5 dicas para uma semana produtiva

work trabalho dicas produtivo

Segunda-feira. Tudo recomeça. Muito se fala da preguiça que acomete à todos sempre neste mesmo dia da semana e como doses extras de café são necessárias para vencer essas 24 horas. Mas sejamos francos, segunda-feira é um dia como outro qualquer, com um pouco mais de sono e inércia talvez.  Eu não sei vocês, mas eu preciso de café extra todo santo dia! Amo café! Segunda-feiras são tão especiais como ano novo, a diferença é que você só espera 7 dias para iniciar o novo ciclo. E assim como ano novo, eu tenho segundas-feiras como dias de recomeçar e conquistar, pouco importa como foi a semana passada. Nesse post eu vou compartilhar com vocês minhas 5 dicas para que a sua semana seja produtiva!

1. Coloque as coisas em ordem 
Não tem nada pior que perder tempo procurando o que precisa por motivo de bagunça. Desordem atrapalha, estressa e tira a nossa atenção também. Dedique um tempo (uns 20 minutos no máximo) para colocar as coisas em ordem. Exemplos: coloque roupas, sapatos e acessórios no lugar, ajeite a mesa da cozinha e do computador, coloque eletrônicos para carregar, lave a louça e retire o lixo o orgânico e o reciclável (ou deixe este pronto para tirar no dia certo). Não é faxina, concentre-se apenas no que for importante para o bom funcionamento da casa.

work trabalho dicas produtivo

2. Priorize o que precisa ser feito
Em uma folha, anote tudo o que estiver pensando. Se algo não precisa ser feito nessa semana mas continuamente vem em sua mente te atrapalhar, anote também para que possa focar nas outras tarefas. Assim que terminar, releia as suas notas e priorize. Você pode usar caneta colorida ou marca texto para criar um código: rosa para tarefas urgentes, amarelo para as tarefas importantes, roxo para as tarefas com dia marcado e verdes para as tarefas que só devem ser feitas se tiver tempo livre. Nesta mesma sequência, anote as tarefas no seu planner. Tarefas sem data definida devem ser anotas em uma folha à parte, com as mais importantes no topo. Não se prolongue, uns 30 minutos no máximo, caso tenha uma vida muito atribulada. Lembre-se, este é o momento para planejar a semana. Se precisar planejar mais coisas, crie uma tarefa para isso.

work trabalho dicas produtivo

3. Foque em uma tarefa por vez
Esse é o momento de sair do planejamento e partir para a ação! Comece pela tarefa mais importante do dia, respira fundo e vai. Se ajudar, coloque uma música que goste muito para te animar. Nada de querer ser perfeccionista, seu objetivo é realizar a tarefa e partir para a próxima. Não esqueça de fazer pausas (ao menos 1 a cada 50-60 minutos), beber água e caminhar um pouco, caso precise.

4. Tarefas domésticas diárias e semanais
Separe 15 minutos diários para manutenção da casa, arrumar a bolsa/mochila para o dia seguinte, etc. Se você faz tudo em casa, com certeza você vai precisar de muito mais tempo do que isso. Tente separar tarefas diárias das tarefas semanais. Estipule 7 tarefas semanais importantes e execute uma ou mais por dia, de acordo com o seu tempo livre. Essas tarefas geralmente são as mais demoradas como lavar banheiro, lavar roupa, limpeza de quintal, cozinhar ou preparar alimentos para cozimento, etc.

work trabalho dicas produtivo

5. Delegue, e quando necessário, diga não
Nem todas as tarefas, principalmente as domésticas, precisam ser feitas por você. Delegue de acordo com a capacidade e idade de cada pessoa. Aceite caso essas tarefas não sejam executadas com a perfeição que esperava. Lembre-se, a tarefa precisa ser bem feita, isso não significa que precisa ser perfeita. Se algo não for importante ou relevante para a sua semana, diga não, principalmente se for uma favor à terceiros e você não tem tempo livre para isso. Você também precisa de descanso.

Espero que essas dicas ajudem! Uma semana produtiva para todos nós!

Posts relacionados
Como ser produtivo 
Mantenha-se produtivo com a técnica Pomodoro

Produtos que aparecem nas fotos
Planner argolado: Filofax Domino Patent (resenha aqui)
Clips dourado de lacinho: Kate Spade New York
Marca texto: Staedtler (roxo) e Sharpie Gel (amarelo)
Caneta azul: Bic Atlantis Exact Fine
Meu refil semanal: The Jumping Fox (link para comprar aqui)

Anúncios

5 comentários sobre “5 dicas para uma semana produtiva

  1. Pingback: Planeje a sua semana like a boss | Meu Reino de Papel

  2. Pingback: Os 5 erros mais comuns de quem usa planners | Meu Reino de Papel

  3. Pingback: Organização pessoal: Como organizar a sua rotina de forma eficiente | Meu Reino de Papel

  4. Pingback: Resenha: Planner Recollections da Michaels | Meu Reino de Papel

  5. Pingback: Como fazer um mapa mental | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s