Escolha 3 áreas para focar e melhore a sua vida

escola três áreas e melhore de vida foco

Você deve estar pensando “Ah, sério! Só três?”. Sim, só três por vez! E sabe por quê? Porque organizar e melhorar uma área da nossa vida toma tempo e dá trabalho, ao menos se você quiser fazer isso de forma correta e duradoura. É frequente algumas pessoas se sentirem sobrecarregadas porque focam em muitas coisas ao mesmo tempo. E no final de um certo período, poucas coisas foram conquistadas. Sabe aquela confusão mental constante por não saber o que fazer primeiro, por onde começar? Nem sempre é falta de organização, apenas falta de foco! É como um malabarista que tenta jogar muitas bolinhas de uma só vez, em pouco tempo algumas caem no chão. Então, não é melhor equilibrar somente três bolinhas de forma correta e garantir o espetáculo?

O que é importante para você neste momento da sua vida?
O que é importante para você hoje pode não ser importante no mês que vem, e é por isso que periodicamente deve-se refletir as áreas de foco. Há também o contexto a ser analisado, afinal, você não vai querer organizar os armários da casa quando estiver de férias a mais de 300km de distância. Ou ainda, começar um curso presencial intensivo quando seu filho pequeno precisa de você diariamente. Pare um minutinho para refletir, o que é importante para ser feito neste momento da sua vida? Anote em uma folha as áreas por ordem de prioridade. Anotou mais do que três áreas? Reflita um pouco mais e elimine as áreas que poderão aguardar pelo menos um mês. Segue abaixo uma lista de áreas da vida para te inspirar.

escola três áreas e melhore de vida foco

  • Família: Melhorar a qualidade de vida, criar atividades em conjunto, entretenimento e ensinar a dividir responsabilidades.
  • Filhos: Aprender sobre o que esperar na idade do seu filhos, ideias de temas para festa de aniversário e atividades semanais em família proposta pelos pequenos.
  • Saúde: Exames médicos de rotina, dentista, fazer óculos novos e se informar melhor a respeito de alguma doença.
  • Trabalho: Material para ler, cursos de aperfeiçoamento e escutar podcasts sobre o assunto.
  • Alimentação: Como se alimentar de forma mais saudável, aprender a cozinhar, preparar snacks saudáveis e estudar veganismo.
  • Fitness: Começar a academia, mudança de hábitos para se movimentar mais, comprar vestuário e procurar blogs sobre o assunto.
  • Férias: Escolher destino, planejar viagem, itinerários, anotar endereços e tirar visto.

É claro que a lista não está completa e, dependendo dos seus objetivos e contexto, duas áreas podem tornar uma única, como Fitness e Alimentação.

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O próximo passo
De forma semelhante ao exemplo acima, liste os seus objetivos e metas para cada uma das áreas escolhidas. Depois, liste as tarefas necessárias para atingir os seus objetivos. Dedique-se periodicamente às suas áreas, sempre recorrendo à lista de tarefas para saber o que fazer. Muito provavelmente cada uma das áreas escolhidas exigirá um tempo diferente para execução das tarefas. É possível que seja necessário uma dedicação diária em duas áreas da sua vida, enquanto a terceira demandará algumas horas 3 vezes por semana. Não sabe como começar? Reserve 1hora todo dia para começar e adapte conforme for necessário.

Aprenda a dizer não
Ter foco é aprender a dizer “não” para muitas coisas, ao menos temporariamente. Se o que quiser fazer não pertence a uma das áreas de foco, diga “não” sem remorso! Essa é uma das tarefas mais difíceis, principalmente para pessoas criativas ou proativas. Temos uma ideia, pensamos em como colocar em prática, achamos aquele DIY super fácil no Youtube e pronto, já estamos animadas seguindo outro caminho! No entanto, a cada “não” dito você garante que terá o tempo necessário para realizar tarefas que realmente importam para você.

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Quanto tempo o foco deve durar? 
Depende do que você quer conquistar em cada uma das áreas, já que é você quem determina os objetivos. Algumas vezes o período será determinado por você, como por exemplo cursos de formação rápida (3-6 meses), férias (15-30 dias), curso de graduação (3-5 anos ou até mais) e assim por diante. Áreas como família, filhos, saúde, fitness, e outras essenciais para você estarão em foco por muito mais tempo. Conforme você for se organizando, construindo hábitos e tendo uma rotina essas áreas irão naturalmente se fusionando, podendo focar em outras áreas sem deixar o que conquistou de lado. Se você não tiver ideia nenhuma de quanto tempo deve focar, estipule 30 dias corridos. Na metade o nos terços desse tempo você poderá refletir sobre o seu progresso e reavaliar o prazo estipulado.

Como controlar essas áreas no planner?
Eu sugiro fortemente que cada uma das áreas possuam seções independentes no seu planner, podendo ser separadas com o uso de divisórias ou com marcadores de páginas. Dessa forma, fica fácil e rápido acessar essas informações, adicionar qualquer material conveniente e até mesmo, atribuir algumas tarefas e compromissos à datas específicas. Quando uma área não estiver mais em foco, basta arquivar as folhas e renomear a divisória. Se daqui uns meses você decidir em se empenhar novamente nessa área, já tem todo o material de partida, o que fez na época, o que deu certo, enfim, não precisa começar do zero.

Você reparou como as fotos desses post são bem diferentes das fotos que eu costumo publicar? Sabe dizer o que elas possuem em comum? O foco! Eu escolhi 4 imagens que, graças ao foco, podemos perceber detalhes que sem foco passariam desapercebidos: a mão com unhas vermelhas segurando um ramo com flores, a perfeição de um floco de neve, os pontinhos amarelos de um olho verde e a fumacinha de um chá bem quentinho.

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