Tudo o que você precisa saber sobre carimbos

carimbos madeira stamps clear silicone dicas como usar ideias

Uns 3 anos atrás eu não tinha carimbos. Nenhunzinho! Para decorar eu preferia usar adesivos e washi tape, o restante era na caneta mesmo. Para dizer a verdade, sempre que eu considerava comprar um carimbo eu desistia. Achava caro quando comparado com adesivos e ficava com receio de enjoar logo daquele desenho, fosse no meu planner ou journal. Pelo foto aí de cima vocês já sabem que eu mudei de opinião. Nesse post eu reuni tudo o que você precisa saber sobre carimbos, o que eu aprendi com eles e no final, algumas ideias de como você pode aproveitar os seus carimbos ao máximo.

Carimbos de madeira versus carimbos de silicone
Eu evitei ao máximo comprar os carimbos de madeira, mesmo não havendo diferenças no resultado final entre os dois tipos de carimbo. Os carimbos de madeira ocupam muito mais espaço que os de silicone, e geralmente são mais caros também. Com uma promoção ou outra, acabei não resistindo aos de madeira também. Os carimbos de silicone precisam de uma base de acrílico e algumas são caras. As minhas preferidas são as em formato de bloco com linhas, ajuda bastante a alinhar os carimbos de palavras e a fazer montagem de múltiplos carimbos para carimbar de uma só vez. Se estiver começando e quiser diminuir os seus gastos, improvise a base usando tampa de caixinha de CD, embalagens de produtos (iPod, iPhone, relógio, Ferreiro Rocher, etc).

Organização e armazenamento
Eu já tentei 3 formas de organizar os carimbos: todos em embalagens originais dentro de uma caixa (funcionou bem enquanto tinha poucos), organizados por tamanho e organizados por temas, que inicialmente guardei em caixa de plástico para fotos. Esta última forma funcionou muito bem, porém os carimbos de silicone começaram a reagir com o plástico da caixa, ambos entortaram um pouco. Por esse motivo prefiro manter todos nas embalagens originais, separo apenas os carimbos pequenos (funcionais e decorativos) para usar no planner. Não é a organização ideal, mas tem funcionado bem. Carimbos de madeira são guardados separadamente, todos deitados com a imagem de referência para cima.

Dicas de limpeza
Após o uso, eu carimbo um lenço umidecido sem perfume. É bem fácil limpar enquanto a tinta está fresca. Quando a tinta da carimbeira não sai facilmente do carimbo (só aconteceu com a carimbeira à prova d’água) eu uso um removedor espercífico para carimbos da StazOn. Com o tempo os carimbos ficam manchados, é normal e isso não afeta o funcionamento deles. Já lavei alguns carimbos de silicone com água e detergente de cozinha bem diluído, mas não vi diferença alguma, então, nunca mais lavei. Usar o lenço umedecido é bem mais rápido e eficiente.

Problemas com carimbos e carimbeiras
Alguns carimbos de silicone não carimbam uma imagem nítida quando novos. Não desista deles, carimbe várias vezes até a imagem sair perfeita. Tirando essa parte, todos os problemas que eu tive com carimbadas não nítidas eram devido às carimbeiras. Não sei explicar o porquê, mas algumas carimbeiras, tanto caras como baratas, deixam a imagem com bolhas (nas partes sólidas do desenho). Já utilisei a técnica de arrastar o carimbo na carimbeira para minimizar essas bolhas, mas não gostei do resultado. Eu guardo as carimbeiras de cabeça para baixo, assim tem sempre pigmento na superfície para quando eu for usar.

Carimbos para planner
Eu diria que todo carimbo pequeno ou médio serve para planner, ao menos para decoração. Mas são os carimbos funcionais que ajudam mais na organização da semana, além de decorar um pouquinho. Há mais opções de carimbos de silicone para planners, principalmente os funcionais. Previsão do tempo, fitness, limpeza, estudos, viagem, alimentação e tantos outros modelos para ajudar no planejamento. Eu não os uso continuamente, tenho alguns poucos que são funcionais. Às vezes prefiro escrever ou desenhar à mão mesmo, porque é mais rápido. Mas se sobra um tempinho, eu uso até demais.

Dicas de uso e limpeza Após o uso, eu carimbo em um lenço umidecido sem perfume. É bem fácil limpar enquanto a tinta está fresca. Eu guardo as carimbeiras de cabeça para baixo, assim tem sempre pigmento na superfície para quando eu for usar. Quando a tinta da carimbeira não sai facilmente (só aconteceu com a carimbeira à prova d'água) eu uso um removedor espercífico para carimbos da StazOn. Com o tempo os carimbos ficam manchados, mas isso não afeta o funcionamento deles. Já lavei com os carimbos de silicone com água e detergente de cozinha bem diluído, mas não vi diferença alguma, então nunca mais lavei. Usar o lenço umedecido é bem mais rápido e igualmente eficiente.

DIY para planners e journals
Há várias formas de usar carimbos, mas focarei nas opções em que qualquer carimbeira pode ser utilizada. Não tem nada mais frustante que descobrir que não pode usar aquela carimbeira nova no planner ou no seu journal porque a tinta vaza, não é mesmo? E se eu te dizer que tem um jeitinho? Eis aqui algumas ideias, e no final um vídeo mostrando algumas coisas que eu fiz.

  • post-it decorado
  • customização de adesivos
  • adesivos usando etiqueta branca
  • bloquinho de anotações decorados
  • decoração de presentinhos e cartões
  • desenhos para colorir com lápis de cor
  • recortes para decorar journal, smash book, scrapbook

Esqueci de adicionar alguma coisa neste post? Tem alguma dúvida? Deixe aqui no comentários 😉

Materiais usados
Carimbos de madeira: a grande maioria comprei na Michaels
Carimbos de silicone: Sweet Stamp Shop (café, xícaras), Heidi Swapp (words), marcas diversas
Carimbeiras: Genéricas (dollar store), Memento (dew drop)
Planner: Filofax The Original na cor nude (tamanho personal)
Post-it Super Sticky (post-it cola quase na folha inteira)
Adesivos Floral: The Jumping Fox http://etsy.me/1OSKZfP
Insert semanal que aparece na foto: The Jumping Fox http://etsy.me/1rjE3gV
Insert semanal que aparece no vídeo: The Jumping Fox http://etsy.me/27FfNHd

6 comentários sobre “Tudo o que você precisa saber sobre carimbos

    • Não. O carimbo de silicone mais velho que possuo tem 3 anos e adere perfeitamente à base de acrílico. Imagino que se sujar (cair no chão e pegar muita poeira, por exemplo) aí ele não vai aderir direito mesmo. Nesse caso tem que lavar pra limpar e voltar a aderir.

      Curtir

Deixe um comentário

