Como alcançar seus objetivos em 2016

como alcançar objetivos produtividade
Wow! Estamos em abril, já! Tempo voa, baby! Na minha cabeça eu já imagino 2016 como uma barra de progresso marcando nos 30%. De tempos em tempos eu releio as minhas resoluções de ano novo, só para garantir que eu estou na direção certa e também para repensar o que quero. Algumas coisas acabaram ficando para trás, hábitos novos que eu comecei mas não mantive o ritmo. Nesse post eu falarei um pouco como é esse processo de revisar os objetivos de 2016, colocá-los em ação e lidar com falhas também.

Revise as resoluções para 2016
Marque o que você já fez, conquistou e indique o que está em andamento. Não tenha receio de eliminar algumas resoluções que nem tentou ou que agora não fazem mais sentido. Quatro meses é muito tempo. Nossa vida pode ter mudado e nossas prioridades também. Se você não escreveu suas resoluções no início do ano, sem problemas! Escreva agora o que quer fazer e conquistar em 2016. Se precisar de inspiração, as minhas estão aqui.

cantinho mesa decorar organizador lápis caneta

Escolha os objetivos para o mês de abril
Agora que você tem a sua lista, priorize e escolha os objetivos para o mês de abril. Já estamos na metade do mês, então não seja tão exigente. Melhor começar devagar mas indo sempre na direção certa do que ir com tudo nesse mês e em maio você largar tudo pela metade porque sente que não tem tempo para outras coisas. Misture objetivos fáceis com difíceis ou de longa duração. Nesse mês eu escolhi reorganizar e decorar o meu apartamento, diminuir o uso de internet e celular e planejar uma grande viagem para algum lugar que gostaria de conhecer. Eu comecei pela viagem e dois dias depois, percebi que essa viagem não irá acontecer nos próximos meses. Assim que comecei a planejar eu percebi que minhas prioridades mudaram desde o início do ano, então abortei a missão e passei para a reorganização e decoração do apartamento.

Quebre cada objetivo em tarefas menores
No começo do ano eu ja sabia que queria organizar e decorar o apartamento. E para fazer isso direitinho eu sabia que eu teria que destralhar, tirar coisas que eu não quero mais, doar, etc. E foi o que eu fiz nos primeiros meses. Um dia de noite eu peguei meu organizador de lápis e canetas, no final de semana o guarda-roupa, e assim por diante. Nesse mês organizar e decorar esta sendo fácil. Final de semana passado mudei algumas coisas de lugar e decorei com o que eu ja tinha. Aliás, não comprar nada novo é um outro objetivo meu.

objetivos hábitos tarefas diárias planner filofax rotina

Não espere pelo momento certo
A grande maioria das pessoas tentam encontrar o momento ideal para fazer as coisas. E se esse momento ideal nunca chegar? E se esse momento ideal precisa ser criado por você mesma? Se mexa e mantenha-se em movimento! Começar pode ser difícil e assustador ao mesmo tempo, mas uma vez que você vence essa barreira inicial, fica mais fácil manter as coisas funcionando.

Acompanhe seu progresso
Periodicamente eu atualizo o meu planner, faço questão de marcar o que fiz e o que conquistei. Alguns novos hábitos são diários, então acompanho no refil semanal mesmo. Como é bom ver a lista de objetivo diminuindo! Sentimento de que a vida está caminhando como eu quero (ao menos aquilo que podemos controlar), de pequenas conquistas e equilíbrio na vida.

Se cair, levante de novo
Seja porque às vezes as coisas são mais difíceis do que imaginamos ou porque simplesmente falhamos em manter o objetivo em andamento, não se vitimize e nem culpe o mundo por isso. Reflita, aceite as falhas, aprenda com elas e comprometa-se novamente. Em 1o de janeiro eu comecei atividade física diária em casa junto com uma postura alimentar mais saudável. Tudo ia bem ate ter ficado muito doente no final de fevereiro. Tive que parar a atividade física e não voltei até agora! Cada dia que passa parece mais difícil voltar, mas desse mês não passa!

Devagar e sempre 
Próximo final de semana será de descanso, pouco importa se os objetivos de organização para o mês de abril foram alcançados ou não. É preciso descansar também, curtir um pouco os objetivos alcançados. Única excessão são os hábitos diários. Assim que minha lista de objetivos acabar eu recorro à minha lista de resoluções para 2016 e escolho mais alguns para realizar.

É isso! O post ficou um pouco longo mas eu queria dar uma ideia mais detalhada de como é que eu tiro os meus objetivos do papel e os coloco em ação.
Até a próxima!

Posts Relacionados:
Resoluções de ano novo
Filofax Domino Patent Turquesa
Meu organizador de canetas 

Refil que aparece na última foto é da minha loja no Etsy.
A5
Personal
Traveler’s Notebook Regular

2 comentários sobre “Como alcançar seus objetivos em 2016

Deixe um comentário

