Dicas para melhorar a sua letra

como deixar a letra bonita caligrafia dicas

Nesse post eu reuni 4 dicas para você melhorar a sua letra, seja qual for. No final deste post há um vídeo falando um pouco mais de cada uma dessas dicas. Esse vídeo foi montado com vários snaps (eu não uso mais o SnapChat, substituí pelo IG Stories), por isso o formato e algumas frases repetidas.

1. Use papel quadriculado 
Pode ser comprado ou impresso em casa e pouco importa a qualidade do papel. Se a caneta escolhida passar para o outro lado do papel basta não usar o verso. Lembre-se de que você vai apenas praticar, nada de sair a procura do papel perfeito! Pode ser até papel de rascunho mesmo. Quanto mais simples o material menos receio você vai ter de começar a praticar. Eu prefiro o quadriculado de 0.5cm ou 0.6cm.

2. Escolha um estilo 
Bastão, cursiva, itálico, caligrafia moderna, lettering, etc. São muitas opções. Escolha apenas 1 estilo e pratique ele ao menos por dois meses para ver alguma mudança significativa. Depois que estiver satisfeita com esse estilo você pode passar para outro ou até mesmo inventar variações do mesmo estilo.

3. Escolha uma caneta
Eu sei bem o impulso que temos de sair por aí querendo ser PHD em canetas! Vídeos e mais vídeos no youtube, resenhas, etc. Não precisa nada disso. Pegue as canetas que tem, faça o teste que eu sugeri no vídeo e escolha uma caneta. Sim, umazinha só! Simplicidade é tudo para quebrar o gelo e começar agora mesmo!

como deixar a letra bonita caligrafia dicas

4. Pratique todo santo dia
Todo dia nem que seja 5 minutinhos! Se não tiver como, tente o máximo de vezes na semana que puder. O segredo está na periodicidade, não na intensidade. Aliás, se fizer muito tempo que você não escreve à mão, há grandes chances de você ficar com a mão cansada depois de 10-15 minutos. E mão cansada você já sabe, não vai escrever do mesmo jeito. Devagar e sempre, belezinha?

O imprimível gratuito da lojinha é perfeito para começar a praticar 
Sim, tem imprimível gratuito para baixar lá na fan page do Facebook (da minha lojinha The Jumping Fox). Eu sei que muitas de vocês não vai praticar porque não vai ter tempo de comprar o caderno com o papel quadriculado, então fiz o imprimível para facilitar ❤ Tem em dois tamanhos, A4 e Carta. Quem quiser saber as novidades por lá basta curtir a página.

Espero que vcs tenham gostado do post. Divirtam-se!

17 comentários sobre “Dicas para melhorar a sua letra

  1. Fernanda, qual é essa caneta tipo brush q vc usa? Aparecem várias delas em posts diferentes e aqui no Brasil, SP, São Carlos (vulgo roça) não acho. Vou ter q comprar pela net… Agradeço muito, abçs,

    Curtir

    • Oi, Carol! Eu gosto da caneta brush com cerdas (sintética). A verde eu comprei na Michaels (marca deles, se não me engano, mas é bem baratinha, linha escolar/craft mesmo) e a preta eu comprei na Hobonichi online.

      As mais fáceis de achar (e acho que no Brasil também) são as canetas pincel da Faber-Castell, modelo Pitt. Geralmente ela fica junto dos materiais de desenho técnico e para artistas. A marca Tombow também tem, já vi da Crayola tb (linha escolar).

      Para começar, ver se você gosta, a saída mais barata seria o pincel redondo mesmo e guache ou aquarela (qualquer uma!). Eu sou do tipo que gosto de gastar bem pouquinho para experimentar. Se for algo que eu goste mesmo, aí sim eu invisto aos poucos. De repente você já até tem pincel em casa 🙂

      Beijo e obrigada pela visita :-*

      Curtir

  2. Pingback: Caligrafia, lettering, faux calligraphy e freebie! | Meu Reino de Papel

    • Porque é mais fácil escrever uniformemente sobre ele. Você pode não se dar conta, mas é mais fácil manter as minúsculas todas de um tamanho, as maiúsculas o dobro delas, por exemplo. Uma das características que nos faz considerar uma letra bonita é a uniformidade das letras. Se usar papel sem pauta você pode demorar mais tempo para atingir essa uniformidade, com pauta normal de caderno nem sempre você consegue escrever porque algumas canetas pincel são grandes demais para a pauta. Você pode sim usar qualquer papel, mas acho bem mais fácil e prático começar com o papel quadriculado. :-*

      Curtir

      • É eu comprei um caderno simples pra participar do lettering e aproveito pra treinar,muito obrigada pela sua atenção,aproposito adoro suas postagens 😍😍😙😙😙

        Curtir

  3. Pingback: Resenha: Canetas com ponta pincel | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

