Como guardar lápis e canetas


Quem ama papelaria acaba adquirindo uma boa quantia de canetas, lápis, lapiseiras, canetinhas e marcadores. Se você fez ou faz um curso que precisa de diversidade desses materiais, então! Rapidinho você nem sabe onde colocar tanto material muito menos como armazená-lo. Ponta para cima ou para baixo? Eis a questão! Nesse post eu vou responder esta pergunta e também falar um pouquinho dos tipos dessas lindas ferramentas que utilizamos para escrever. Já aviso que o texto ficou longo, mas é porque ficou bem explicadinho. Um suco para te acompanhar, talvez?

É engraçado como algumas perguntas são fáceis de fazer, mas difíceis de responder. Motivo pelo qual estou escrevendo esse post 🙂 Quero deixar claro aqui que as minhas indicações são baseadas na minha própria experiência e bom senso (vocês já vão entender). Ao menos nos sites das marcas que eu visitei, não achei nenhuma informação a respeito além de que as canetas devem ser armazenadas com tampa e ao abrigo do sol/calor. Quer a resposta curta? Pois bem, depende, tanto do tipo da tinta como da quantidade de pontas. Essa resposta não ajuda muito, né? Por esse motivo separei tudo por tipo e respondi caso à caso.

Lápis e lapiseiras 
Esse é o mais fácil de todos, já que o pigmento dentro dele está na forma sólida. Você pode armazenar em qualquer posição. Se gosta de deixar os seus lápis sempre bem apontados, evite guardá-los de ponta para baixo pois o próprio movimento das pontas contra o fundo acabará por desgastá-las. No entanto, se for desajeitado ou se tiver crianças em casa, será mais prudente evitar deixar as pontas afiadas para cima.

Canetas esferográficas 
Coloridas ou nas cores básicas, essas são as canetas mais usadas, emprestas e perdidas! Elas não passam através do papel, nem mesmo o mais fininho deles. Eu guardo as minhas de ponta para baixo ou deitada (estojo), se for uma caneta que uso sempre. Há muitos anos eu tive problemas com canetas que vazavam, independente da forma que eram armazenadas.

Canetas de ponta porosa/feltro ou em formato de pincel 
Essas canetas possuem um refil esponjoso embebido em tinta líquida. Quando novas pouco importa como você vai armazená-las, mas conforme elas forem ficando velhas e menos tinta haver nelas, guarde-as de ponta para baixo. Assim você garante que a ponta ficará com tinta e pronta para quando você for usar. Minha forma preferida de armazená-las é deitada ou de ponta para baixo.

organizar organizador de canetas como fazer papelaria lapis de cor

Canetas de tinta líquida
Tanto as nanquins como as de ponta “agulha” possuem uma tinta bem líquida em contato direto com a ponta. Essas eu prefiro guardar de ponta para cima, em especial as nanquins.

Caneta gel 
Ahh, minhas canetas preferidas ❤ Essas canetas possuem uma tinta bem mais viscosa quando comparada com as outras canetas que mencionei. Isso quer dizer que a tinta de move dentro de seu reservatório de forma bem lenta, e por esse motivo eu as mantenho de ponta para baixo. Tem coisa pior do que você pegar uma caneta gel para usar e perceber que entrou uma bolha de ar dentro da tinta? Arrhhh! Raras as vezes que consegui recuperar uma caneta assim, mas, caso queiram tentar, pegue a caneta pela extremidade contrária a ponta e sacuda-a com movimentos bruscos em direção ao chão. Veja se a bolha de ar saiu. Outra alternativa e deixar a caneta de ponta para baixo por semanas e torcer para que a tinta consiga descer novamente.

Canetas com duas pontas
Alguns marcadores possuem essa embalagem com duas pontas, uma em cada extremidade da caneta. Elas são semelhantes as canetas de ponta porosa/feltro por dentro. Essas o melhor é que sejam mantidas na posição deitada, assim você garante que terá tinta de forma igual para as duas pontas da caneta. Faz sentido, não?

Espero que você tenha sobrevivido até aqui 🙂 Até o próximo post!

Post relacionados
O meu organizador de canetas e sugestões de DIY
Resenha de canetas de ponta porosa

20 comentários sobre “Como guardar lápis e canetas

  1. Amei,seu post, Fernanda. Eu organizo tudo em estojos plásticos transparentes pq preciso saber o que tem dentro. Cada estojo coloco um conjunto ou um grupo de canetas. Como eu amo canetas e quando acaba a tinta ou começa a falhar, eu as coloco em canecas nas prateleiras p/ enfeitar…kkkkkk…#aloka

    Curtir

  2. Fe, qual é o nome que desse display que voce guarda as suas canetas? Como posso pesquisar para comprar?
    Parece que as divisórias dele são móveis, é isso mesmo?
    Simplesmente ele é perfeito hehehe
    Parabéns pelo post 😉

    Curtir

  3. Pingback: Como organizar e decorar a mesa de estudos ou trabalho | Meu Reino de Papel

  4. Pingback: Resenha: Caneta Paper Mate Gel 0.7mm | Meu Reino de Papel

  5. Pingback: Resenha: Caneta gel Pilot G-2 0.7mm | Meu Reino de Papel

  6. Pingback: Caligrafia, lettering, faux calligraphy e freebie! | Meu Reino de Papel

  7. Olá!!!
    Gostaria de saber qual a melhor posição de armazenamento para as canetas com tinta apagavel, por exemplo, a Pilit Frixion Ball. Desde já agradeço a atenção!

    Curtir

  8. Pingback: Resenha: Canetas com ponta pincel | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

