Como organizar e decorar a mesa de estudos ou trabalho

decoração journaling cards cantinho mesa estudo quarto trabalho

Quem não gosta de um cantinho todo organizado, bonito e cheiroso para estudar ou trabalhar? Daqueles que só de olhar a gente já tem vontade de sentar e ficar? Mas como organizar e decorar quando você não encontra ou não tem dinheiro para comprar todos os itens que gostou lá naquelas fotos no Pinterest? Por onde começar? Acompanha o post que eu te conto tudo.

Não tenha pressa
Organizar e decorar o seu cantinho é um projeto pessoal de longo prazo. Você provavelmente não vai arrumar tudo em um único final de semana mesmo, então para que a pressa? Comece por identificar os itens que mais usa e que será mais prático ter à disposição. Com isso você já vai saber que tipos de organizadores precisa. Escolha cores ou temas para a decoração, vai ficar mais fácil decorar se alguns itens possuirem algo em comum. Para os itens mais caros, economize o dinheiro, procure por soluções alternativas mais baratas ou espere por promoção ou data especial para se auto presentear.

Reutilize e renove itens usados
Eu gosto de começar com o que eu já tenho, principalmente quando não estou certa ainda exatamente do que preciso. Alguns dos projetos da faculdade precisavam de uma mesa maior onde eu pudesse cortar papel com estile, fazer trabalho de artes, etc. Eu fazia isso na mesa da cozinha e nem preciso dizer o quanto isso era ruim. Quando trocamos a mesa do computador resolvi usar a antiga para deixar somente para execução desses projetos. A faculdade terminou e eu continuo usando ela para trabalho, apenas adicionei um tampo branco novo em cima. Uma outra opção seria usar papel contact na cor ou estampa que preferir, caso queira customizar o tampo e gavetas.

decoração journaling cards cantinho mesa estudo quarto trabalho

Organizadores de mesa e de parede 
Eu falei como organizar canetas e como armazená-las em um outro post (links no final deste post), então não falarei sobre isso aqui. Com certeza usar copos e canecas é a forma mais fácil e rápida de descobrir se você realmente precisa desses itens à disposição, quais mais usa ou se prefere tudo em estojos para utilizar o espaço para outra coisa. Organizadores de parede são mais difíceis de achar nas lojas. Vale a pena dar uma olhada nas opções de organizadores para cozinha e banheiro, pois algumas peças são super neutras e irão combinar com qualquer coisa. Outras opções são prateleiras estreitas e nichos (aqueles retângulos ou quadrados de madeira).  Lembre-se apenas que a grande maioria dessas opções precisarão ser fixadas na parede com parafuso e não são para armazenar itens pesados.

Organização para mesas pequenas
Fica difícil ter organizadores, material e decoração se a sua mesa for pequena ou possui pouco espaço livre porque o computador ocupa a maior parte dela. Nesses casos você pode organizar kits de acordo com as suas atividades, colocando em caixas ou pastas, o que for mais apropriado. Assim, você só coloca na mesa o que for usar no momento e não precisa sair à caça desses objetos toda vez que for fazer algo. Exemplo de kits: 1) pasta com informações de clientes, livros de referência e caderno de idéias; 2) papel milimetrado, di-log, monolog, régua grande e canetas coloridas. Ter uma estante pequena próximo à sua mesa pode ajudar a organizar todo o seu material.

decoração journaling cards cantinho mesa estudo quarto

Decoração da mesa e da parede
Essa parte é bem subjetiva, tem quem goste de tudo bem clean e minimalista, já outras pessoas preferem bem decorado e colorido. Eu tendo a variar entre os dois estilos e por isso compro objetos de decoração que possam ser usados em outros lugares da casa também. Uma boa alternativa para decoração de parede sem parafusos é o uso de papel para scrapbook, imagens impressas ou cartões feitos à mão e washi tape. Foi o que eu fiz na parede do meu cantinho. Reuni alguns recortes de papel para scrapbooking e journaling cards, ensaiei algumas composições na mesa e fixei na parede a composição que mais gostei. Se você curte aquarela e lettering, esta é uma ótima forma de expor algumas de suas artes. Frases de motivação são perfeitas para as paredes! Caso não goste da ideia de usar washi tape, é possível usar moduras de quadros para fazer um varalzinho. Aí é só usar mini pregadores para prender os papéis. Por último, eu gosto de adicionar alguma plantinha. Minhas favoritas são as suculentas.

Decoração extra para quando sobra espaço 
Use e abuse de objetos que você possue e os acha bonito. Pode ser um livro, planners em uso, rolinhos de washi tape empilhados, lápis coloridos, porta-retrato, origami, etc. Tente combinar objetos de diferentes tamanhos (preferencialmente pequeno, médio e grande) para que sua decoração fique interessante e harmoniosa. Preencher quase todo o espaço livre com o que achar bonito não só vai encher os seus olhos como vai dar uma sensação de lugar aconchegante.

Cheirinho bom 
Velas perfumadas, incensos e óleos esenciais são ótimos para perfumar o ambiente. Eu os uso com moderação, geralmente prefiro o cheirinho de chá ou café que eu faço todo dia.

decoração journaling cards cantinho mesa estudo quarto

Tem alguma dica de decoração que não foi mencionada aqui? Compartilhe nos comentários 🙂

Posts relacionados
Como guardar lápis e canetas
Meu organizador de canetas e como você pode fazer o seu
Estuda, garota! – Ambiente de estudo

8 comentários sobre “Como organizar e decorar a mesa de estudos ou trabalho

  1. Amei o post. Gosto do meu cantinho bem organizado, senão me perco toda…rs Minha mesa é bem pequena e por isso acabo não colocando nada nela (apenas o que vou suar no momento). Uso a gaveta e meu armário para guardar a maior parte do meu material. =**

    Curtir

Deixe um comentário

