Estuda, garota! O que fazer na primeira semana de aulas

como estudar vida de estudante faculdade universidade

Não importa se você está ansioso para a volta às aulas ou se você até evita pensar nesse assunto. Esse dia chegará, mais cedo ou mais tarde do que você imagina! Em um outro post dessa série eu falei como se preparar para o retorno às aulas. Não leu esse post? Então sugiro que comece por ele, vai fazer mais sentido. Clique aqui óh!  Neste post eu vou sugerir uma série de coisas que podem ser feitas na primeira semana de aula, a mais light de todo o calendário acadêmico, rs. Vou supor que você já fez todos os preparativos que eu sugeri no post de volta às aulas, OK?

Mate a saudades dos amigos e faça novas amizades
Reencontrar velhos amigos e colocar o assunto em dia é uma delícia! Curta este momento e aproveite o tempo livre para sair com eles ou fazer algo juntos. Não deixe de conhecer também novas pessoas que farão a disciplina durante um semestre todinho com você. Aos mais tímidos, tente se apresentar ao menos à pessoa que sentou próximo à você no primeiro dia.

como estudar vida de estudante faculdade universidade

Resolva qualquer pendência com a faculdade/universidade 
Precisa pagar alguma multa na biblioteca? Entregar algum documento na secretaria? Ajustar o horário de aulas? Exame médico para usar a piscina? Resolva essas pequenas pendências o quanto antes, sobretudo na primeira semana quando até algumas aulas podem terminar mais cedo. Não deixe para depois.

Planeje refeições e lanches 
Isso pode ser feito até deitado no sofá! O truque aqui é identificar o que precisa comprar e fazer para que você não tenha que recorrer tanto assim à lanches nada saudáveis todo santo dia. É uma forma também de planejar quanto vai gastar comendo fora de casa. Uma vez isso decidido, faça a sua lista de compras. Guarde a lista de compras dos itens que precisará comprar semanalmente (especialmente frutas, legumes e verduras) e escolha um dia da semana para essas compras.

como estudar vida de estudante faculdade universidade

Diga adeus às férias, elas não te pertencem mais 
Hahaha meio dramático isso, não? Mas escolha uma atividade de lazer que goste bastante e que sabe que é difícil de fazer durante a correria do semestre. Eu escolho essa atividade para encerrar as minhas férias com chave de ouro e dizer para mim mesma: “Meu tempo livre foi ótimo, estou pronta para retomar os estudos!”. Minha atividade preferida atualmente é ir à um museu de artes (culpa do curso de design) seguida de uma longa caminhada. Mas já foi andar de bicicleta com amigos, passear no centro da cidade vizinha, assistir um filme com as amigas para fazermos as unhas, e por aí vai.

Atualize seu planner, calendários e materiais de estudo 
Primeira semana de aula geralmente é bem tranquila, mas é uma semana com várias informações importantes como datas de provas, temas de trabalhos, escolha da dupla ou equipe para aulas experimentais e assim por diante. Atualize seu planner, calendários (de papel e do celular, o que você usar) e organize o materiais de estudos. Se for necessário a compra de livros, apostilas ou xerox, providencie tais coisas. Imprima tudo o que achar necessário para ajudar na sua organização. Aliás, como está os cartuchos de tinta da impressora? Precisa comprar mais?

como estudar vida de estudante faculdade universidade

Desfaça as malas e coloque tudo no lugar 
Para quem estuda longe de casa e mora em república ou sozinho, não deixe a arrumação da casa para depois. Eu sei que dá preguiça e aquela sensação de semana tranquila vai fazer você procastinar essa tarefa até o último minuto. Aproveite o tempo livre para organizar e deixar tudo mais fácil para a rotina do dia a dia. Deixe o que sempre usa à vista. Escolha um lugar fixo para chaves, mochila, celular, óculos, livros, etc. Faça uma lista completa de compras e reabasteça a casa.

Identifique as disciplinas mais exigentes, as mais difíceis para você e os horários vagos 
Geralmente depois de conhecer os professores, os horários, os locais de aula e as disciplinas é possível predizer como será a sua rotina. Reflita sobre isso e com a ajuda do seu horário de aulas monte o seu horário do dia inteiro para a semana. Identifique janelas no horário que poderá ir à biblioteca para estudar, dias mais tranquilos para relaxar, passear, fazer compras, limpar/organizar a casa, etc. Ter consciência disso não só ajuda a focar no que precisa ser feito como a remanejar algumas atividades por motivos diversos ou por pura necessidade de um tempo para si mesmo!

Espero que tenha gostado deste post e bom ano letivo para todos 🙂

Todos os posts desta série estão reunidos aqui.
Já viu o meu Planner de Estudos? Saiba mais aqui.

Anúncios

2 comentários sobre “Estuda, garota! O que fazer na primeira semana de aulas

  1. Pingback: Estuda, garota! – Nova série de posts sobre organização nos estudos | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s