Estuda, garota! – Como fazer anotações em sala de aula

como fazer anotações em sala de aula universidade faculdade escola

Só prestar atenção ou anotar tudo o que o professor fala? De que adiantar anotar se tem tudo no livro? A grande maioria dos estudantes já se fez essas perguntas. Aprender como nós compreendemos e anotamos o que o professor diz é um processo de aprendizado pessoal por si só. Nesse post eu descrevo o que você precisa fazer, observar e considerar para ter um caderno de anotações de aula que realmente vai te ajudar nos estudos.

Estude o conteúdo antes da aula
Leia o material, grife o que for importante e marque em vermelho as dúvidas. Quando fizer as anotações em sala de aula nem tudo vai ser um completo mistério porque você já vai ter um conhecimento prévio do assunto. Estudar antes da aula te dá uma oportunidade de ouro de tirar dúvidas na mesma aula. Você irá identificar rapidamente exemplos e outras informações que não estão no livro. E essas informações, meu caros, vocês vão anotar no seu caderno sorrindo! Nã há nada melhor que voltar para casa cheio de si, pronto para já começar a fazer aquela lista de exercícios (e quem sabe ter um final de semana para descanso).

Imprima slides com espaço para anotações
Tem professor que usa slides como material de apoio para as suas aulas. Um tópico pode render 10 minutos de explicação, e claro que você não vai lembrar de tudo depois. Se preferir, use os slides impressos para fazer anotações, vai te salvar tempo no momento de escrever.

como fazer anotações em sala de aula universidade faculdade escola

O professor apresentou os itens numerados em slides diferentes, mas eu os reuni de forma resumida pelo tópico central. (texto em francês, desculpa, mas não tenho mais notas em português de cursos anteriores 😦 )

Escreva o que você compreendeu
Não tem nada pior do que ler as suas anotações e não entender nada do que está escrito. Durante a aula seguimos a linha de pensamento do professor e tudo faz sentido, mas quando estamos sozinhos não conseguimos o mesmo entendimento a partir de frases soltas ou apenas palavras-chaves anotadas. Por isso o mais importante é anotar aquilo que você compreendeu no momento da explicação, usando as suas próprias palavras. Leva um pouco de tempo e prática para ser capaz de ouvir, refletir, traduzir para a sua linguagem, escrever e continuar escutando o que o professor está falando. Não desista, a prática leva a perfeição. E você vai ter muita aula para praticar.

Use símbolos e abreviações quando conveniente
Escolha alguns bem fáceis de desenhar/escrever e que resumam bem o que deveria anotar. Pense neles como as placa de trânsito: você bate o olho e a sabe o que significa. Primeiro e  segundo viram 1o, 2o. Aumento vira setinha para cima, diminuição, setinha para baixo. Maior, menor, igual e diferente eu uso os símbolos matemáticos. E por ai vai.

Formate o seu texto
Se as suas notas estiverem estruturadas será mais rápido encontrar o ponto que precisa adicionar alguma informação importante. Nem sempre o professor explica tudo de forma linear, às vezes ele volta a pontos anteriores, principalmente na hora de comparar. Não se esqueça que podemos fazer listas, diagramas, ate mesmo um desenho rápido se for apropriado. Se datas forem importantes não tenha medo de anotá-las em destaque. Então já sabe, da próxima vez que o professor disser “Os 3 fatores principais…”, não escreva isso com todas as letras! Faça em forma de lista numerada! Deixe espaço vazios nas partes que acredita que poderá complementar quando estudar em casa.

como fazer anotações em sala de aula universidade faculdade escola

Minhas anotações sobre este post 🙂

Não deixe as dicas do professor passarem desapercebidas
Um professor às vezes tem só 60 minutos para cobrir capítulos inteiros. Ele sabe o que é importante para os seus alunos, sabe até o que ele vai colocar na prova. Tem professor que avisa com todas as palavras “questão de prova”,  já outros são mais discretos e apenas dizem “não esqueçam” ou “importante lembrar…”. Aprenda a identificar como cada um dos seus professores se expressam, e no momento que eles disserem não deixe de anotar no seu caderno. Eu uso a letra “P” para indicar possíveis questões de prova.

Escreva em colunas
Dependendo da disciplina tudo o que você irá anotar está na forma de texto, aliás, muito texto. Nesses casos eu prefiro dividir a página ao meio, criando duas colunas. Fica mais fácil continuar escrevendo na linha debaixo e mais rápido ler o que já escreveu.

Professor vai rápido demais, não consigo fazer tudo direitinho
Não se esqueçam: caderno de anotações não é obra de arte! Ele precisa ser funcional e ter um mínimo de organização para você se orientar. Beleza fica lá em último plano. Aliás, perfeccionismo não combina com anotações rápidas. É necessário se adaptar ao ritmo do professor também. Se você se pegar confuso ou muito para trás, anote palavras-chave e deixe um pedaço em branco para completar depois, e continue com ele. Não interrompa o colega do lado ou desanime. Tente acompanhar daquele ponto em diante. Com o tempo você pega o jeito!

É isso, espero que tenham gostado do post e até a próxima!

Post relacionados 
Todos os posts desta série estão reunidos aqui.
Já viu o meu Planner de Estudos? Saiba mais aqui.

Anúncios

12 comentários sobre “Estuda, garota! – Como fazer anotações em sala de aula

  1. Pingback: Estuda, garota! – Nova série de posts sobre organização nos estudos | Meu Reino de Papel

  2. Hoe, Fernanda! Que dicas maravilhosas para as anotações! Queria ter tido a oportunidade de ter lido isto nos meus tempos de faculdade, já que, por mais que nos adaptemos, era um sofrimento pegar os tópicos com alguns professores – principalmente quando não separavam muito bem “o joio do trigo” em suas lições… 😦
    Felizmente, está em tempo aplicar alguns toques em face dos concursos e mesmo das coisas do dia-a-dia, porque sempre é tempo de estudar, não importa o que seja 🙂
    Beijos~

    Curtir

  3. Parabéns pelas dicas amo vir aqui, também sou apaixonada por papelaria, mas o campeão dessa paixão são canetas azuis tenho muitas, onde viajo compro uma diferente, quando alguém viaja para fora peço uma caneta azul. E você quais são seus itens favoritos?

    Bjs!!

    Curtir

    • Oi Jucimara! Fico feliz em saber que acompanha o blog 🙂 Eu amo caneta também, especialmente as gel de ponta fininha (0.38mm) na cor preta. Eu gosto de tudo e o item favorito muda de acordo com tempo. Atualmente fico doida com carimbos e caneta ponta pincel 😀 Beijão :-*

      Curtir

  4. Achei o blog hoje tentando desvendar como fazer uso decente de agenda/planner e estou lendo todos os capitulos “série” de estudos. Algumas coisas eu já fazia, outras nao fazia ideia que facilitariam na organização.
    Quero voltar pra faculdade em breve, mas antes, com a sua ajuda, vou tentar organizar tudo direitinho.
    Parabens pelo trabalho!

    Curtir

  5. Pingback: Por que ainda há pessoas que usam papel e caneta para se organizar e estudar? | Meu Reino de Papel

  6. Pingback: Resenha: Caneta marca texto Zebra Mildliner | Meu Reino de Papel

  7. Pingback: Como fazer um mapa mental | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s