vai colocar menos papel) para carregar por aí.

Os inserts
Eu comprei esse planner em uma loja de usados (foi um achado mesmo!) e o refil era bem antigo. Como eu gosto de usar papel 90g e imprimir meu refil em casa, essa parte interna do planner é a que menos importa. Se esse for um diferencial para você, recomendo dar uma olhada no site da Filofax do país que irá comprar (o refil pode mudar de acordo com o modelo e país que ela é comercializada).

Meu setup 
Para quem não sabe, setup é a montagem inicial do planner para você adaptá-lo ao seu uso. É comum fazermos outros setups periodicamente no mesmo planner, afinal nossas prioridades e necessidade mudam com o tempo. Há também setups com alterações mais estéticas do que funcionais. Eu gosto de fazer os dois, enquanto um me ajuda a ser mais organizada o outro me ajuda a me manter motivada.

agenda fichário personal filofax kikkik kate spade color crush onde comprar dashboard decorada

O dashboard é (geralmente) a primeira página do seu planner usada para decoração e/ou reunir informações importantes. O meu eu fiz com a sobreposição de 3 materiais: papel para scrapbook, folha de acetato e uma tag craft escrito “hello!” em dourado.

Eu escolhi duas canetas Pilot Frixions (aquelas que apagam) e 4 amostras com várias washi tapes. Adicionei meu cartão com datas importantes (craft com zig zag branco) e 1 post-it e 1 post-it flag dentro de um porta-cartão (azul com ilustrações). Os clips de lacinho e asterisco da Kate Spade não podiam faltar.

Reutilizei 5 divisórias que tinha feito com papel para scrapbook plastificado e utilizei uma rotuladora manual para fazer o texto das abas. Divisória mês contém o calendário mensal do ano inteiro e a divisória semana contém o refil semanal horizontal para 3 meses (o mês corrente e os dois próximos).  As divisórias para fazer, projetos e compras contêm listas com os assuntos que elas se referem.

agenda fichário personal filofax kikkik kate spade color crush onde comprar

Conclusão
Eu adorei esse modelo e recomendo para pessoas que procuram um modelo da Filofax que seja barato, de material sintético com um visual mais sério e elegante. Eu gostei muito da textura desse material nas minhas mãos e os dois suporte para canetas são perfeitos (eu sempre uso duas canetas mesmo). Para finalizar, os bolsos internos ajudam a manter papéis e outros itens mais organizados.

Nota
Eu não vendo planners como esse da foto, somente refil digital na minha lojinha.
Todos os materiais que aparecem nas fotos foram comprados com o meu dinheiro.
A compra do planner e o setup são antigos. Tinha feito as fotos, mas o texto somente agora.

Posts Relacionados 
Saiba mais sobre a marca Filofax
Resenha do modelo Domino Patent na cor Turquesa
Onde comprar agenda fichário, vantagens e desvantagens

7 comentários sobre “Resenha e Setup: Filofax Metropol Vermelha

  1. cheguei agora…to sem sono…vou dar uma passeada pelo blog pois não me lembro se tem algum post mostrando todos os seus planners e agendas ao mesmo tempo…se não tiver 😀 “fica a sugestã” rsrsrsrs sempre usei uma só agenda (uso desde os 8, 10 anos de idade), mas desde o final do ano passado o bicho do múltiplo planner me mordeu…problema que ando meio perdida rsrrs sou apaixonada na filofax, mas devido as questões de logística $$$$ para comprar uma morando no brasil, optei em comprar uma kikki k…uma moça no grupo de papelaria disponibilizou algumas no mercado livre em 12 x kkkkkkk ué…ai deu né? apesar do preço final ser muito caro, dividido em 12 x nem da pra sentir….então estou com uma filofax purple A5 MARAAAAAAAVILHOSA q voce conhece, e a uso em casa decorando no estilo do insert uma semana em duas páginas, agenda de contatos, financeiro, armazenamento de senhas…a outra é uma agendinha genérica mais ou menos tamanho personal, q uso na bolsa do dia a dia, onde levo o lanche pro trabalho, agua e tals…coitada, essa sofre mas é pra isso mesmo q ela serve: “PRA BATER”, rabiscar, rascunhar, arrancar folha…depois passo tudo pra filofax, onde fica tudo arrumadinho (distrai a mente e alivia a tensão, além de ajudar a organizar e lembrar os compromissos…quanto a kikki k cobalt large, linda e maravilhosa, o insert dela, feliz e infelizmente, são folhas tipo caderno…felizmente porque não quero usar estilo repetido de planner (o oficial é a filofax purple)…e infelizmente porque meio que não to sabendo como usar ou ainda com dó de escrever nela tão novinha…mas quero usar como uma espécie de diário, ou journal, ou para as proximas listas se tiver, ou para aquelas tais de tasks lists…mas to meio perdida com a kikki k ainda, pensando se realmente tem quem use múltiplos planners ou se somente colecionam…desculpa o “comentário”, mas eu avisei q estava sem sono rsrsrsrs bjo bjo

    Curtir

    • Hahahahaha
      Oi, Ana!! Eu devo ter foto dos meus planners juntos em algum post do desafio fotográfico 😀 Mas ainda não falei sobre uso de múltiplos planners aqui no blog. E um montão de outras coisas que ainda tenho que falar! As opções são infinitas! Obrigada pela sugestão 😀

      Enquanto o post não sai, segue algumas sugestões para você:

      – separar o conteúdo do planner principale em dois de forma lógica para você (um poderia ser somente financeiro se tiver muita coisa para controlar, incluindo inclusive pesquisas de produtos antes de comprar, informações para imposto de renda, etc)

      – journaling, desafios escritos, documentação de outros hobbies (dicas, coisas para tentar, lista de material para não comprar repitido, etc)

      – Controle da casa e família, incluindo arquivo médicos inclusive.

      Bjão

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

