Resenha: Faber-Castell Grip Finepen 0.4mm

resenha caneta faber-castell finepen grip ponta porosa

Caneta de ponta porosa! ❤ Quem não gosta? E quem não sofre porque elas vazam para o outro lado da folha? Uma verdadeira relação de amor e ódio, não é mesmo? Bora lá então ver como é essa caneta da Faber-Castell!

Modelo
Faber-Castell Grip Finepen, disponível em 20 cores (nenhuma cor neon)

Ponta
Ponta de feltro, acabamento redondo, 0.4mm

Corpo
Triangular com bolinhas, facilita a pegada por ser ergonômico

resenha caneta faber-castell finepen grip ponta porosa

Teste de escrita
Usei folha de fichário (genérica, qualidade mediana), folha sulfite 75g/m2 (Chamequinho, cor marfim) e folha sulfite 90g/m2 (Xerox, cor branca). Em todas as folhas a tinta faz sombra, mas somente na folha de fichário é que ela vaza um pouco para escrita. Para doodles (sobretudo nas partes pintadas), a tinta vazou em todas as folhas. A tinta espalhou-se um pouco pelas fibras do papel no verso da folha sulfite 90g/m2. Se você é o tipo de pessoa que compra papel para impressora e o usa também para anotações vai gostar de saber disso 😉

resenha caneta faber-castell finepen grip ponta porosa

resenha caneta faber-castell finepen grip ponta porosa

Teste do marca de texto e do marcador à base de álcool
Usei os marcadores de texto da Bic (amarelo) e da Staedtler (turquesa) e os marcadores à base de álcool (menta e cinza médio, são usados para ilustração). A tinta da caneta da Faber mancha um pouquinho com o uso do marca texto, mas bem pouquinho mesmo. Tem que olhar de perto para perceber que manchou. O mesmo não aconteceu com o marcador à base de álcool.

resenha caneta faber-castell finepen grip ponta porosa

Visibilidade ao escrever nos dois lados do papel
Será que a sombra que a caneta faz do outro lado do papel atrapalha na hora de ler o que está escrito? Foi o que eu pensei quando estava usando essa caneta na folha de fichário. Pois bem, atrapalhar a leitura ela não atrapalha, mas você vê nitidamente texto escrito atrás. Esse efeito diminui conforme a gramatura da folha aumenta e até mesmo no papel 90g/m2 é possível ver a sombra do texto. Pessoalmente eu desistiria de usar essa caneta para anotações em geral.

resenha caneta faber-castell finepen grip ponta porosa

Sensação ao escrever
Gostei da maciez dessa caneta apesar de ser um pouco diferente entre as duas que eu tenho e comprei na mesma loja. A rosa “arranha” mais ao escrever. A olho nu as pontas são exatamente iguais.

Posso usar essa caneta no meu planner ou caderno de bullet journal? 
Com tantas opções de planner e caderno no mercado, fica difícil dizer sim ou não. Tudo depende da gramatura e qualidade do papel utilizado. Recomendo que tenha um pedaço pequeno do papel que quer testar na sua carteira, assim quando for à papelaria, poderá testar. Em geral, eu diria para evitar o uso de canetas de ponta porosa à base de água e álcool. No entanto, se o papel que for usar for de gramatura maior (ou for o Tomoe River) e você não se incomodar com a sombra do texto escrito, essa caneta vai funcionar bem. Lembre-se apenas que se for pintar, a tinta vai vazar para o outro lado do papel.

Posts relacionados
Resenha: Canetas de ponta porosa

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha: Faber-Castell Grip Finepen 0.4mm

  1. Olá! Tudo bem? Adorei ler sua resenha ficou super explicado e me ajudou bastante! Mas queria pedir uma informação desses marcadores à base de álcool (menta e cinza médio, são usados para ilustração). Queria saber a marca deles e se souber onde posso comprar. Muito obrigada, beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s