Os 5 erros mais comuns de quem usa planners

bolsa planner agenda fichário filofax kikki carpe diem color crush como usar planner

Eu constantemente recebo dúvidas sobre como usar o planner de forma correta, principalmente de planneristas iniciantes. Eu sempre explico que não há fórmula mágica que funciona para todo mundo, que precisamos descobrir o que funciona para nós e isso é um pouco na tentativa e erro. Mas, se não há fórmula mágica, como saber se está no caminho certo? Basta continuar lendo esse post aqui, sobre os 5 erros mais comuns de quem usa planners.

Não usar o planner com frequência
Você comprou ou montou seu próprio planner, preencheu algumas folhas, planejou a semana e deixou ele esquecido em algum lugar. Dias depois é que você vai abri-lo para atualizar alguma coisa. Esse é o erro mais comum de todos. É preciso pensar no planner como seu/sua secretário(a). Acho que é por isso que as gringas têm o costume de dar nome para os seus planners. Tenha uma rotina de uso (nem que seja 5 min por dia) e tenha seu planner sempre por perto. Se não for possível carregá-lo na bolsa, tenha um bloquinho or caderno pequeno para anotar algumas informações temporariamente. Usar o celular também é uma boa pedida.

Não usar contexto 
Tão importante quanto anotar, é organizar a informação que anotou. Fazer listas por contexto ou categoria é uma boa forma de organizar suas anotações. Você pode até anotar em papéis avulsos ou nas páginas da semana/dia, mas não esqueça de reunir essas informações depois. Alguns exemplos de listas por contexto são: lista de compras organizadas por loja, de livros que quer ler, de manutenção do carro, etc.

kikki.k yellow amarela mdeium personal agenda fichário planner

Não customizar o planner 
Depois de muito escolher e esperar, você finalmente recebe o seu planner em casa. A vontade é de pegar uma caneta e sair anotando várias coisas e já planejar a semana. Do jeito que os planners são vendidos, usar o planner sem customizá-lo é disperdiçar todo o potencial que essa ferramenta tem a oferecer. Separe um tempo para fazer um mind map para descobrir o que irá controlar no planner, nomeie as divisórias, faça listas, tenha diferentes inserts para auxiliar na sua organização e planejamento. Se achar interessante, crie um índice, númere as páginas e adicione post-it flag nas páginas que consulta com frequência.

bolsa planner agenda fichário filofax kikki carpe diem color crush como usar planner

Não mudar de insert quando necessário 
Nem todos os dias são iguais, alguns são mais cheios que os outros. Ou ainda, os dias são iguais, mas nós não. Eu gosto muito do refil semanal em 2 páginas, mas nos dias mais cheios ou nos dias em que eu preciso me concentrar melhor, eu uso o refil diário. Durante o período de férias ou viagens eu prefiro o refil semanal em uma página e uso folhas suplementares para planejar o itinerário. Por esse motivo, eu tenho sempre algumas folhinhas de cada tipo de insert pronta para usar no final do planner argolado. No caso do traveler’s notebook, eu mantenho um caderno com refil diário.

Não reavaliar periodicamente o seu setup 
Lembra que eu disse que usar um planner é na base da tentativa e erro? E como saber o que está funcionando para você? Periodicamente, olhe seu planner com olhos críticos. O que usou para organizar a sua semana mais produtiva? Tem algo que você sempre esquece de atualizar? Precisa de um lembrete para atualizar o planner com mais frequência? Com o tempo você irá aprimorar e aprender o que funciona para você.

É isso! Espero que tenham gostado e até a próxima.

Posts relacionados
Como e quando usar o refil diário
Decoração e planejamento inicial da semana
5 dicas para uma semana produtiva

4 comentários sobre “Os 5 erros mais comuns de quem usa planners

  1. Eu tô começando nesse mundo de planners e agendas, e criei um planner pro meu blog, em um caderno mesmo. Meus maiores erros com ele são justamente deixar o planner de lado e não usar contexto. Por exemplo, eu tenho uma area onde anoto as ideias pra post, mas não separei por categorias, então todas as ideias que tive ficam listadas uma embaixo da outra. Às vezes quero postar sobre um tema específico, ou estou em casa e quero preparar algumas fotos pra um post sobre determinado assunto, mas como não acho os posts dos temas, acabo não fazendo nada. Por enquanto não vou mudar meu planner, mas separei um espaço para “críticas e sugestões” e anoto tudo o que não serviu direito no planner e tudo o que está servindo, para poder arrumar no próximo. Eu ainda não tenho planners como os seus, que são próprios pra isso, mas se um dia for realmente investir nesse negócio quero fazer da melhor forma possível (por isso que acompanho suas dicas aqui no blog! rsrs)

    Curtir

    • Oi, Marina!
      No começo a gente fica perdida mesmo, não se preocupe. Importante é você ir tentando e testando. Com o tempo você vai aprimorando.

      Não tem problema ter páginas para anotar as ideias, e é normal que elas fiquem misturadas. Nessa etapa não pense em organizar, só de tirar as ideias da cabeça. Depois, faça a triagem dessas ideias e separe-as por categoria.

      Não se preocupe agora de não ter um planner argolado ou de discos. Vira e mexe eu uso caderno também, faço em casa com os inserts da minha loja. Uso post-it, clips, qualquer coisa para marcar páginas importantes. Faço índice também, se precisar.

      Sobre o preparo dos posts para o blog, eu estou planejando apenas um post por vez. Eu não tenho tido tempo atualmente para postar mais de 1 vez por semana. Separo algumas horas em 2 dias diferentes. Um para fazer o esqueleto do texto, decidir que fotos vão e quantas vão, tirar as fotos, tratar e adicionar as fotos no post. O outro dia eu escrevo o post, reviso, publico e compartilho nas redes sociais. Você pode separar mais dias da semana, se achar que é mais compatível com a sua rotina.

      Espero ter ajudado 🙂
      Obrigada por acompanhar o blog ❤

      Curtir

  2. Muito obrigada por esse post! Parece que foi pra mim… rsrs
    Eu estou com meu primeiro planner argolado, tentando pensar em como organizar ele, e ao mesmo tempo tentando não abandonar o planner em caderno. Rsrs
    Abs.

    Curtir

  3. Pingback: Unboxing e resenha: Comprinha na loja Blitsy | Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

